Adolescentes e adultos esgotam diariamente os cinzeiros reutilizáveis à disposição dos fumadores nas praias da Figueira da Foz e Buarcos.
Uma iniciativa da autarquia local destinada a zelar pela limpeza do areal. São cerca de 400 os cinzeiros de plástico amarelo, em forma de cone e com tampa amovível, disponíveis gratuitamente aos fumadores, em cinco pontos de recolha.
A ideia é que cada interessado retire um cinzeiro do dispensário e o leve para a praia. No regresso, despeja as beatas no lixo e volta a colocá-lo no sítio de onde o retirou.
No entanto, por esquecimento ou a título de recordação há quem acabe por levar o recipiente para casa.
« Geralmente utilizo, quando há. Depende das horas, às vezes são poucos ou nenhuns », afirma Rui, um jovem fumador. Admite que acaba por contribuir para a escassez de cinzeiros, quando, ao sair da praia, se esquece de o colocar no devido lugar, para que outros banhistas o reutilizem. « Se levo, trago no dia seguinte », garante.
A colocação de cinzeiros à entrada das praias, iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz, data de 2004 e, para o vereador do pelouro do Ambiente, justifica-se para garantir a limpeza do areal.
« Temos tido algum feedback de que as pessoas apoiam a existência dos cinzeiros porque permite uma maior limpeza das praias » disse José Elísio Oliveira.
O vereador admite que os cinzeiros « esgotam com facilidade » durante o dia e que muitos desaparecem, obrigando a autarquia a repô-los, mas não avança números e minimiza a situação. « Não estamos a quantificar nem é importante. É verdade que boa parte desaparece mas é sinal que as pessoas os usam », sublinhou.
Exemplo para outras praias
Um grupo de jovens adolescentes aproxima-se do dispensário. Um deles pergunta para que serve o cone amarelo. « É um cinzeiro », elucida um amigo, ao que o curioso banhista responde : « Não fumo, não me interessa ». Outra banhista, Cátia, pára, recolhe um dos cones e defende a existência de cinzeiros « em todas as praias ».