Portugal Vivo

Página inicial do sítio > Sugestão > Cruzeiros > Portugal (Notícias)

Portugal (Notícias)




 	Cavaco apela ao inconformismo dos jovens do pós-25 de Abril

"Em nome de Portugal, não se resignem!".



 	Cientistas propõem ao Governo o primeiro Programa Polar português

Proposta de adesão ao Tratado da Antárctida votada em breve

A proposta de adesão de Portugal ao Tratado da Antárctida, apresentada pelo Partido Ecologista "Os Verdes", foi discutida na Assembleia da República na passada sexta-feira e deverá ser votada brevemente.



 	Maratona de música comemora centenário do nascimento de Fernão Lopes-Graça

Canções, sonatas para piano, quartetos para cordas e dezenas de outras obras de Fernando Lopes-Graça vão ser tocadas no fim-de-semana em várias cidades do país, assinalando o centenário do nascimento do compositor.



  “Infância traficada”, da TVI, nomeada para Festival ibero-americano de jornalismo

Reportagem de Alexandra Borges

A reportagem “Infância traficada” da jornalista Alexandra Borges, da TVI, sobre as crianças escravas do lago Volta, no Gana, emitida em Outubro de 2007, está nomeada para o grande prémio de televisão do Festival ibero-americano de jornalismo.



  OCDE prevê que economia contraia em Portugal e melhore na Grécia e Irlanda

Lisboa continua a afundar

Segundo os dados revelados pela OCDE, economia deve continuar a contrair em Portugal mas poderá ter melhorias na Grécia e Irlanda.



  "Obiang não tem interesse" que se fale português — ativista Guiné Equatorial

Actualidade

O ativista e opositor político da Guiné Equatorial Juan Tomás Avila afirmou hoje em Lisboa que não existem estruturas de ensino do português por decisão do Presidente Teodore Obiang, que "não tem nenhum interesse" em que a população fale outras línguas.



  'Troika' regressa a Portugal a 16 de setembro

8.ª e 9.ª avaliações

A ’troika’ regressa a Portugal a 16 de setembro para a 8.ª e 9.ª missões regulares de acompanhamento do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, segundo um comunicado do Governo.



  1,9 milhões de portugueses em situação de pobreza

Dificuldades atingiram pico em 2012

Pobreza aumentou e afeta 18,7 por cento dos portugueses. População menor de idade é a mais atingida pelas carências, diz Instituto de Estatística.



  “Morrer Como um Homem” é o candidato português à nomeação para o Óscar

Melhor Filme Estrangeiro

O filme de João Pedro Rodrigues, “Morrer Como um Homem”, foi escolhido como o candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, na próxima edição dos prémios da Academia de Hollywood.



  Braga eleita "cidade mais encantadora" de Portugal

Turismo

A cidade é chamada de ’Roma portuguesa’ e foi eleita pelo jornal ’The Guardian’ de "cidade mais encantadora" de Portugal.



  Catarina Sobral vence prémio internacional de ilustração

Bolonha

A ilustradora Catarina Sobral venceu hoje um prémio internacional de ilustração, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), com o livro "O meu avô", foi hoje anunciado.



  David Fonseca e Augusto Brázio vencem três prémios no Vi Mus

O teledisco de Hold Still (tema do álbum Our Hearts Will Beat As One, de 2005) foi o grande vencedor da primeira edição do ViMus - Festival Internacional de Vídeo Musical, que ontem terminou na Póvoa do Varzim.



  Desemprego em Portugal cai para 15,4%

Eurostat

A taxa de desemprego em Portugal baixou em dezembro de 2013, pelo décimo mês consecutivo, para os 15,4%, a maior redução homóloga da União Europeia, a par da Irlanda e da Letónia, revela o Eurostat.



  Duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo

Turismo

A Rua Augusta, em Lisboa, e o Cais da Ribeira, no Porto, estão entre as mais belas do mundo segundo o critério da revista de viagens espanhola ’Condé Nast Traveler’ que escolheu as "31 ruas a percorrer antes de morrer".



  Eléctricos de volta à Baixa

Quase trinta anos depois, os eléctricos voltam hoje a circular no centro da cidade do Porto, assinalando-se da melhor forma a Semana da Mobilidade.



  Entre 100 a 120 mil portugueses emigraram este ano

Os países da Europa, em particular a França, continuam a ser os principais destinos dos portugueses.



  Escanção português distinguido em Bruxelas

Vinho

O escanção português Sérgio Antunes recebeu o galardão "Benchmark Taster" do Concurso Mundial de Bruxelas, uma das mais conhecidas provas mundiais de vinho.



  Governo português decreta três dias de luto nacional

Mandela

O Governo português vai decretar três dias de luto nacional pela morte do líder histórico sul-africano Nelson Mandela, disse hoje à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.



  Le Portugal : montée du taux d'intérêt à 2 ans. Grèce : bat le record

Dette

Les taux d’intérêt au Portugal sont passés aujourd’hui à 2 ans, de même pour la Grèce dont les taux ont atteind un record historique (76,859 pour cent, au-dessus des 17,875 pour cent de la moyenne de la séance de mercredi, tandis que le ’spread’ face à la dette allemande (une référence pour l’Europe) a atteind les 1.728 points base.



  Ministério da Cultura lembra "admirável exemplo e fonte de inspiração"

Artur Agostinho morreu aos 90 anos

O Ministério da Cultura já veio manifestar a "maior consternação" pela morte de Aetur Agostinho, hoje, aos 90 anos, recordando o jornalista, locutor mas também actor como "um admirável exemplo e fonte de inspiração para inúmeras gerações de profissionais".



  Portugal é o 34.º melhor país para envelhecer

Portugal ocupa a posição 34 entre os 91 países que integram a lista dos melhores países no mundo para envelhecer, grupo liderado pela Suécia, Noruega e Alemanha, segundo um estudo divulgado esta terça-feira.



  Portugal passa de importador a exportador de gasóleo

reconversão das refinarias da Galp

A conversão das refinarias da Galp Energia, em Matosinhos e em Sines, um investimento de 1,4 mil milhões de euros, vai alterar os pratos da balança comercial portuguesa, que passará de importadora a exportadora de gasóleo.



  Portugal pode acabar resgate a 17 de maio - vice-presidente PE

Ajuda externa

O vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), que termina hoje uma visita a Portugal para avaliar a missão da ’troika’ no país, afirmou hoje que "Portugal pode acabar o programa a 17 de maio, antes das eleições europeias".



  Portugal pode apanhar comboio do euro após década e meia de divergência

Portugal deverá crescer entre 1% e 1,3% ao longo deste ano, podendo superar o ritmo de crescimento de 1,2% previsto para a Zona Euro. Se o cenário mais benigno se confirmar, Portugal interromperá 14 anos de divergência com a Europa.



  Portugal regista maior queda, de 6,5%, do custo da unidade de trabalho

OCDE

O custo da unidade de trabalho em Portugal caiu 6,5% no último trimestre de 2013, a maior queda da zona euro e da OCDE e devido "quase exclusivamente à queda dos custos do trabalho", referiu hoje a organização.



  Português desenvolve método para detetar cancro

Inovação

Tiago Rodrigues é investigador na Universidade de Cambridge e coordenou o desenvolvimento da técnica inovadora.



  Portugueses entrevistam Passos quarta-feira na RTP

Televisão

Polémica adiou programa "O País Pergunta", que será agora transmitido na estação pública de televisão.



  Quaresma recorda que "há muito campeonato para jogar"

Mundial2014

O extremo Ricardo Quaresma, que fez parte da pré-convocatória da seleção portuguesa, recordou hoje, após a derrota de Portugal frente à Alemanha, por 4-0, no Mundial2014 de futebol, que "há muito campeonato para jogar".



  Reuniões começam amanhã

Cavaco Silva recebe em Belém partidos com assento parlamentar

No Palácio de Belém, Cavaco Silva começa amanhã e termina na quarta-feira as reuniões com os partidos com assento parlamentar.



  Ronaldo: "Talvez seja o meu melhor momento de sempre"

SELEÇÃO

O capitão português concedeu esta quinta-feira uma entrevista ao jornal espanhol AS onde descreve a felicidade que viveu com o apuramento da seleção para o Mundial.



  Taxa de desemprego em Portugal é a 4 maior da UE

Dados do Eurostat relativos a Novembro

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 13,2 por cento em novembro, e permanece a quarta maior da União Europeia (UE) do total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números.



  Um em cada quatro portugueses em risco de pobreza

Eurostat

Um quarto da população portuguesa encontrava-se em risco de pobreza ou de exclusão social em 2012, situando-se este valor, de 25,3% da população total, em linha com a média da União Europeia, de 24,8%, segundo dados do Eurostat.



  Un Portugais développe une méthode pour détecter le cancer

Innovation

Tiago Rodrigues est chercheur à l’Université de de Cambridge et il a coordonné le développement de la technique innovatrice.



 "A Gaiola Dourada" já é o filme mais visto do ano

O filme do lusodescendente Ruben Alves já foi visto por 438 mil espectadores nas salas de cinema nacionais, segundo dados do ICA.

Ultrapassou "Velocidade Furiosa 6" que era, até agora, o campeão do ano.



 "A PIDE foi um produto nacional"

Entrevista com Irene Flunser Pimentel, historiadora

Este seu livro é uma tese. A que conclusão chegou sobre o papel da PIDE no Estado Novo? Foi uma polícia que ajudou o regime a manter-se, embora não tenha sido a arma principal desse regime. O que o sustentou foram, penso eu, as Forças Armadas. Mas foi um elemento que, com outros, como a censura e a inculcação de ideologia e da censura, ajudou a ditadura a manter-se.



 "Aceito a responsabilidade que me atribuíram"

Taur Matan Ruak

O vencedor das eleições presidenciais de Timor -Leste, Taur Matan Ruak, anunciou hoje que aceita a responsabilidade que as eleições timorenses lhe conferiram, num discurso de mais de 20 minutos na sede de candidatura, perante mais de duas dezenas de apoiantes.



 "Aquele querido mês de Agosto" ganha prémio FIPRESCI no Festival de Viena

Federação Internacional da Crítica Cinematográfica

O filme "Aquele Querido Mês de Agosto", do realizador Miguel Gomes, ganhou o Prémio FIPRESCI (Federação Internacional da Crítica Cinematográfica) atribuído durante o Festival Internacional de Cinema (Viennale) a decorrer em Viena, informou hoje a produtora O som e a fúria.



 "Califórnia da Europa" recebe o melhor Surf do Mundo

Rip Curl Pro Portugal

A presença de Kelly Slater em Peniche, local que já é considerado a "Califórnia da Europa", é um dos atractivos da nona prova do Circuito Mundial ASP que se disputa de sábado até 24 de Outubro.



 "Clima fiscal" português atrai reformados franceses

Impostos

Jean Luc e Catherine estão prestes a entrar na reforma, não falam português mas decidiram ir viver para Portugal, aliciados "pelo clima, mas também pelo clima fiscal", contam à Lusa.



 "Crise política não tornou as coisas mais fáceis"

Governo/Demissão

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, admitiu hoje que a crise política dificultou a situação de Portugal, quando confrontado durante um debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre as responsabilidades do PSD na queda do Governo.



 "Está a nascer uma nova esperança em Portugal"

Visita de Estado à China

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que "está a nascer uma nova esperança em Portugal" com o final do programa de ajustamento. Cavaco Silva falava para a comunidade portuguesa residente em Xangai.



 "Huffington Post" elege Lisboa como cidade "a visitar com amigos"

A capital portuguesa, Lisboa, foi escolhida pelo jornal online norte-americano "Huffington Post" como uma das nove cidades europeias a visitar com amigos.



 "José e Pilar" na corrida aos Oscars

"José e Pilar", documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre a vida em comum de José Saramago e Pilar del Rio, é o filme que vai representar Portugal na candidatura à próxima edição dos Oscars.



 "Museu da Língua" portuguesa vai abrir em Bragança

A cidade de Bragança vai acolher um Museu da Língua Portuguesa, o segundo projecto do género, que se propõe contar a história da língua desde o primeiro documento escrito em galaico-português, foi hoje anunciado.



 "Não podia dizer que sim" à selecção, lamenta Mourinho

José Mourinho admitiu hoje, sexta-feira, que provavelmente não vai orientar a selecção portuguesa de futebol nos dois próximos jogos de qualificação para o Euro2012, com a Dinamarca, no Porto, e a Islândia, em Reiquejavique.



 "NY Times" compara portugueses ao burro mirandês

A edição europeia do "New York Times" usou a fotografia de um burro mirandês na sua capa, comparando o percurso do animal ao destino dos portugueses. "Em Portugal, um burro de carga vive de subsídios" é o título do artigo que compara o que está a acontecer ao burro mirandês ao que se vai passando com os seus donos humanos.



 "O filme que mais desejei fazer"

«Arte de Roubar», do realizador Leonel Vieira, tem estreia prevista para Abril de 2008

O realizador Leonel Vieira apresentou ontem a comédia negra «Arte de Roubar», descrevendo-a como o filme que mais desejou fazer e cujo elenco conta com Nicolau Breyner, Magui Mira, Ivo Canelas e Enrique Arce nos principais papéis. O filme terá três versões originais.



 "Os Lusíadas" em BD e em mirandês

Os balcões dos CTT de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso já têm à venda a versão em mirandês de "Os Lusíadas", de Luís de Camões.



 "Os portugueses demoram a interessar-se pelo que faço"

Maria de Medeiros

’Pássaros Eternos’ é o terceiro álbum do estúdio de Maria de Medeiros, artista transversal que além do teatro e do cinema também se tem dedicado à música.



 "Património não deixa ninguém de fora" nos dias de hoje

A dimensão económica da conservação e recuperação de património, nomeadamente pela sua capacidade multiplicadora de gerar emprego, "entrou já no discurso da nossa classe política, mas não passou ainda para o acto político.



 "Tenho pena de trabalhar menos no cinema português"

Entrevista com Maria de Medeiros, actriz

O que pensa de Riparo, o seu novo filme, e da personagem que interpreta, Anna Maria?

Foi como um presente especial.



 "The Guardian" sugere três praias portuguesas para fazer férias

A Ilha de Santa Maria, nos Açores, a Costa Vicentina e a Comporta estão entre os 20 melhores locais para fazer férias na praia a preços baixos, sugeridos pelo jornal britânico "The Guardian".



 "Trans-Europa": O filme sobre a 'indiferença' dos serviços de imigração

Com Maria de Medeiros como protagonista, "Trans-Europa" (título provisório), de Sérgio Tréfaut, é um filme sobre a passagem pelo controlo de estrangeiros, cuja frieza marca muitos imigrantes para a vida.



 "Vinhos podem contribuir muito para País sair da crise"

Assunção Cristas

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, defendeu hoje que os vinhos "podem contribuir muito" para Portugal sair da crise, afirmando que a manutenção do IVA a 13% é uma medida "fundamental para dar músculo às empresas".



 'Alavanca de crescimento '

Cavaco Silva e a importância do setor externo na economia portuguesa

Cavaco Silva frisa que ’sucesso da política económica depende da articulação entre a vertente interna e externa da ação do Estado’.



 'Indiewire' coloca 'Sangue do Meu Sangue' no Top10

Candidatos aos Óscares

O site americano Indiewire coloca o filme ’Sangue do Meu Sangue’, de João Canijo na lista dos dez filmes com mais probabilidades de serem nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.



 'Portugal está no caminho certo'

Olli Rehn elogia esforços do Governo

Comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, elogia os esforços feitos por Portugal para cumprir memorando.
’Portugal está no caminho certo para recuperar a confiança dos agentes do mercado’, sublinhou Olli Rehn, após um encontro com Passos Coelho e Vítor Gaspar.



 'Portugal está no fundo'

João Proença (UGT) considera que desemprego vai continuar a aumentar

A UGT considera que ’Portugal está no fundo’, em termos de desemprego, que, como advoga João Proença, vai ’continuar a aumentar’.



 'Tabu' premiado melhor filme no Festival de Cartagena

CINEMA

A longa-metragem realizada pelo português Miguel Gomes ganhou o prémio de melhor filme no 53.º Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia.



 'The Economist' diz que depois do Allgarve temos "Poortugal"

Crise económica

"Poor" significa pobre, em inglês. Revista faz o trocadilho num artigo que se intitula "mais dor, menos ganhos", sobre a proposta de orçamento para 2013.



 'Toda a energia', para combater desemprego

Presidente espera impulso europeu

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse, no sábado, estar a ’colocar toda a energia’, no combate ao desemprego, mas considerou que ’o primeiro impulso’, para uma viragem ’talvez tenha de chegar da Europa’.



 'Troika' começa hoje a avaliar Portugal pela terceira vez

Ajuda externa

A missão conjunta do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu inicia hoje a terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal.



 'Troika' começa hoje a quarta avaliação do programa a Portugal

Ajuda externa

A quarta revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal começa hoje, com uma delegação de técnicos da ’troika’ que irá avaliar se o Governo português está a cumprir o contratado.



 'Viagem filosófica' retratada em livro

As ilustrações de Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista encarregado pela Rainha D. Maria I, em 1783, de empreender uma "viagem filosófica" pelo Centro-Norte do Brasil, são recuperadas num álbum editado pela Alêtheia/Franco Maria Ricci.



 1,5 milhões de portugueses já viveram no estrangeiro

Censos

Em 2011, Portugal tinha 10 562 178 habitantes residentes, um crescimento de 2% em relação ao 2001. Os dados foram divulgados hoje durante a apresentação oficial dos resultados dos Censos 2011.



 123 mil pessoas nas ruas e mais protestos para breve

INDIGNADOS/PORTUGAL

Alguns movimentos que participaram no protesto de ’indignados’ durante o fim-de-semana fizeram hoje um balanço positivo da adesão à concentração, considerando que "demonstra bem o nível de insatisfação com as medidas de austeridade apresentadas pelo Governo".



 1401 mil peregrinos no «Adeus à Virgem»

Muitos querem voltar em 2010 e ver o Papa

Milhares de peregrinos despediram-se, ontem, de Fátima, muitos com a promessa de regresso em Maio do próximo ano, quando está prevista a primeira visita do Papa Bento XVI a Portugal.



 200 mil portugueses saíram do país nos dois últimos anos

Secretário de Estado das Comunidades diz que número de emigrantes é o dobro do indicado pelo INE.



 25 de Abril em 15 mostras

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) marca a passagem de mais um aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 com a apresentação de 15 exposições de norte a sul do país, incluindo cinco patentes na sede, no Porto.



 26% dos portugueses nunca usam transportes públicos

EUROBARÓMETRO

Portugal é, a par da Hungria, o país europeu em que os cidadãos estão mais insatisfeitos com o preço dos transportes públicos, embora 66% revelem estar satisfeitos com o serviço. 26% dizem nunca andar de transportes.



 300 lusodescendentes podem ser afetados

Despedimentos Peugeot-Citroen

Cerca de 300 lusodescendentes podem ser afetados pela decisão anunciada hoje pelo fabricante automóvel Peugeot/Citroen de despedir 8 000 trabalhadores em França, disse à Lusa o embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa.



 300 mil rolhas para colocar José Saramago no Guinness

O festival Sete Sóis Sete Luas desafiou o artista albanês Saimit Strati a criar uma obra em Ponte de Sor. Com o rosto e uma frase do Nobel português, este será certificado amanhã pelo Guinness como o maior mosaico do mundo feito em cortiça.



 300 Milhões para criar "Escócia portuguesa"

Minho. Investimentos em hotéis, restauração e campos de golfe

Três comunidades intermunicipais, 24 câmaras municipais e 400 promotores privados pretendem mudar radicalmente a imagem de ruralidade da região Minho e transformar aquele espaço num território competitivo, através do programa "Minho In", formalmente constituído esta semana em Viana do Castelo e que pretende investir 300 milhões de euros até 2011.



 33 anos sobre a revolução

Dia da Liberdade é uma data importante para o país

“Liberdade”, “revolução”, “vitória” e “democracia”.



 Fórum para França, no dia 27 Maio na Europarque de Santa Maria da Feira

EVENTO

A Camâra de Comércio e Indústria Luso-francesa (CCILF) promove o 3º Fórum de Empresas Portugal – França, no dia dia 27 Maio 2008 na Europarque de Santa Maria da Feira



 50 municípios 'circulam' sem carros

Amanhã, celebra-se o 10.º ano do Dia Europeu sem Carros. Em Portugal, vão decorrer várias iniciativas.



 8 Bienal de Antiguidades decorre em Lisboa entre 17 e 26 de Abril

"Formato renovado"

A Associação Portuguesa dos Antiquários (APA) leva à Cordoaria Nacional, em Lisboa, a 8ª Bienal de Antiguidades, entre 17 e 26 de Abril, num "formato renovado" para responder às novas regras de segurança do espaço.



 93 000 pessoas contra Acordo Ortográfico

Até agora assinado por mais de 93 000 pessoas - números de meados deste mês -, o Manifesto em defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico "volta" esta quinta-feira à Assembleia da República.



 A alma e a pele de Mafalda Veiga

Cantautora lança novo álbum ’Chão’ depois de ter assinalado vinte anos de carreira

Apesar de ter completado vinte anos de carreira, Mafalda Veiga tem "aversão aos números" ou não fosse a "típica aluna de letras".



 A Casa de Histórias e Desenhos Paula Rego

Começa hoje a construção do museu de 3,9 milhões de euros dedicado à pintora

A Câmara de Cascais lança hoje a primeira pedra da futura Casa de Histórias e Desenhos Paula Rego, uma obra de cerca de 3,9 milhões de euros que deverá abrir portas no início de 2009 e será financiada por verbas de concessão do jogo do Casino Estoril.



 A fadista que pega o touro

A história de... Maria Teresa Azoia

É uma das novas fadistas que começa a dar que falar e que desde há uns meses anda a fazer furor por terras ribatejanas: Maria Teresa Azoia tem 26 anos e canta desde os nove, altura em que o pai a desafiou numa festa de família e a menina acabou por surpreender.



 A febre de Fátima Lopes

O Portugal Fashion prosseguiu anteontem. Os jovens criadores surpreenderam com as suas propostas e Anabela Baldaque apresentou “Bela Balda”, mas o dia foi uma contagem decrescente para o desfile de Fátima Lopes, “Mulher”, a colecção que atraiu mais atenções.



 A língua portuguesa é sedativa

Entrevista com Pascal Mercier, pseudónimo de Peter Bieri, escritor e professor de Filosofia

Fala muito do som da língua. A que soa a língua portuguesa?

É o shhhhhh, o ççççç (Pausa para pensar). É suave, terno, sedativo, que não seduz facilmente. Consigo ouvir a melodia do português durante todo o dia. Em minha casa tenho um canal de televisão português e consigo ouvir aquilo durante horas, ainda que muitas vezes não perceba nada. É como uma bela paisagem e entramos naquela paisagem e esquecemos tudo.



 A lenda de São Martinho

Verão em pleno Outono para lembrar as boas acções

Martinho era um soldado romano, valente e valioso, que regressava de Itália para a sua terra, em França.



 A Lisboa que adormece sem deixar morrer a alma

Um filme português fechou ontem a Semana dos Realizadores no Fantasporto: The Lovebirds, de Bruno de Almeida, produzido por Joe Berardo e com Michael Imperioli e John Ventimiglia, da série televisiva Os Sopranos, num elenco em que, além de nomes firmados da representação nacional, se regista também a participação de Drena De Niro, filha adoptiva de Robert De Niro, e ainda há espaço para duas aparições mais que improváveis - a de Fernando Lopes, figura homenageada deste 28.º Fantas, que faz de realizador, ou seja, daquilo que é, e a do próprio Joe Berardo.



 A partir de hoje fica tudo mais caro em Portugal

Aumento do IVA entra em vigor

Entra, hoje, em vigor uma das medidas de combate à crise do Governo, com o aumento da taxa do IVA em todos os escalões.



 A primeira cimeira falada em português

Os três líderes que ontem participaram na conferência de imprensa final da cimeira União Europeia-Brasil falaram todos em português.



 A PROCURA DE MADDIE MCCANN's

MADDIE desapareceu

Com apenas três anos de idade, a pequena MADDIE desapareceu do seu quarto ( Praia da Luz - Algarve - Portugal).



 A PROCURA DE MADDIE MCCANN'S

MADDIE desapareceu

Com apenas três anos de idade, a pequena MADDIE desapareceu do seu quarto ( Praia da Luz - Algarve - Portugal).



 A reforma das universidades

Desde a fundação da primeira universidade portuguesa, no século XIII, até finais do século XVIII, a vida universitária portuguesa decorreu sob a égide de duas instituições – a Igreja Católica e o Estado – e a partir de finais do século XVIII progressivamente cada vez mais sob a égide exclusiva do Estado até à fundação da Universidade Católica Portuguesa em 1971 e de várias universidades de iniciativa privada a partir de 1975, mas sobretudo nas décadas de 80 e 90 do século XX (ao mesmo tempo que se verificava uma expansão significativa das universidades do Estado).



 A tecnologia portuguesa que gere o metro de Londres

João Pavão Martins e Ernesto Morgado doutoraram-se em inteligência artificial na América e trouxeram o conceito para Portugal .



 A viagem feliz de Ruy de Carvalho

Teatro: Sessenta anos de carreira homenageados no Teatro da Trindade

Foi o cabo dos trabalhos para que Ruy de Carvalho pudesse estar ontem na sessão de homenagem que lhe era dedicada no Teatro da Trindade.



 A vida de Ayrton Senna no Douro Film Harvest

O Douro Film Harvest, festival que este ano homenageia o cinema brasileiro, dedica uma das sessões do programa de sexta-feira à estreia nacional do documentário "Senna", o malogrado piloto de fórmula 1, falecido em 1994.



 A vida e o fado de Amália Rodrigues

A estreia de Amália, o Filme

Apresentado como uma biografia ficcionada, estreia hoje nos cinemas o filme sobre a conturbada história da fadista que nos deixou há perto de uma década.



 Açores debatem cultura taurina

Tauromaquia: Escritores, filósofos e políticos falam de festa brava

Os jipes e tractores bloqueiam a estrada para conduzir a manada aos currais. Na ganadaria Rego Botelho, a manhã é de escolha dos novilhos que no sábado serão estrelas da festa campera – celebração muito popular na ilha Terceira, em que os animais são toureados a pé. José Baldaia lidera as operações.



 Abrir a Ribeira ao mundo

Foi ontem apresentado o Concurso Internacional de Ideias para a Revitalização da Frente Ribeirinha do Porto.



 Abrunhosa lança casting para dueto

Single: Regravação de ’Pontes Entre Nós’

O músico Pedro Abrunhosa anda à procura de uma nova voz feminina para cantar consigo em dueto uma nova versão da balada ‘Pontes Entre Nós’. Como tal, o músico vai lançar no éter, nomeadamente através da estação de rádio RFM, um casting a nível nacional.



 Abstenção do PS vai ser violenta mas construtiva, garante Seguro

Orçamento 2012

O líder do partido socialista, António José Seguro, afirmou na tarde de domingo que “o Partido Socialista vai fazer parte da solução e não dos problemas do país”. E que nunca fará o que o líder da oposição na Grécia fez.



 Acordo Ortográfico em debate no Porto

As mudanças introduzidas pelo Acordo Ortográfico vão estar em discussão no próximo sábado, às 17 horas, no Dolce Vita Porto.



 Acordo para aumento do salário mínimo está fechado e é formalizado hoje

Concertação Social

O acordo para o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 505 euros foi fechado esta tarde entre as confederações patronais, o Governo e a UGT e será formalizado às 18:30, no Conselho Económico e Social (CES).



 Aeroporto da Portela deverá esgotar-se em 2011

Turismo considera que devem ser encontradas alternativas à Portela

A capacidade máxima do aeroporto da Portela deverá ser ultrapassada em 2011, face aos actuais níveis de crescimento do tráfego de passageiros, alerta um estudo realizado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), que integra os principais empresários turísticos de todo o mundo.



 Agência de rating DBRS corta nota de Portugal para BBB-

Descida de um nível

Portugal desceu um nível na escala de avaliação da agência canadiana DBRS, uma das quatro que é reconhecida pelo Banco Central Europeu (BCE).



 Agência Moody's baixou rating a quatro bancos portugueses

A agência de notação financeira Moody´s baixou o ’rating’ da dívida com garantia estatal emitida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Espírito Santo (BES), Banco Comercial Português (BCP) e Banco Internacional do Funchal (Banif), segundo um comunicado distribuído esta quinta-feira pela agência.



 Agricultura é sector que “emprega” mais menores

A agricultura é o sector onde há mais trabalho infantil em Portugal, abrangendo quase 24 mil menores, embora a realidade seja menos preocupante do que no resto do mundo, onde mais de 150 milhões de crianças são exploradas nos campos.



 Agustina dá nome a prémio revelação

Uma iniciativa da Estoril-Sol dirigida a novos autores

A Estoril-Sol instituiu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem à autora de «A Sibila», com uma dotação de 25 mil euros, disse à Agência Lusa fonte da empresa.



 Ajuda a Portugal: veto de um país "é impossível"

Presidente do Fundo Estabilização

O presidente do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), Klaus Regling, garantiu hoje que a ajuda a Portugal não será chumbada por qualquer Estado membro, em entrevista ao diário francês Les Echos.



 Ajudas não pagam vida no interior

Falta de emprego, hospitais e escola levam à fuga

Menos oportunidades de emprego, falta de serviços de saúde e escolas são as principais razões que afastam os Portugueses do Interior.



 Al Gore elogia liderança de Portugal nas renováveis

O antigo vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz em 2007, Al Gore, elogiou hoje, quinta-feira, o trabalho de Portugal no domínio das energias renováveis, admitindo que se vangloria da liderança portuguesa na área.



 Alain Juppé elogia medidas portuguesas

Ministro francês de visita a Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiro francês, Alain Juppé, elogiou ontem o trabalho do governo português na tomada de decisões difíceis na luta contra a crise, num encontro que manteve com o homólogo português, Paulo Portas.



 Albino Moura na Galeria Artela

Albino Moura inaugurou ontem a sua mais recente exposição individual de pintura na Galeria Artela, em Lisboa, onde permanecerá até ao dia 30 de Janeiro de 2007.



 Aldeia "sobrevive" à custa de emigrante

A lista é vasta: pagou o terreno onde está o campo de futebol, financiou a abertura de um caminho, a construção de um parque de lazer, patrocina umas jornadas culturais e, mais recentemente, doou cem mil euros para a construção da sede da associação cultural local.



 Aldeia de Monsanto com áudio guia por GPS

O Áudio Guia de Monsanto é o primeiro do género em Portugal e permite descobrir 24 pontos de interesse da aldeia mais portuguesa de Portugal.



 Alemanha apoiará Portugal em qualquer cenário de saída do programa

A chanceler alemã Angela Merkel garantiu, esta terça-feira, em Berlim, após um encontro com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que a Alemanha apoiará Portugal qualquer que seja a forma que o Governo escolha para sair do programa de assistência financeira.



 Alemanha diz que Portugal é um exemplo para os outros

DÍVIDA/AJUDA EXTERNA

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão considera que a "Alemanha e Portugal estão ligados por um relacionamento histórico de base alargada" e elogiou "os esforços" do Governo português para ultrapassar a crise da dívida.



 Alemanha pronta para flexibilizar plano português

Conversa com Vítor Gaspar

A Alemanha está disponível para flexibilizar as condições do programa de assistência financeira a Portugal depois de ser encontrada uma saída para a crise grega, disse o ministro das Finanças alemão ao seu homólogo português Vítor Gaspar.



 Alentejo exporta fadistas

Música: Dois artistas apostam em carreira internacional

A grande batalha de Mário Moita, músico alentejano natural de Reguengos de Monsaraz, é mostrar ao Mundo uma faceta menos conhecida da canção nacional – o fado ao piano.



 Alentejo inaugurou o primeiro pólo de ensino superior à distância

Centro Local de Aprendizagem abre em Grândola

O Alentejo tem desde hoje o primeiro pólo de ensino superior à distância da Universidade Aberta (UA).



 Aliança entre 'design' e gastronomia portuguesa

FEVEREIRO MÊS DO DESIGN

Produtos alimentares portugueses bem adornados e envolvidos em embalagens atrativas que surpreendem pelo estilo.



 Alimentação: o futuro do bacalhau joga-se na próxima quinta-feira

O futuro do bacalhau, tal como é consumido e apreciado em Portugal, joga-se na próxima quinta-feira em Bruxelas, data da votação de uma proposta que, caso seja aprovada, ameaça acabar com o tradicional prato português.



 Almeida com aspirações a Património Mundial

Proposta será apresentada à UNESCO

A Câmara Municipal de Almeida anunciou a continuação do procedimento de candidatura da antiga praça-forte da vila fronteiriça a Património Mundial, no âmbito de um processo que envolve outras fortalezas abaluartadas nacionais.



 Alunos constroem robôs com material reciclado

Os alunos do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Electrónica Industrial da Universidade do Minho mostraram, ontem, 9 robôs feitos a partir de material reciclado.



 Alunos vão semear carvalhos

S. Pedro do Sul: Serão depois transplantados para zonas afectadas pelos fogos

Sete centenas de alunos das escolas do primeiro ciclo de S. Pedro do Sul estão a semear carvalhos em vasos com os seus nomes, que no próximo ano serão transplantados para áreas do concelho fustigadas pelos incêndios.



 Ambientalistas contestam obras na Sé de Faro

As obras de recuperação da Sé de Faro, um dos monumentos emblemáticos da cidade, estão a desvirtuar a traça original da estrutura.



 Amor à colher de pau

Vila do Conde

Vila do Conde revive hoje a Feira dos Namorados, também conhecida como «Feira das Colheres de Pau», um certame com 300 anos de história onde as colheres de pau, se convertem em mensageiras do amor.



 Ana Braga, Inês Moura e Susana Pedrosa vencedoras dos prémios BES Revelação

Bolsa de produção de 7.500 euros

Ana Braga, Inês Moura e Susana Pedrosa são as vencedoras do Prémio BES Revelação de 2009, decisão que mereceu a unanimidade do júri do galardão, anunciou ontem a Fundação Serralves.



 Analistas continuam a confiar em Portugal

Revela hoje o Jornal de Negócios que o impacto da greve e dos protestos nos juros é desvalorizado pelos analistas. O holandês ING considera que agências podem surpreender com melhoria do "rating" de Portugal.



 Anúncio da ministra da Cultura de visita a Guimarães

Novo centro de arte contemporânea

Até 2012, a cidade de Guimarães vai ter um Centro de Arte Contemporânea, uma mais-valia tendo em vista a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.



 André Villas-Boas vai treinar o Chelsea

FC Porto

O clube londrino vai pagar os 15 milhões de euros da cláusula de rescisão e contratar o treinador de futebol dos “dragões”.



 Angola é o novo El Dorado da emigração portuguesa

Espanha, Suíça e Reino Unido são os destinos preferidos da vaga de emigração do século XXI

Angola é o mais recente El Dorado de emigração: só no ano passado, mais de 23 mil portugueses foram para lá viver. Espanha, Reino Unido e Suíça são outros dos destinos mais procurados. Nos últimos cinco anos, 350 mil viram-se obrigados a emigrar para fugir à crise.



 Aniversário do Festival de Músicas do Mundo contará com 40 concertos

Dez anos de "world music"

Para assinalar uma década dedicada à divulgação de "world music", o FMM programou 40 concertos repartidos por dez dias - 17 a 26 de Julho - e quatro palcos em Porto Covo e Sines.



 Ano do Design Português vai decorrer entre junho de 2014 e maio de 2015

Actualidade

O Ano do Design Português, iniciativa do Governo para promover e divulgar o design nacional no estrangeiro, vai decorrer entre junho de 2014 e maio de 2015, iniciativas que serão divulgadas na segunda-feira, em Lisboa.



 António Lobo Antunes e Siza Vieira distinguidos

Premio Extremadura a la Creación

O escritor António Lobo Antunes e o arquitecto Álvaro Siza Vieira são dois dos galardoados com o Premio Extremadura a la Creación 2009, ao lado do escritor espanhol Alonso Gil e do seu compatriota jornalista José Miguel Santiago Castelo.



 António Lobo Antunes premiado pelo Clube Literário do Porto

Prémio no valor de 25 mil euros

O escritor António Lobo Antunes foi distinguido com o Prémio Clube Literário do Porto, com um valor pecuniário de 25.000 euros, foi hoje anunciado.



 António Ramos Rosa candidato português a Prémio de Poesia Rainha Sofia

Galardão Iberoamericano

O poeta António Ramos Rosa é o candidato português à XVII edição do Prémio de Poesia Iberoamericano Rainha Sofia, por proposta da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).



 Apanha do sargaço candidata a património oral e imaterial da UNESCO

O grupo folclórico Sargaceiros da Apúlia, Esposende, vai formalizar uma candidatura à UNESCO para que a apanha local do sargaço obtenha o estatuto de património oral e imaterial da humanidade, revelou a directora da associação, Laurentina Torres.



 Apoios aos agricultores geram acesa polémica

Jaime Silva garante que foi pago montante sem paralelo, CDS discorda
De um lado, o ministro da Agricultura a garantir que as ajudas aos produtores nunca foram tão elevadas. Do outro, o líder do CDS a apontar para 800 milhões desperdiçados. O confronto, no Parlamento, foi duro.



 Aposta na arqueologia industrial

COVILHÃ: Europeus apreciam exemplo nacional

Está a decorrer até domingo na Covilhã um seminário sobre arqueologia industrial. Cerca de 40 eleitos e técnicos culturais europeus estão presentes para debater estratégias e promoção locais e regionais. A Covilhã tem bons exemplos de recuperação de património industrial.



 Aquilino chega hoje ao Panteão Nacional

Autor peninsular, Aquilino pertence agora à História.

Prosador dos mais virtuosos da língua portuguesa, com uma concepção épica da terra e do ser humano que o conduzirá, nas palavras de Vitorino Nemésio, "ao surto épico do estilo", Aquilino Ribeiro (1885-1963) chega hoje ao Panteão Nacional de Santa Engrácia.



 ARCO começa quarta-feira com treze galerias portuguesas

FINLÂNDIA EM FOCO

A 33.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea da capital espanhola, ARCO Madrid, começa na quarta-feira, com a Finlândia em foco e a participação de 13 galerias portuguesas, num total de 219, provenientes de 23 países.



 Ardinas pedalam no Algarve

Jornais e revistas são distribuídos em bicicletas-quiosque ao longo da costa

Pedalam ao longo da zona ribeirinha de Portimão à procura de potenciais leitores e despertam a curiosidade de quem passa.



 Arménio Vieira vence Prémio Camões

O júri do Prémio Camões decidiu atribuir o galardão deste ano ao poeta cabo-verdiano Arménio Vieira.



 Arquitectos portugueses premiados no exterior

Forum Europan 9

Os projectos de intervenção urbana dos arquitectos Camilo Vaz Leiria, Tiago Tomás, Sílvia Benedita e Joel Moura Martins foram os vencedores do Europan 9, respectivamente, nas cidades de Pontevedra (Espanha), Loures, Odivelas e Santo Tirso.



 Arquitectura portuguesa vence Prémio Enor 2007

A “Casa do Gerês”, em Vieira do Minho, e o Centro de Saúde de Vila do Conde foram as obras portuguesas vencedoras, ex-aequo, do Prémio Enor Portugal de Arquitectura 2007.



 Arquitectura: dupla portuguesa distinguida com Badel Block

Pablo Rebelo e Pedro Pita ganharam o primeiro prémio do concurso internacional Badel Block. Quase 250 projectos estiveram a concurso, num desafio lançado pela autarquia croata.



 Arquitetura portuguesa na X Bienal de S. Paulo

A arquitetura portuguesa vai estar em foco a partir de hoje, e durante três dias, X Bienal de Arquitetura de São Paulo, através de um programa de debates e palestras, no Museu da Casa Brasileira, com curadoria da Estratégia Urbana.



 Artesanato anima Barcelos

Brasil e Espanha são os convidados da XXV edição

Começa sexta-feira e prolonga-se até ao dia 5 de Agosto.



 Artigo falso sobre guerra entre Portugal e Índia descoberto na Wikipédia

Após cinco anos online

Um artigo na Wikipédia sobre um falso conflito no século XVII entre os dirigentes portugueses de Goa e o império indiano Maratha passou despercebido durante cinco anos até ter sido descoberto, informou hoje a agência France Presse.



 Artista Manuela Marques prepara novas exposições em França e Portugal

BESphoto em 2011, a principal distinção portuguesa de fotografia, vai ter carta branca para a programação do Museu de Lodève, no sul de França, durante os próximos dois anos.



 Artistas portugueses vão actuar este ano no Rock in Rio Brasil

No Rio de Janeiro

David Fonseca, Rui Veloso, Buraka Som Sistema e os Xutos & Pontapés vão atuar este ano no festival Rock in Rio, que regressa ao Brasil, ao Rio de Janeiro, foi anunciado pela organização.



 As alternativas existem

Bicicletas em Almeirim, transportes públicos em Azeméis e avenidas sem carros em Leiria e Aveiro

Começou ontem a semana da mobilidade com muitos municípios a preparar uma série de iniciativas que promovam a deslocação em veículos não poluentes.



 As crianças que vivem num hospital e vão à escola

Portugal

Sofrer de uma doença prolongada impede o processo educativo? Qual o melhor método para ensinar crianças hospitalizadas? Há cada vez mais projetos pedagógicos pensados especificamente para crianças debilitadas. Um dos objetivos é explicar-lhes todo o contexto médico que as rodeia. É o conceito por detrás das três estórias deste Learning World.



 As novas 'Marias' de Portugal

Estatística

Tem 41 anos, foi mãe aos 28 e trabalha mais que as outras europeias. É este o retrato da ’portuguesa média’.



 As potencialidades do português

Presidente da República pensa numa “comunidade de futuro”

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu que se devem “aproveitar melhor” as “potencialidades culturais, políticas e até económicas” do português numa “comunidade de futuro” que partilha a língua portuguesa.



 As praias "qualidade de ouro" em Portugal

355 praias nacionais foram distinguidas pela Quercus por terem águas de boa ou excelente qualidade há 5 anos.



 As tradições da praxe no Porto

Saiba como as faculdades recebem os caloiros

Todos os anos somos surpreendidos nas ruas do Porto por dezenas de jovens de cara pintada, a gritar o nome das faculdades ou a cantar músicas com letras mais ou menos picantes.As praxes são rituais de iniciação à vida académica que, além de divertirem, têm também uma componente pedagógica.



 As vidas de três nomes do Fado

A viver um pico de popularidade, o fado tem visto novos e ‘velhos’ valores invadirem os escaparates.



 Assinatura Contratos Siac - Nervir

Realizou-se no passado dia 15 de Julho, na sede da NERVIR – Associação Empresarial, em Vila Real, a sessão de assinatura dos contratos de dois projectos apresentados ao Programa SIAC – COMPETE, fruto de uma parceria envolvendo a NERVIR – Associação Empresarial de Vila Real, o NERBA – Núcleo Empresarial da Região de Bragança / Associação Empresarial, o NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda / Associação Empresarial e o NERCAB – Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.

 Ver online : www.nervir.pt



 Atividade económica cai em Portugal; melhora na Grécia

OCDE

A atividade económica em Portugal deverá continuar a cair nos próximos meses, de acordo com os indicadores compósitos avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao contrário da Irlanda e mesmo da Grécia.



 Au Alentejo, l'écriture existe depuis plus de 2500 ans

Un monument funéraire avec 86 caractères ancestraux en analyse

Un monument funéraire a été récemment découvert au site archéologique des Mesas do Castelinho, à Santa Clara-a-Nova, à Almodôvar, avec 86 caractères de l’écriture nommée tartessienne, datant plus de 2500 ans.



 Augusto Cid vence o PortoCartoon

No ano em que mais portugueses se inscreveram no PortoCartoon, aproximadamente 130, o Grande Prémio do X Festival Internacional (cujo tema era «Direitos Humanos») foi para o português Augusto Cid, com a obra «A Chama Olímpica».



 Autores nacionais mostram obras em Angoulême

Maior festival europeu de BD arranca amanhã. Esperados mais de 200 mil

Começa amanhã o 27.º Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême, em França, a mais importante manifestação europeia dedicada aos quadradinhos. Alguns criadores portugueses vão aproveitar o evento para mostrar a sua obra a nível internacional.



 Azeite Gallo formalmente lançado na China

ECONOMIA

Os azeites Gallo foram hoje formalmente lançados em Xangai, a capital económica de um país cuja gastronomia tradicional não inclui aquele produto mas que se tornou em apenas dois anos o quinto mercado daquela marca portuguesa.



 À descoberta de Pessoa

Livro infantil de Amélia Pinto Pais ensina a “saborear a musicalidade” da poesia

O livro «Fernando Pessoa – O menino da sua mãe», escrito por Amélia Pinto Pais para que as crianças “aprendam a saborear a musicalidade dos poemas dum dos maiores autores da literatura portuguesa”, é lançado esta semana pela Ambar.



 “É na terra não é na lua” eleito o melhor filme do Documenta Madrid

Cinema

O filme “É na terra não é na lua”, do realizador Gonçalo Tocha, foi eleito o “melhor documentário de autor” do festival Documenta Madrid, que atribuiu ainda menções honrosas a duas outras produções portuguesas, anunciou nesta sexta-feira a organização.



 “Cinema português está a mudar”

Aos 29 anos, Artur Serra Aráujo lançou-se na aventura de fazer uma longa-metragem.



 “Duro por fora, ferido por dentro”

José Saramago, escritor.

A pretexto de novo livro, ‘As Pequenas Memórias’ (Ed. Caminho), a lançar em dia de aniversário na sua aldeia natal, o Nobel de Literatura de 1998 apresentou ao CM o rapazinho que foi e de quem aprendeu a gostar.



 “Mais orgânico e acústico”

Trio Donna Maria lança «Música para ser humano» pela EMI Portugal

Os portugueses Donna Maria editam hoje o álbum «Música para ser humano», um registo mais “orgânico e acústico” do que a estreia discográfica de há três anos, disse à Lusa o músico Miguel Majer. O álbum sucede a «Tudo é para sempre», mas é o primeiro a sair pela EMI Portugal.



 “Os golos de Ronaldo deram um título, os de Messi nada”

José Mourinho

José Mourinho, treinador do Real Madrid, diz que Cristiano Ronaldo tem de ser o vencedor da Bola de Ouro 2012.



 “Portugal ainda tem muito para aprender”

O Alto Comissário para a Integração e Minorias Étnicas (ACIME) considerou que Portugal “ainda tem muito que aprender” no domínio do acolhimento e integração de imigrantes e no combate à imigração irregular.



 “Portunhol” chega à net

Sites juntam Português com Castelhano

São centenas as páginas na internet onde o “portunhol” é já “língua oficial”, a maioria na América do Sul.



 “Todos temos uma obrigação social”

Helder Macedo, poeta e prosador, ensaísta e catedrático, acaba de publicar um novo romance, ‘Natália’, idealista mas sem ilusões. Como o seu autor.



 África «europeia»

80 chefes de Estado e de governo reunidos até domingo em Lisboa

Pela segunda vez em sete anos, os chefes de Estado e de governo da UE e de África sentam-se à mesma mesa. Em ambas as ocasiões, Portugal teve um contributo decisivo. Os temas em análise são os mesmos: Direitos Humanos, desenvolvimento, segurança e alterações climáticas.



 Águeda procura dar vida à zona ribeirinha

Depois de muitos anos de costas voltadas, Águeda está apostada em devolver o rio às pessoas.



 É português e pode ser a solução energética para qualquer casa

Esta é uma história de confiança e tenacidade. Apaixonados pela inovação e as tecnologias ambientais, dois jovens licenciados apostaram no desenvolvimento de um microgerador eólico que pudesse satisfazer as necessidades de uma família em qualquer lugar, de forma simples e com custos acessíveis.



 Éloges venant de Bruxelles sur les mesures d'austérité du Gouvernement portugais

Demandées « depuis longtemps »

Le commissaire européen des affaires économiques, Olli Rehn, a félicité aujourd’hui l’annonce faite par le Gouvernement portugais sur les nouvelles mesures d’austérité affirmant que Bruxelles les réclamait déjà “depuis longtemps”.



 Évora celebra 20 anos de reconhecimento mundial

O centro histórico de Évora celebra amanhã 20 anos da sua classificação como Património Mundial, pela UNESCO, distinção que abriu um novo capítulo da história da cidade alentejana.



 Évora celebra 20 anos de reconhecimento mundial

O centro histórico de Évora celebra amanhã 20 anos da sua classificação como Património Mundial, pela UNESCO, distinção que abriu um novo capítulo da história da cidade alentejana.



 Índice de consumo em Portugal ficou 24% abaixo da média europeia

Portugal tem um índice de consumo individual efetivo 24% abaixo da média da União Europeia, segundo dados de 2013, divulga, esta quarta-feira o Eurostat.



 Óbidos recebe Semana Internacional de Piano e Festival de Ópera ao ar livre

Até ao final de Agosto

A vila de Óbidos recebe, de 25 de Julho a 23 de Agosto, um conjunto de realizações culturais, entre os quais a Semana Internacional de Piano e o Festival de Ópera, ao ar livre.



 Óbidos, vila Natal recria imaginário

Até 6 de Janeiro, o Natal espera pelos Portugueses de norte a sul, para proporcionar umas festas diferentes.



 Última avaliação da troika começa a 22 de Abril

A última avaliação da troika do programa de ajustamento de Portugal começa a 22 de Abril e deve decorrer até final do mês. Durante esse período as medidas de ajustamento orçamental duradouras serão reveladas.



 « Microcrédito tem importância crescente no país »

Teixeira dos Santos comenta ponto da situação

O microcrédito tem uma importância crescente em Portugal, o que revela que « este fenómeno não é só característico dos países em desenvolvimento », disse ontem o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.



 « O ouro não é impossível »

Liliana Andrade quer ser campeã do mundo na Austrália

Liliana Andrade começa hoje a participação no Mundial de patinagem arstística, na Austrália.



 «Até ao Tecto do Mundo» em Cannes

Primeiro filme de animação realizado integralmente em Portugal nos festivais internacionais

O primeiro filme de animação realizado integralmente em Portugal, «Até ao Tecto do Mundo», produzido com uma nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Aveiro, foi seleccionado para ser exibido em vários festivais, nomeadamente em Cannes.



 «Call Girl»: ficção ou realidade

Último filme português de 2007 tem a assinatura de António-Pedro Vasconcelos

Uma mulher fatal e um autarca exemplar cruzam-se numa história de corrupção em «Call Girl», filme de António-Pedro Vasconcelos que hoje estreia, sendo o último de produção nacional a chegar este ano aos cinemas.



 «Curta» de Manoel Oliveira no festival de Veneza

Filme de João Nicolau presente

A primeira longa-metragem de João Nicolau, «A espada e a rosa», e uma curta-metragem de Manoel de Oliveira foram seleccionadas para o Festival Internacional de Cinema de Veneza, que decorrerá em Setembro em Itália.



 «Fado ao piano» chega a Bucareste

O cantor e pianista Mário Moita apresenta «fado ao piano» hoje e amanhã em Bucareste, em dois espaços diferentes.



 «Mistérios de Lisboa» ruma à Rússia

Na próxima semana

O filme «Mistérios de Lisboa», de Raul Ruiz, baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco, estreia-se na próxima semana na Rússia e, em outubro, no Japão, anunciou ontem a produtora.



 «O Tapete está na Rua» em Arraiolos

Centro histórico veste-se hoje detapeçaria

O centro histórico de Arraiolos veste-se hoje com a genuína tapeçaria local, imagem de marca da vila alentejana que viu nascer os tapetes há pelo menos quatro séculos.



 «Portugal, uma praça para o Mundo»

Obras do pavilhão na Expo Xangai começaram

O pavilhão de Portugal na Expo 2010, em Xangai, cujas obras já começaram pretende demonstrar um País moderno e contemporâneo.



 «Sangue do meu Sangue» premiado em Barcelona

Cinema português em alta

O filme português «Sangue do Meu Sangue», de João Canijo, volta a ser distinguido fora de portas.
O filme «Sangue do meu Sangue», de João Canijo, foi galardoado com o Prémio do Público no «D’A» - Festival Internacional de Cinema D’Autor de Barcelona, anunciou ontem a Midas Filmes.



 «Terra» de Mariza nos EUA

Voz incondicional do fado português inicia em Fevereiro grande digressão

A fadista Mariza inicia em Fevereiro a sua maior digressão, devendo pisar em 3 meses 48 palcos, entre os Estados Unidos e Canadá.



 Baía considerado o melhor guarda redes português

Nos últimos 25 anos

Italiano Buffon lidera uma lista que conta ainda com os nomes de Ricardo (66.º) e Eduardo (107.º).
O português Vítor Baía, já retirado dos relvados, foi considerado o 15.º melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, num "ranking" da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).



 Bancarrota: Portugal sai da zona de maior risco

Portugal, Irlanda e Espanha conseguiram sair do radar de alto risco, sendo substituídos pelos mais frágeis na "frente de Leste" da União Europeia, segundo o balanço do segundo trimestre realizado pela CMA DataVision.



 Banco de Portugal pede mais austeridade

Economia portuguesa recua em 2011

No Boletim Económico de Outono revelado ao final desta manhã de quinta-feira, o Banco de Portugal diz que a economia portuguesa vai crescer 1,2% este ano, o que corresponde a uma revisão em alta face à anterior estimativa de 0,9% para 2010.



 Banco Europeu de Investimentos quer ajudar Portugal a evitar recessão

Banco propõe-se a emprestar as comparticipações nacionais para acesso aos fundos estruturais

O Banco Europeu de Investimentos (BEI) quer ajudar os países da zona euro em crise orçamental, incluindo Portugal, a evitar a recessão, emprestando-lhes a quota-parte de 40 por cento dos fundos estruturais que lhes compete investir.



 Barragem do Tua põe em risco Património Mundial no Douro

Relatório da Unesco

O Comité do Património Mundial da UNESCO considera que a construção da barragem de Foz Tua tem um "impacto irreversível e ameaça os valores" que estão na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial.



 Barroso diz que recuperação económica está a chegar

Presidente da Comissão Europeia

O presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que o crescimento está acelerar na Europa e os países mais vulneráveis começam a apresentar resultados positivos, mas advertiu que não existe verdadeira recuperação com os atuais níveis de desemprego.



 Barroso propõe "equipas de acção" para combater desemprego jovem

O presidente da Comissão Europeia propôs, esta segunda-feira, a oito Estados-membros da União Europeia com as maiores taxas de desemprego de jovens, entre os quais Portugal, o lançamento imediato de programas-piloto para reduzir este fenómeno.



 BAZAAR o bar mais na moda da Cidade do Porto

O Rio Douro assiste ao nascimento de uma das fantásticas aquisições da noite portuense - o Bazaar. É precisamente dessa forma que o bar mais na moda da Cidade do Porto deve ser definido.



 BCE terá voltado a comprar dívida portuguesa

Mercado secundário

O Banco Central Europeu (BCE) terá voltado hoje a intervir no mercado secundário, comprando obrigações de Portugal e de outros países sob forte pressão dos mercados, segundo informações comunicadas à agência Bloomberg por responsáveis com conhecimento das operações.



 BCE volta ao mercado e compra obrigações portuguesas

Dívida pública portuguesa

O Banco Central Europeu (BCE) voltou ao mercado duas semanas depois de ter parado de comprar dívida soberana para adquirir obrigações portuguesas a cinco anos no mercado secundário, noticia a Bloomberg, citando fontes com conhecimento da transacção.



 Benfica arrecada a Taça da Liga

O Benfica goleou hoje o FC Porto por 3-0, revalidando assim o título na Taça da Liga de futebol. A partida foi disputada no estádio Algarve.



 Benoît XVI reçoit aujourd'hui des produits traditionnels portugais en guise de cadeau

Visite au Portugal

L’organisation de la visite du pape au Portugal offre, aujourd’hui, au légat au Portugal une série de produits traditionnels portugais comme du vin, poisson, de l’huile d’olive, des gâteaux, compotes, fromages et de la charcuterie.



 Bento XVI recebe hoje ofertas de produtos tradicionais portugueses

Visita a Portugal

Organização da visita do papa a Portugal oferece hoje ao núncio apostólico em Portugal um conjunto de produtos tradicionais portugueses como vinhos, peixe, azeites, doces, compotas, queijos e enchidos.



 Biblioteca Camões vai disponibilizar acesso a 1200 textos dos últimos cinco séculos

A biblioteca digital Luís de Camões vai ter disponível cerca de mil e duzentos documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. Os documentos vão passar a estar acessíveis sem restrições a partir de dia 8 de Janeiro.



 Biblioteca Digital amplia a sua oferta

A Biblioteca Nacional Digital (BND), departamento da Biblioteca Nacional (BN) que desde o seu início, em 2002, já digitalizou 9563 obras, pretende colocar ao dispor do público, em 2008, um conjunto de dicionários, enciclopédias e jornais portugueses.



 Biblioteca Nacional renova área de leitura para cegos

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) inaugura segunda-feira a nova área de leitura para deficientes visuais e inicia este ano a digitalização e colocação na Internet dos livros sonoros e em braille, disse o director, Jorge Couto.



 Bilhetes para o Rock in Rio à venda hoje

Terceira edição do festival começa a 30 de Maio

A partir de hoje já é possível comprar bilhetes para o Rock in Rio. A terceira edição do festival começa a 30 de Maio e conta com a presença de Amy Winehouse, Bon Jovi, Alanis Morissette, Joss Stone e Metallica, entre outros. Linkin Park, Kaiser Chiefs e Moonspell foram os últimos nomes do Palco Mundo a ser revelados.



 Bolsa de Lisboa acompanhava movimento de subida na Europa

PSI 20 subia 0,67%

A Bolsa de Lisboa acompanhava hoje de manhã o movimento de valorização na Europa. O PSI 20 subia 0,67% às 8h55, para 5303,5 pontos, após ter iniciado a sessão a avançar 0,29 por cento.



 Bolsa de Lisboa em máximo do ano

PSI 20 subiu 1,3 por cento

A bolsa de Lisboa encerrou em alta de 1,3 por cento, atingindo o máximo do ano nos 8349,01 pontos, em sintonia com o entusiasmo que se verificou nas restantes praças europeia.



 Braga prepara Capital Europeia da Juventude

Atribuição oficial vai decorrer dia 24

É já este sábado que Braga vai receber, oficialmente, em Bruxelas, na Bélgica, a organização da Capital Europeia da Juventude 2012, pelo Fórum Europeu da Juventude, em cerimónia que vai contar com a presença do presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado e de Hugo Pires.



 Braga: Cidade desvenda o único teatro romano a céu aberto

A primeira grande descoberta do terceiro milénio foi revelada, ontem, em Braga o primeiro e, para já, único teatro romano a céu aberto de Portugal e do Noroeste Peninsular.



 BragaCult

Cultura vai aliar-se à recuperação do centro de Braga. A Companhia de Teatro de Braga (CTB) vai lançar, no próximo mês, um programa de animação do centro histórico, que quer servir de complemento ao programa de regeneração urbana que a autarquia tem em marcha.



 Bruxelas alerta Portugal para correcção do défice

Portugal deve reforçar as medidas de correção do défice, face à deterioração das contas em 2009 e às previsões para 2010, alertou o comissário europeu dos Assuntos Económicos.



 Bruxelas ameaça Portugal com regresso a tribunal devido a poluição do ar

A Comissão Europeia ameaçou hoje Portugal com o regresso ao Tribunal de Justiça Europeu e o possível pagamento de multa por causa da poluição do ar, nomeadamente as partículas finas em suspensão (PM10).



 Bruxelas apresenta relatório sobre Portugal

A Comissão Europeia apresenta, hoje, um relatório sobre a terceira revisão do programa de ajustamento financeiro de Portugal, que deu nota positiva ao País e aprovou uma nova tranche de quase 15 mil milhões de euros.



 Bruxelas concede 7,6 milhões a Portugal para programas ambientais

União Europeia

A Comissão Europeia aprovou hoje o co-financiamento de 210 novos projectos ambientais, no quadro do fundo europeu para o ambiente, no valor de 249,8 milhões de euros, cabendo a Portugal 7,6 milhões de euros, dirigidos a sete projectos.



 Bruxelas confirma crescimento de 1,2% em Portugal em 2014

UE/Previsões

A Comissão Europeia confirmou hoje as previsões para a economia portuguesa já avançadas pelo Governo e em linha com a revisão da 11.ª avaliação, esperando que Portugal cresça 1,2% em 2014 e 1,5% em 2015.



 Bruxelas contra falta de médicos no Interior

José Sócrates defendeu ontem a concentração das unidades de saúde, medida que foi censurada pela UE

O primeiro-ministro defendeu ontem a concentração das unidades de saúde e dos profissionais para evitar o erro médico.



 Bruxelas diz que negociações entre "troika" e Portugal ainda prosseguem

A Comissão Europeia diz que as negociações para a ajuda a Portugal prosseguem e que, por isso, o pacote de ajuda negociado pela ’troika’ com as autoridades portuguesas ainda não está concluído.



 Bruxelas diz que vai continuar a apoiar esforços de Portugal

Reacção após Cavaco Silva anunciar que o Governo se mantém em funções.

A Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira que vai continuar a trabalhar com o Governo português e a apoiar os esforços do país, disse o porta-voz dos Assuntos Económicos, salientando que o executivo tem uma maioria parlamentar.



 Bruxelas duvida do crescimento do PIB português

UE/Previsões

A Comissão Europeia (CE) duvida da consistência do crescimento económico no segundo trimestre e da durabilidade do aumento do emprego, mantendo no entanto as previsões do Governo e da ’troika’ de que a economia crescerá 0,8% no próximo ano.



 Bruxelas elogia medidas de austeridade do Governo português

Pedidas "há muito tempo"

O comissário europeu dos assuntos económicos, Olli Rehn, saudou hoje o anúncio feito pelo Governo português das novas medidas de austeridade afirmando que Bruxelas já as estava a pedir “há muito tempo”.



 Bruxelas move acção contra Portugal por causa da assistência nos aeroportos

Lançamento dos concursos para operadores de handling foi lançado no final de 2011, mas o INAC ainda não escolheu os vencedores.



 Bruxelas nega negociações “nesta altura” para segundo resgate a Portugal

“Não há negociações em curso” para programa cautelar, garante Simon O’Connor, porta-voz da Comissão Europeia.



 Bruxelas pede ao Governo aumento do investimento público

Preparação dos orçamentos do Estado para 2015. Comissário pede mais despesa de investimento a todos os Governos.



 Bruxelas prevê crescimento "modesto" da economia portuguesa este ano

A Comissão Europeia prevê um crescimento "modesto" da economia portuguesa em 2010 de 0,5% do PIB, acima das anteriores previsões feitas em Novembro (0,3%), mas ligeiramente abaixo da estimativa do Governo (0,7%).



 Bruxelas prolonga plano português

Estabilização dos mercados

A Comissão Europeia aprovou ontem o prolongamento até 30 de junho próximo do plano português para a estabilização dos mercados financeiros, decidido em 2008, para conceder garantias a operações financiamento de instituições de crédito.



 Bruxelas quer conhecer impacto do aumento do salário mínimo em Portugal

A Comissão Europeia quer avaliar se a decisão do Governo português de aumentar o salário mínimo é consistente com o objetivo de promover o emprego e a competitividade, disse hoje o porta-voz dos Assuntos Económicos.



 Bruxelas quer mais cortes salariais em Portugal

A Comissão Europeia defendeu, esta quinta-feira, que Portugal precisa de uma redução salarial adicional de 5% para garantir que há um equilíbrio entre a taxa de desemprego e o nível salarial.



 Bruxelas quer multar Portugal em milhões por falta de tratamento de esgotos

Comissão Europeia recorre ao tribunal, alegando que em Matosinhos e Vila Real de Santo António ainda há falhas.



 Buçaco: Património da Mata Nacional vai ser recuperado

Plano apresentado

A criação de um centro de interpretação e a recuperação do viveiro são algumas das intervenções previstas para beneficiar este ano o património da Mata Nacional do Buçaco, orçadas em 1,3 milhões de euros, foi ontem anunciado.



 Buraka Som Sistema à conquista de Espanha

Os Buraka Som Sistema são descritos como o "maior fenómeno musical português dos últimos anos" num artigo publicado, esta segunda-feira, pelo diário espanhol “El Mundo”.



 Buraka Som Sistema despedem-se de Lisboa

Grupo entra em digressão pelo Reino Unido a partir do próximo sábado

A certa altura do concerto dos Buraka Som Sistema na Voz do Operário, em Lisboa, no passado sábado à noite, ouviu-se alguém no público dizer: "Isto sim é Lisboa."



 Buraka Som Sistema: European Border Breakers Awards (EBBA) de 2010

A banda portuguesa Buraka Som Sistema foi distinguida com o galardão European Border Breakers Awards (EBBA) de 2010, destinado a premiar músicos europeus em início de carreira com sucesso além fronteiras, anunciou hoje a Comissão Europeia.



 Caça às pastilhas elásticas e às beatas na via pública

Campanha

A Câmara do Porto lançou no sábado uma campanha de promoção de comportamentos cívicos, alertando a população para os prezuízos causados pelos dejectos de animais, pastilhas elásticas e beatas lançadas para a via pública.



 Cabeceiras de Basto formaliza na segunda-feira candidatura de mosteiro à UNESCO

A Câmara de Cabeceiras de Basto vai entregar na segunda-feira, em Lisboa, a candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Mundial da UNESCO, informou hoje o presidente do município.



 Cadeira de rodas revolucionária

Invenção da Universidade do Minho apresentada hoje

A Universidade do Minho (UM) concebeu uma cadeira de rodas, a partir de um robô futebolista, que facilita a vida diária para pessoas com deficiências ou idosas e que é apresentada hoje no pólo de Guimarães da UM.



 Caim lançado hoje

"Bíblia é manual de maus costumes", diz o escritor José Saramago

José Saramago afirmou que “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”.



 Calor fora de época trava comércio de roupa

O calor de Inverno que se faz sentir nesta altura em todo o País está a deixar os comerciantes de vestuário à beira do desespero.



 Campanha mundial convida portugueses a envolverem-se no corte de emissões de CO2

Iniciativa 10:10

Começou no Reino Unido e já está em 128 países em vários continentes. Cinco amigos trouxeram a iniciativa 10:10 para Portugal. Já há centenas de adesões, entre cidadãos, empresas e escolas.



 Campanha pelo Douro arranca em Junho

Maravilha Natural

Durante a primeira quinzena de Junho vai arrancar a campanha de promoção da candidatura do Vale do Douro a Maravilha Natural de Portugal.



 Campanha promove património nacional

Sintra no metro de Tóquio

O Metropolitano de Tóquio, no Japão, emitiu 300 mil exemplares de um cartão/bilhete que reproduz uma imagem do Palácio Nacional de Sintra.



 Candidatura do cante alentejano com parecer positivo de especialistas da UNESCO

A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade recebeu um parecer positivo de uma comissão internacional de especialistas da UNESCO, revelou hoje à agência Lusa o responsável do processo, Paulo Lima.



 Candidatura do cante alentejano entregue à UNESCO

Em 2013

A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser entregue à UNESCO no início de 2013, revelou hoje, em Lisboa, o presidente da Comissão Nacional, António de Almeida Ribeiro.



 Candidatura do fado a património imaterial pela UNESCO formalizada hoje

formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO, disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

O autarca falava à saída de uma reunião com o Presidente da República, no Palácio de Belém, onde apresentou a Cavaco Silva os pressupostos da candidatura.



 Cante alentejano entrega candidatura à UNESCO em Março

Anúncio oficial

Depois do fado, é a vez de o cante alentejano se candidatar a património cultural imaterial da humanidade da UNESCO. A candidatura será entregue na sede da organização a 30 de Março de 2012 pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA.



 Caricaturas de António em Famalicão

Exposição estará patente entre 9 de Novembro e 30 de Março

Um dos melhores caricaturistas nacionais de todos os tempos, António Antunes, inaugura no próximo dia 9 de Novembro, a exposição «Entrelinhas», no Centro de Estudos Camilianos, estrutura cultural tutelada pela Câmara de Famalicão, localizada em Seide S. Miguel.



 Carnaval tomou conta de Ovar

Ovar continua a ostentar o epíteto de “Carnaval mais português de Portugal”.



 Carrinho de compras português ajuda deficientes

Uma equipa de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) inventou um carrinho de compras, o wi-GO, que segue o dono nos supermercados, com o intuito de apoiar pessoas com mobilidade reduzida.



 Carros a baixo custo

Passará a ser possível alugar um automóvel a sete euros por dia.

Passará a ser possível alugar um automóvel a sete euros por dia. Acaba de chegar a Portugal a primeira “rent-a-car” de baixo custo. A InterRent, empresa do grupo inicia a sua operação a 2 de Novembro.



 Carta aberta: “Acordámos, senhora Merkel. Seja mal-vinda a Portugal”

Crise da dívida soberana

Carta aberta dirigida a Angela Merkel contesta a visita da chanceler alemã a Portugal no dia 12 de Novembro e lamenta que o Governo português, “fraco e débil, a receba entre flores e aplausos”.



 Casa da Música propõe concertos e animação fora de portas

Praça é «Sala de Verão»

Concertos ao ar livre a preços convidativos é o que a Casa da Música propõe para a temporada de Verão.



 Catherine Deneuve e Paul Auster confirmados no júri do Estoril Film Festival 08

A actriz francesa Catherine Deneuve, os artistas plásticos Julião Sarmento e Cristina Iglesias e o aclamado escritor Paul Auster completam o júri da segunda edição do Estoril Film Festival, juntando-se ao já anunciado J.M. Coetzee, prémio Nobel da literatura em 2003.



 Catorze marcas portuguesas distinguidas na China

Azeite

Catorze marcas portuguesas foram distinguidas em Pequim num certame internacional dedicado ao azeite, na maior colheita do género, salientou hoje à agência Lusa um profissional do setor.



 Cavaco aconselha Governo a reflectir

Executivo apresenta cumprimentos de Boas Festas

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira perante o Governo que a quadra natalícia convida à reflexão sobre o que se fez e sobre o que não se devia ter feito, acrescentando que os portugueses querem voltar a ter esperança.



 Cavaco admite eleições a partir de junho de 2014

Declaração

O Presidente recusa eleições antecipadas para já, mas defende um acordo entre PSD, PP e PS para um compromisso de salvação nacional, que preveja a realização de eleições após o fim do programa de apoio a Portugal, em junho de 2014.



 Cavaco admite eleições a partir de junho de 2014

Declaração

O Presidente recusa eleições antecipadas para já, mas defende um acordo entre PSD, PP e PS para um compromisso de salvação nacional, que preveja a realização de eleições após o fim do programa de apoio a Portugal, em junho de 2014.



 Cavaco alerta para urgência de aumentar produtividade

3º Encontro PME Inovação

O Presidente da República alertou hoje para a "urgência" em encontrar um novo caminho para o aumento da produtividade e reforço da competitividade da economia, sublinhando a necessidade de uma maior aposta na inovação e numa cultura de mudança.



 Cavaco apela a 'novo espírito de cidadania'

Comemorações da República no Porto

Cavaco considera que é a ’oportunidade’, para renovar os valores republicanos, como ’o amor à pátria e a ética na vida política’.



 Cavaco apela ao aumento da produção

PR defende interesse nacional na PAC

O Presidente da República apelou hoje, em Santarém, à defesa do interesse nacional na discussão da Política Agrícola Comum (PAC) europeia pós 2013 e defendeu a produção nacional como essencial ao controlo da dívida externa do país.



 Cavaco apresenta Portugal como ponte para Europa e África

Na recta final da sua visita de Estado à Índia, o Presidente da República participou hoje num encontro de empresários de todo o Mundo apresentando Portugal como uma plataforma para o investimento na Europa, África e Brasil.



 Cavaco condecora dois empresários do norte que são "exemplos de empreendedorismo"

Presidência da República

O Presidente da República condecorou hoje dois empresários do norte do país que apontou como “exemplos de empreendedorismo”, elogiando a sua “visão de futuro” e a aposta que fizeram na inovação.



 Cavaco condecora português no Vaticano

Chefe do protocolo

Presidente da República distingue hoje, com a Comenda da Ordem Militar de Cristo, Monsenhor José Avelino Bettencourt, o luso-canadiano que chefia o protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano.



 Cavaco condena golpe de Estado em Bissau e Portas pede “posição firme” da CPLP

Presidente pede que sejam tomadas "medidas necessárias para o restabelecimento da ordem constitucional"

Cavaco Silva condenou “veementemente o golpe de Estado na Guiné-Bissau na noite passada” e apelou a uma posição “firme e determinada” da comunidade internacional. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, defendeu a presença das forças angolanas em Bissau.



 Cavaco convoca Conselho de Estado para 3 de julho

Belém

O Presidente da República convocou o Conselho de Estado para dia 3 de julho.



 Cavaco critica Governo mas não vai travar Orçamento

O PSD lembra que o Presidente se comprometeu com a necessidade de os órgãos de soberania se manterem "unidos e coesos". Constitucionalistas em declarações ao DN garantem que cortes nos subsídios de férias e de Natal são "excessivos" e ilegais e que, por isso, Cavaco Silva deve enviar o Orçamento do Estado para o Tribunal Constitucional.



 Cavaco diz que Portugal "é uma terra de oportunidades"

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Em nome de um país que precisa de todos, o Presidente da República apelou hoje à diáspora para que sinta que tem um "imperativo de portugalidade", sublinhando que como os Estados Unidos, também Portugal "é uma terra de oportunidades".



 Cavaco diz que só mudança de orientação económica pode resolver problemas

Cavaco Silva defendeu hoje que só uma mudança na orientação económica de Portugal poderá resolver os “problemas concretos das pessoas”, problemas que não são solucionáveis com “ilusões ou com utopias”.



 Cavaco e Passos reúnem-se com diáspora portuguesa

Em Cascais

O Presidente da República e o primeiro-ministro reúnem-se hoje com cerca de 30 "portugueses influentes", como Horta Osório, Armando Zagalo ou Joaquim de Almeida, para discutir "novas ideias sobre soluções para o futuro" do país.



 Cavaco eleito Presidente com o menor número de votos

Menor percentagem em reeleições

Em relação às eleições presidenciais de 2006, o atual Presidente da República perdeu um total de 543.311 votos.



 Cavaco fala hoje ao País

O Presidente da República, Cavaco Silva, interrompe as suas férias, esta quinta-feira, para fazer uma declaração ao País, às 20:00 horas, através da televisão.



 Cavaco garantiu a Obama que Portugal “é muito diferente” da Irlanda

Juros da dívida pública

O Presidente da República reafirmou este domingo que espera que “não seja necessário” pedir ajuda financeira externa, acrescentando ter explicado ao Presidente dos Estados Unidos que a situação do país “é muito diferente” da Irlanda e da Grécia.



 Cavaco II: Um "novo" Presidente em construção

Presidente toma hoje posse para um segundo mandato

O mundo mudou. Também para Cavaco Silva, que hoje inicia o seu segundo mandato como Presidente da República. Há quem diga que a culpa é da crise económica, em Portugal, na Europa e no mundo.



 Cavaco inicia visita aos EUA para afirmar Portugal pela positiva

O Presidente da República inicia nesta quarta-feira uma visita de uma semana aos Estados Unidos que terá “várias componentes”, mas sempre com o objectivo de afirmar internacionalmente Portugal pela positiva e corrigir a “imagem um pouco distorcida” por vezes projectada.



 Cavaco pede aos portugueses para não desistirem

Crise

O Presidente da República apelou hoje para que os portugueses não desistam nesta fase em que "a tentação da desistência pode ser grande", utilizando como exemplo as empresas que continuam a investir nas artes e nas letras.



 Cavaco pede mais acesso dos carenciados à Saúde

Cavaco Silva fez, ontem, um apelo para que o acesso às informações de saúde seja facilitado, realçou que existem "franjas da sociedade e do território em clara desvantagem no acesso aos cuidados médicos" e pediu ao Governo que crie programas concretos de prevenção do consumo de tabaco, álcool e drogas, da obesidade e dos acidentes rodoviários e laborais.



 Cavaco quer ouvir Conselho de Estado em Outubro

Entrevista à TVI

O Presidente da República anunciou ontem que pensa convocar o Conselho de Estado em Outubro para ouvir os conselheiros sobre a "incidência da situação política, económica e financeira" em Portugal.



 Cavaco quer Portugal como "país previsível"

Volta a defender convergência entre partidos.

O Presidente da República defendeu nesta quarta-feira que Portugal deve afirmar-se como "um país previsível", apoiando a convergência entre partidos em torno de grandes orientações da política económica.



 Cavaco recebe Obama e pede mais investimento americano em Portugal

Presidentes português e americano em Belém

Portugal e os Estados Unidos querem uma NATO “revigorada” e “eficaz”, afirmou o Presidente Cavaco Silva após um almoço de trabalho com o homólogo Barack Obama, no qual se falou também nas relações económicas entre os dois países.



 Cavaco recebeu camisola e gravata da seleção

RECEÇÃO

A comitiva nacional já está no Palácio de Belém onde vai ser recebida pelo Presidente da República.



 Cavaco Silva

Incentivo ao ensino

O Presidente da República defendeu ontem ser necessário “cuidar bem” da “riqueza comum” que é o Português, “incentivando e alargando o ensino” da língua.



 Cavaco Silva "atreve-se" a fixar desafios para Portugal no início de mandato

"Acção e mais acção", a palavra de ordem de Aníbal Cavaco Silva. Durante a cerimónia de investidura no cargo de presidente da República, esta manhã em Lisboa, Cavaco não deixou de advertir, que não se pode confundir estabilidade política com imobilismo.



 Cavaco Silva admite cenário de crise política

Presidenciais

Cavaco Silva andava há dias a alertar para a situação de crise do país e para os problemas económicos e sociais. Era um discurso à beira de admitir o cenário de crise política. Hoje, num almoço-comício na Guarda, disse-o com todas as letras.



 Cavaco Silva apela à mobilização colectiva para enfrentar os desafios

A palavra mais repetida na obra "Roteiros IV", na qual o presidente da República reúne as intervenções do quarto ano de mandato, é mobilização.
No prefácio, que publicamos hoje, Cavaco Silva diz acreditar que é possível conciliar modernização com a garantia do bem-estar dos cidadãos, sobretudo dos mais vulneráveis, aprendendo com as lições da crise.



 Cavaco Silva condecora o futebolista que "une todos os portugueses"

Cavaco Silva condecorou, esta segunda-feira, Cristiano Ronaldo, "um português conhecido em todo o mundo como nenhum outro". Ao impor o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, recordou Eusébio.



 Cavaco Silva desejou sorte à selecção nacional

Foi o último acto oficial antes da viagem rumo à Suiça e teve início às 14.55 horas.



 Cavaco Silva em primeiro lugar nos boletins de voto

presidenciais

O sorteio realizado hoje no Tribunal Constitucional ditou que o nome do actual Presidente da República surgirá na primeira posição. Manuel Alegre é o sétimo.



 Cavaco Silva faz visita de dois dias aos EUA

Visita a São Francisco

O Presidente da República chega hoje a São Francisco, Estados Unidos da América, com os jovens portugueses que aí residem a ocuparem um lugar de destaque na agenda do primeiro dia da visita que se prolonga até quinta-feira.



 Cavaco Silva inaugura hoje Museu Cargaleiro no arranque das comemorações do Dia de Portugal

10 de Junho

O Presidente da República, Cavaco Silva, preside hoje ao primeiro dia das comemorações do Dia de Portugal, em Castelo Branco, do qual constam uma homenagem ao médico Amato Lusitano e a inauguração do novo Museu Cargaleiro.



 Cavaco Silva inicia hoje visita oficial à Polónia e Eslováquia, acompanhado de 50 empresários

O Presidente da República, acompanhado de uma comitiva de mais de 50 empresários, inicia hoje uma visita oficial de cinco dias à Polónia e Eslováquia, onde a economia terá um lugar de destaque.



 Cavaco Silva marca eleições para 23 de Janeiro

Eleições Presidenciais

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, marcou hoje a data das próximas eleições presidenciais, que irão realizar-se a 23 de Janeiro de 2011.



 Cavaco Silva promulga Lei de Defesa Nacional

O Presidente da República promulgou a Lei de Defesa Nacional, a Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas e o decreto-lei que regula a orgânica do Ministério da Defesa Nacional, disse à Lusa fonte de Belém.



 Cavaco Silva quer os países lusófonos a ajudar Timor-Leste

Cavaco Silva quer mais países lusófonos a ajudar Timor-Leste. O "esforço", disse-o ontem, não pode cair todo sobre os ombros de Portugal e do Brasil, nomeadamente no ensino do português.



 Cavaco Silva reuniu-se em Madrid com empresários portugueses

Encontro veio no seguimento do V Encontro COTEC Europa

Por ocasião do V Encontro COTEC Europa, a decorrer em Madrid, o Presidente da República reuniu-se ao pequeno-almoço com cerca de 60 empresários portugueses.



 Cavaco Silva tem até ao final do ano para promulgar ou vetar OE

Presidente da República tem 20 dias para promulgar ou vetar o OE, caso receba o documento na terça e não o envie para o Constitucional.



 Cavaco trava Mundial de 2018 em Portugal

O Presidente da República manifestou-se ontem contrário à realização conjunta, entre Portugal e Espanha, de um Mundial de Futebol em 2018.



 Cavaco, Alegre e os Lusíadas

Comemorações do 10 de Junho juntarão os dois políticos na leitura de excertos da obra

Começa amanhã o programa de comemorações do 10 de Junho. Durante dois dias, o Presidente da República vai discursar por três vezes, com destaque para uma sessão de leitura de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, que juntará Cavaco Silva e Manuel Alegre.



 Cavaco: "Estão a ser exigidos sacrifícios muito pesados aos portugueses"

O presidente da República afirmou, esta quarta-feira, em Estrasburgo, que estão a ser exigidos aos portugueses "sacrifícios muito pesados", referindo que a "dureza" da recessão manifesta-se há 10 trimestres consecutivos e que o desemprego atingiu níveis "socialmente inaceitáveis".



 Cavaco: "Situação social poderá tornar-se insustentável"

Mensagem de Ano Novo

Cavaco Silva avisou na mensagem de Ano Novo que "sem uma agenda para o crescimento e o emprego [...] a situação social poderá tornar-se insustentável e não será possível recuperar a confiança e a credibilidade externa do País".



 Cavaco: adiar decisão pode ser "caminho de bom senso"

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje que um eventual adiamento da decisão final sobre o TGV para depois das eleições seria "um caminho de bom senso".



 Câmara vota candidatura do Fado à UNESCO

Património da Humanidade

A Câmara de Lisboa deverá aprovar hoje, a apresentação da candidatura do Fado a património cultural imaterial da Humanidade junto da UNESCO.



 Código laboral é "um regresso à Idade Média"

Greve Geral/Arméniio Carlos

Arménio Carlos desvaloriza a eventual menor adesão dos trabalhadores à greve geral do dia de hoje por comparação com a greve de novembro, ainda realizada sob a liderança do anterior secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.



 CCB faz dois meses de festa ao ar livre

Animação: Programação internacional

Chama-se ‘CCB Fora de Si’ a iniciativa com que o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, se prepara para animar os meses de Julho e Agosto com uma programação extra-temporada e fora de portas.



 CDS mantém-se no Governo e Portas negoceia solução com Passos Coelho

Luís Queiró anunciou, esta quarta-feira, que a Comissão Executiva do CDS-PP mandatou Paulo Portas para negociar uma solução de governação com Pedro Passos Coelho, com a maior brevidade possível.



 Centenas já preparam Festa dos Tabuleiros

Há meses que muitas mãos voluntárias trabalham na difícil arte de transformar papel colorido em bonitas flores.



 Centenário de António Cruz, o aguarelista do Porto

O pintor nasceu

Chamava-se António Cruz e pintava.



 Centro de inovação dá exemplo à Europa

Covilhã: Parceria internacional mostra boas práticas

É uma incubadora de novas ideias, de boas práticas empresariais.



 Cesariny dirigiu coro do maestro Lopes Graça

Mário Cesariny, por muitos considerado o maior artista global português por ter praticado várias disciplinas artísticas, da pintura à performance, da poesia à dramaturgia, também revelou talento para a música, chegando a dirigir o coro do maestro Fernando Lopes Graça.



 Cesária Évora termina a carreira aos 70 anos

Cesária Évora chegou há poucos dias a Paris para uma série de concertos e apresentações, agora cancelados.



 CGTP insiste que é "imperioso" aumentar salário mínimo

REUNIÃO COM MINISTRO DA ECONOMIA

O secretário geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, reiterou hoje junto do novo ministro da Economia que é "imperioso", porque "há condições", o aumento do salário mínimo nacional para os 500 euros, ainda este ano.



 CGTP quer salário mínimo de 475 euros no próximo ano

Dois por cento acima da inflação

Propondo uma evolução que permita um SMN de 600 euros em 2013, Intersindical quer que aumento deste ano compense perda salarial.



 China disposta a ajudar Portugal

Regresso aos mercados

A China está disposta a ’apoiar os esforços de Portugal para normalizar o seu acesso aos mercados de divida pública’, anunciou ontem o ministro do Estado e das Finanças, Vítor Gaspar.



 China felicita Cavaco Silva, "um velho amigo do povo chinês"

A China felicitou hoje, terça-feira, Aníbal Cavaco Silva pela vitória nas eleições de domingo, e qualificou o presidente português como "um velho amigo do povo chinês".



 Chute de l'activité économique au Portugal ; Amélioration en Grèce

OCDE

L’activité économique au Portugal devra continuer à chuter les mois prochains, d’après les données de l’Organisation pour la Coopération et Développement Économique (OCDE), contrairement à l’Irlande et même la Grèce.



 Ciência portuguesa em Marte

Um instrumento científico espacial criado por um consórcio de oito portugueses, poderá vir a estudar o subsolo de Marte, integrado na missão ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA).



 Cidade do Rock já está pronta para receber o Rock In Rio

As estruturas estão prontas para receber a música e os visitantes. Uma das grandes novidades é o espaço dedicado à música electrónica. O ambiente estará na mira de todas as atenções.



 Cidade prepara grande cortejo

Festa dos Tabuleiros é uma das mais antigas manifestações religiosas do País



 Cientista português cria “mini-fígados” no laboratório

Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte

É apenas um primeiro passo, mas é uma estreia. Pela primeira vez, uma equipa de cientistas gerou, a partir de células hepáticas humanas, minúsculos “fígados” que, pelo menos in vitro, funcionam devidamente. Os resultados, apresentados há dias num congresso, deverão ser publicados numa próxima edição da revista Hepatology.



 Cientista português ganha bolsa europeia de 1,9 milhões de euros

Financiamento permitirá estudar um gene que pode desempenhar um papel importante nas leucemias e nas doenças auto-imunes

Aos 35 anos, Henrique Veiga Fernandes ganhou uma bolsa de 1,9 milhões de euros para liderar uma equipa científica. Foi-lhe atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), a nova entidade de financiamento da ciência na Europa.



 Cientista portuguesa descobre mecanismo que pode ajudar a perceber doença de Alzheimer

Uma cientista portuguesa a trabalhar em França descobriu um novo mecanismo de regulação do tráfego de proteínas dentro das células do corpo humano que poderá ajudar no tratamento do cancro ou da doença de Alzheimer.



 Cientista portuguesa inventou teste rápido ao grupo sanguíneo

For a Better World é o nome da solução tecnológica inventada por uma cientista da Universidade do Minho, que em poucos minutos identifica o grupo sanguíneo.



 Cientistas portugueses descobrem origem de doença rara

Investigadores do IBMC descobrem origem geográfica de doença neurodegenerativa.



 Cinco anos depois, um busto lembra Sophia no jardim

Lisboa homenageia uma das poetisas que mais marcaram a literatura nacional. O DN recorda-a através de cartas inéditas de Vieira da Silva, José Régio e Jorge de Sena.



 Cinema português "corre perigo de vida"

Manifesto

Realizadores, produtores e programadores cinematográficos afirmam, em comunicado, que "o cinema português corre perigo de vida" e marcam "um encontro aberto" para hoje à tarde, em Lisboa.



 Cinema: Manoel de Oliveira faz hoje 99 anos

Cineasta tem vários projectos na gaveta

Quis ser artista de circo e actor, estreando-se, aos 20 anos, no filme mudo ‘Fátima Milagrosa’, de R. Lupo. Aos 25 contracenou com Vasco Santana na ‘Canção de Lisboa’, mas o destino – em que acredita – ditou outra sorte e hoje, dia em que completa 99 anos, o seu nome é sinónimo de cinema de qualidade.



 Cinemateca mostra adaptações de obras de escritores portugueses

Camilo Castelo-Branco é o primeiro escritor português escolhido pela Cinemateca para abrir, no próximo dia 4, um ciclo dedicado a adaptações literárias ao cinema e que se prolongará por 2007.



 Cinemateca procura filmes amadores sobre a revolução

25 de Abril

A Cinemateca Portuguesa procura filmes amadores que tenham sido feitos nos "dias revolucionários de 1974", para que sejam exibidos no próximo dia 25, assinalando os 40 anos da revolução.



 Cinzeiros esgotaram nas praias da Figeira

Diariamente são distribuídos cerca de 400 « cones »

Adolescentes e adultos esgotam diariamente os cinzeiros reutilizáveis à disposição dos fumadores nas praias da Figueira da Foz e Buarcos.



 CIP admite salário mínimo de 500 euros até ao Verão

Confederação da Indústria faz depender o aumento do salário mínimo da redução da taxa social única.



 Clarinetista português vence concurso internacional em Itália

José Miguel Conde, um jovem músico português, venceu o Concurso Internacional de Música "Marco Fiorindo" na categoria de clarinete, realizado este ano entre 9 e 13 de Dezembro na cidade italiana de Turim, foi hoje revelado.



 Clínicas de Espanha são o destino até à legalização

Hábito de receber Portuguesas em Espanha reflecte-se na língua.

A clínica dos Arcos anunciou ontem que já está a construir, no centro de Lisboa, uma clínica para fazer interrupções voluntárias de gravidez. A directora desta unidade de saúde garante que, em 2007, começam a fazer as primeiras intervenções nas situações permitidas por lei.



 Clima económico atinge em junho valor mais alto desde setembro de 2008 - INE

O indicador de clima económico em Portugal aumentou em junho para o valor mais elevado desde setembro de 2008 e o indicador de atividade económica estabilizou em maio, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).



 Clima económico atinge valor positivo pela 1.ª vez desde há quase 4 anos

INE

O indicador de clima económico em Portugal conseguiu em maio um valor positivo pela primeira vez desde setembro de 2010, enquanto o indicador de confiança dos consumidores manteve a recuperação registando o valor mais elevado desde novembro de 2009.



 Clube ultrapassou os 160 mil associados

Benfica entra no guiness

O Benfica alcança a primeira posição no «ranking» dos clubes com mais sócios.



 Colecção "Do tempo do vinil", que recupera pop rock português dos últimos 40 anos, é lançada dia 28

Primeiros trabalhos de Jorge Palma, GNR, Manuela Moura Guedes e Tantra em CD

Os álbuns de estreia de Jorge Palma, GNR, Manuela Moura Guedes e Tantra vão ser editados pela primeira vez em CD no dia 28, no âmbito de uma colecção que nasce dos arquivos da editora Valentim de Carvalho.



 Colocar a língua portuguesa num pedestal

O New York Times usou a expressão do título deste artigo quando se felicitou pela inauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Sete anos depois, foi exactamente disso que se tratou na conferência em Lisboa sobre a afirmação do português no mundo.



 Comboio histórico regressa ao Douro

As viagens no comboio histórico na linha do Douro Vinhateiro realizam-se, todos os sábados, entre 13 de julho e 5 de outubro. O comboio é composto por cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, puxadas por uma máquina a diesel, de 1967, em vez da tradicional locomotiva a vapor para reduzir os custos.



 Comboio turístico já está a funcionar

Tradicional meio de transporte em Peniche

O tradicional comboio turístico voltou ontem a circular e até 12 de setembro em Peniche, sendo um modo de transporte alternativo para quem procura as praias ou quer conhecer os pontos de maior interesse do concelho.



 Comissão Europeia apoia programa cautelar para Portugal

Olli Rehn

A Comissão Europeia está disponível para apoiar Portugal se o país optar por um programa cautelar após o fim do programa de resgate, disse o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, numa entrevista ao Wall Street Journal.



 Comissão Europeia é "favorável" à extensão dos prazos dos empréstimos a Portugal

Olli Rehn diz ser do interesse da UE que a Irlanda e Portugal possam ter um regresso bem-sucedido ao mercado da dívida.



 Comissão Europeia leva Portugal a tribunal

Agências de viagens

A Comissão Europeia decidiu hoje apresentar queixa no Tribunal de Justiça da União Europeia contra oito Estados-Membros, entre os quais Portugal, por aplicarem incorrectamente as regras europeias relativas ao IVA no caso das agências de viagem.



 Comissão Europeia mobiliza portugueses a plantarem árvores

Plantar dez mil árvores entre 15 e 21 de Março, mas multiplicar o gesto em acções de sensibilização, é o mote de uma campanha da Comissão Europeia, com diversos parceiros nacionais, entre eles a Autoridade Nacional Florestal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.



 Comissão Europeia prevê que desemprego atinja 13,7% em 2012

Rendimento dos portugueses vai cair 6%

O rendimento disponível real dos particulares em 2012 deverá sofrer uma queda acentuada na ordem dos seis por cento.



 Comissão Europeia prevê recessão de 3% em Portugal no próximo ano

A Grécia é o único país da zona euro com previsão de recessão

A Comissão Europeia prevê recessões da economia portuguesa de 1,9% este ano e de 3% em 2012, um cenário pior do que o previsto pelo Governo no Orçamento.



 Comissão Europeia tem dúvidas se TGV avança em Portugal

A Comissão Europeia informou hoje a Quercus de que o processo decorrente de uma queixa relativa à terceira travessia do Tejo – que integra o troço Lisboa-Madrid do TGV - foi arquivado “por existirem dúvidas sobre se o TGV irá ou não avançar em Portugal”.



 Comissão Europeia transfere 31,2 milhões para a Madeira até final de Março

Do Fundo de Solidariedade para apoio ao temporal

O comissário para o Desenvolvimento Regional, Johannes Hahn, anunciou hoje na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que seriam enviadas para a Madeira, até ao final de Março, as verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), na sequência da catástrofe que assolou a ilha, há pouco mais de um ano.



 Comissão prepara defesa da gaita de fole de Miranda

Aerofone de padrão medieval

Salvaguardar e preservar a gaita de fole mirandesa é o principal desafio que está a ser levado a cabo por um grupo de pessoas ligadas ao estudo e fabrico daquele instrumento musical típico de Trás-os-Montes.



 Comité europeu para a ciência elogia investimento português em investigação

Parecer omite que Portugal ainda não atingiu média da UE

Um parecer recente do Comité do Espaço Europeu da Investigação (conhecido pela sigla ERAC), que analisa o crescimento anual dos países da União, elogia as políticas portuguesas na área da investigação e desenvolvimento tecnológico (I&D), incluindo Portugal "nos bons exemplos" dos países que continuam a apostar nesta área apesar das restrições orçamentais impostas pela crise internacional.



 Como os emigrantes podem ajudar Portugal

Universidade de Aveiro com apoio DN

Avaliar o contributo do potencial retorno dos emigrantes para o desenvolvimento do turismo no seu local de origem, em Portugal, é o objectivo de um projecto da Universidade de Aveiro apoiado pelo DN.



 Compras ecológicas até 2010

É a principal resolução de um Conselho de Ministros dedicado ao Ambiente

A reunião de ontem do Conselho de Ministros decorreu sob o signo do Ambiente e das alterações climáticas, com o Governo a aprovar uma série de medidas para optimizar a gestão do sector.



 Concentrado no país

José Sócrates não se desvia do papel de primeiro ministro

José Sócrates afirmou que não se desviará da sua responsabilidade como líder do Governo e nada teme quanto ao conteúdo das escutas.
O primeiro ministro afirmou ontem que a ’sucessão de insultos, rumores e mentiras’, sobre o seu alegado envolvimento num plano para controlar a comunicação social não o farão desviar da sua responsabilidade como líder do Governo.



 Concurso de conto infantil na Trofa

A sexta edição do Concurso Literário Nacional/Prémio Matilde Rosa Araújo, iniciativa lançada pela Câmara Municipal da Trofa para promover o conto infantil, vai receber candidaturas até ao próximo dia 2 de Abril.



 Concurso para talentos luso-descendentes

A Secretária de Estado das Comunidades vai promover, no primeiro semestre de 2007, um concurso online para a descoberta de novos talentos musicais entre os Portugueses residentes no estrangeiro.



 Confiança de empresas e consumidores diminuiu

Dados do INE relativos a Dezembro

O indicador de clima económico diminuiu em Dezembro, após ter estabilizado no mês anterior, contrariando o aumento iniciado em Maio.



 Conheça as principais recomendações da OCDE para Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou hoje um relatório de análise à economia portuguesa.



 Conjuntura anima ministro

Indicadores são sinal de esperança para Vieira Silva

O ministro do Trabalho e Solidariedade Social afirmou ontem que a melhoria dos indicadores de conjuntura portugueses ’são um sinal de esperança’, mas que não ’garantem nada’, em relação à crise.



 Conselho de Ministros discute primeira versão do OE

Orçamento de Estado 2012

Uma primeira versão do Orçamento do Estado (OE) para 2012 deverá ser apreciada hoje, quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros, cumprindo o calendário definido pelo Governo em Julho, segundo fonte governamental.



 Conselho de Ministros reúne esta tarde

Governo

O Conselho de Ministros reúne esta tarde para a preparação do programa de Governo que será entregue esta semana na Assembleia da República.



 Consulados portugueses "intermitentes" por falhas no sistema informático

Vários consulados portugueses no estrangeiro estão a funcionar de forma intermitente por falhas no sistema informático.



 Convite às empresas para sair de Portugal

Soares dos Santos

O presidente do grupo Jerónimo Martins, Soares dos Santos, contestou uma eventual subida de impostos, medida que o governador do Banco de Portugal considerou que terá de ser adoptada até 2013 para reduzir o défice.



 Cooperação UE/Rússia relançada em Lisboa

Bruxelas e Moscovo, em Lisboa

A Cimeira de Mafra, hoje, coincide com o 10.º aniversário da assinatura do Acordo de Cooperação Estratégica entre Moscovo e Bruxelas e constitui a 20.ª cimeira da UE/Rússia e a última cimeira para Vladimir Putin enquanto Presidente da Rússia.



 Correntes d'Escritas junta autores ibero-americanos

Edição deste ano traz à Póvoa mais de 60 participantes

"É um acontecimento ímpar em Portugal", diz Carlos da Veiga Ferreira, editor da Teorema. "É um encontro literário de referência", corrobora Manuel Alberto Valente, responsável das Edições ASA.



 Cortiça portuguesa em destaque na Serpentine Gallery em Londres

Projecto de Herzog & de Meuron e Ai Weiwei

A escolha foi da conhecida dupla de arquitectos suíça Herzog & de Meuron, que assina o projecto temporário de arquitectura em conjunto com o controverso artista plástico chinês Ai Weiwei.



 Cortiça portuguesa ganha mercado entre vinhos de topo

As rolhas de cortiça portuguesas estão a ganhar mercado aos vedantes sintéticos nos vinhos topo de gama nos Estados Unidos, segundo dados da AC Nielsen divulgados pela associação norte-americana de promoção da cortiça Cork Quality Council.



 Corvo primeira ilha com painéis solares em todas as casas

Açores

O Corvo será a primeira ilha dos Açores a ter painéis solares e bombas de calor em todas as habitações, um projeto do município que permitirá à população reduzir despesas mensais e melhorar a qualidade de vida.



 Crescimento económico ultrapassa previsões do Governo

Sócrates admite subir resultados da economia de 1,8 para dois por cento
A economia portuguesa pode ter crescido em 2007, a um ritmo superior ao previsto pelo Governo, podendo o Produto Interno Bruto (PIB) alcançar uma taxa de dois por cento contra os 1,8 inicialmente estimados.



 Criado conselho estratégico que vai avaliar selo “Portugal Sou Eu”

Despacho da Secretaria de Estado do Empreendedorismo publicado terça-feira em Diário da República, mais de um ano depois da iniciativa ter sido criada.



 Crianças portuguesas estão a emigrar para trabalhar

Diz comissário do Conselho da Europa

O comissário do Conselho da Europa para os direitos humanos alertou hoje que há crianças portuguesas a emigrar para trabalhar por causa da crise e famílias a retirar idosos das instituições para beneficiar das suas reformas.



 Crianças portuguesas são das mais carenciadas da OCDE

Mais de 27% das crianças portuguesas vivem em situação de carência económica. O retrato é traçado no relatório “Medir a Pobreza Infantil”, que é nesta terça-feira apresentado pela Unicef e que coloca Portugal em 25.º lugar numa lista de 29 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.



 Crianças portuguesas são das que aprendem mais cedo uma língua estrangeira

Portugal é dos países da União Europeia onde se aprende mais cedo uma língua estrangeira. Uma tendência que se verifica em toda a Europa, onde, na maior parte dos países se diminuiu a idade mínima obrigatória para aprender uma língua.



 Crianças portuguesas são das que mais sofrem com a crise

Pelo menos 500 mil crianças e jovens perderam o direito ao abono de família entre 2009 e 2012. Em 2011, o risco de pobreza estava nos 28,6%, indica relatório remetido pela Unicef Portugal ao Comité dos Direitos das Crianças.



 Crise agravou economia paralela

Nos últimos dois anos o sector informal subiu de 18,7% para 19,7% do PIB, quando nesta década o seu peso tinha descido até 2008.



 Cruz Vermelha Portuguesa lança projecto de cuidados a idosos no domicílio

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança terça-feira um projecto de cuidados no domicílio para idosos e doentes com "carências" que pretende abranger "alguns milhares" de pessoas em todo o país, disse à agência Lusa o presidente da instituição.



 Cultura com vista para o Alqueva

Monsaraz - Vila alentejana recebe festival até domingo

Música, dança e exposições são os principais ingredientes do Festival Monsaraz Museu Aberto, que decorre até ao próximo domingo na vila medieval alentejana.



 Curso de arte rupestre no Côa

Será como que uma Escola de Belas Artes do Paleolítico

No Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde a descoberta de três séries de placas com gravuras suscitou a alusão a uma “Escola de Belas Artes do Paleolítico”, pode vir a ser leccionado um curso de arte rupestre. A matéria está a ser analisada juntamente com Espanha.



 Curta-metragem portuguesa nomeada para dois prémios

Short Film Awards

A curta metragem ’Boy’ da autoria do realizador Bruno Gascon e protagonizada pelo actor Duarte Grilo foi nomeada em duas categorias no festival The Short Film Awards -The Sofies, que se realiza em dezembro em Nova Iorque.



 Curtas de Vila do Conde arranca entre a contemporânea Reichardt e o histórico Antonioni

A 22.ª edição do Curtas Vila do Conde arranca no sábado, num equilíbrio entre a história do cinema com a exibição de trabalhos do italiano Michelangelo Antonioni e o cinema contemporâneo de Kelly Reichardt, segundo a organização.



 Custo da mão-de-obra em Portugal sobe 3,1% no 2° trimestre - Eurostat

O custo da mão-de-obra aumentou 3,1% em Portugal no segundo trimestre, face ao mesmo período do ano passado, enquanto tanto na zona euro como no total da União Europeia estes custos subiram 1,2%.



 Da inclusão social aos projectos de itinerância

Os jovens com "exigências particulares" – o que inclui deficientes, crianças internadas em hospitais e adolescentes oriundos dos bairros mais carenciados – figuram no topo das prioridades do Serviço Educativo de Serralves para o corrente ano.



 Da Weasel anunciaram ponto final na carreira

Os portugueses Da Weasel, uns dos grupos que melhor souberam unir o hip hop ao rock, anunciaram ontem que puseram fim ao projecto, 17 anos depois da fundação, revelou a editora EMI.



 Da Weasel dá a cara pela fome

Solidariedade

“Levanta-te contra a Pobreza” é uma iniciativa da campanha Pobreza Zero. Em Portugal, o rosto desta iniciativa são os Da Weasel, apesar de outros artistas darem voz à divulgação. O evento consiste em fazer levantar milhares de pessoas no mundo inteiro, entre as 11h do próximo domingo e as 11h de segunda, conseguindo um novo recorde para o Guinness e visibilidade para a causa.



 Dados do INE confirmam fim da recessão em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística confirmou, esta segunda-feira, as previsões para a economia portuguesa no terceiro trimestre, apontando para um crescimento de 0,2% face ao trimestre anterior e uma queda de 1% face ao mesmo trimestre de 2012.



 Daniel Bessa considera que a economia portuguesa é "viciada em crédito"

Actualidade

O antigo ministro da Economia Daniel Bessa disse hoje acreditar que a questão do acesso ao crédito por parte das empresas em Portugal está a aproximar-se da resolução e salientou que a economia nacional é "viciada em crédito".



 Das casas de fado para os principais palcos do Mundo

Sobre ela escreveu Miguel Esteves Cardoso "Para além da voz e da interpretação perfeitas, tem a qualidade raríssima e primitiva que tem Argentina Santos: a verdade natural, sem esforço ou premeditação.



 DAVID FONSECA

“Gosto de fazer coisas diferentes”

David Fonseca actua hoje na Aula Magna, às 21h30.



 David Fonseca lança 'single' gratuito na Net

Na próxima segunda-feira, chegará ao site de David Fonseca - www.davidfonseca.com - o primeiro single do seu próximo álbum, ainda sem título e a ser editado apenas em Outubro.



 Défice português de 2013 é "notícia bem-vinda"

Comissão Europeia

A Comissão Europeia considera que o valor do défice orçamental de Portugal em 2013, de 4,9%, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) é uma "notícia bem-vinda", que a ’troika’ já antecipara no final de fevereiro.



 Défice português vai aumentar ainda mais

Previsões FMI

Portugal deverá ter registado um défice público de 8% do PIB no ano passado, valor que vai piorar até aos 8,6% este ano, previu ontem o FMI.



 Dívida portuguesa é a 3.ª maior da UE

Portugal registou a sexta maior subida europeia

No primeiro trimestre de 2013, a dívida pública portuguesa aumentou para 127,2% do PIB nacional.

A dívida pública portuguesa aumentou para 127,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, contra 123,8% registados no trimestre anterior e 112,3% observados um ano antes, sendo a terceira mais elevada da União Europeia, divulgou esta segunda-feira o Eurostat.



 Dívida vai custar 3900 euros por pessoa este ano

Derrapagem

Leilão de dívida pública foi tido como um "sucesso", mas cada português verá a factura subir 435 euros em 2011.



 Dead Combo actuam em Cannes na estreia de “Cosmopolis”

Os portugueses Dead Combo vão actuar no dia 25 no Festival de Cinema de Cannes, a propósito da estreia mundial do filme “Cosmopolis”, de David Cronenberg, disse à agência Lusa o produtor Paulo Branco.



 Defender interesses lusos

Pedro Nuno Santos garante que nunca apelou ao não pagamento da dívida

O vice-presidente do PS explicou as declarações polémicas, mas negou ter defendido que Portugal não devia pagar a dívida pública.



 Descobertos vestígios arqueológicos da época romana em Alcácer do Sal

Durante as obras numa escola

Um conjunto de tanques, cerâmica, uma cisterna e três esqueletos são alguns dos vestígios da época romana encontrados no local onde estava prevista a construção, já suspensa, do Centro Escolar do Torrão, concelho de Alcácer do Sal.



 Descobrimentos Portugueses numa grande exposição em Washington

Perto de 300 peças em destaque no Smithsonian

Os Descobrimentos Portugueses vão estar em destaque numa grande exposição, com perto de 300 peças oriundas de Portugal e dos países contactados pelos antigos navegadores, no próximo Verão, em Washington, Estados Unidos.



 Desempregados inscritos nos centros de emprego já ultrapassam 648 mil

Dados do IEFP divulgados hoje

O número de desempregados inscritos no final de Fevereiro aumentou 16,6% em relação ao ano passado. Já as ofertas de emprego caíram 37,2%.



 Desempregados vão ajudar a prevenir fogos‎

Proposta inclui beneficiários do RSI

Governo está a ultimar protocolo que visa a disponibilização de desempregados e beneficiários do RSI para ações nas florestas.



 Desemprego desce há nove meses consecutivos

A taxa de desemprego em Portugal recuou para 16,3% em Setembro, o valor mais baixo desde o mesmo mês do ano passado. De acordo com os dados divulgados, nesta quinta-feira, pelo Eurostat, o desemprego está a descer há nove meses consecutivos.



 Desemprego em Portugal é o terceiro mais elevado da OCDE

Em 34 países, Grécia, Espanha e Portugal são os que registam mais desempregados.



 Desemprego em Portugal com novo recorde de 11,2 por cento

Eurostat divulgou valor de Janeiro

O desemprego em Portugal deverá ter atingido um máximo histórico de 11,2 por cento entre Setembro e Janeiro, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat.



 Desemprego em Portugal desce para 14,6% em abril, 2a maior queda homóloga da UE

A taxa de desemprego em Portugal registou em abril a segunda maior descida homóloga da União Europeia, de 17,3% para 14,6%, apenas atrás da Hungria, sendo contudo a quinta mais elevada entre os 28, revela o Eurostat.



 Desemprego em Portugal estabiliza nos 9,2 por cento

Dados da OCDE e da Eurostat confirmam

Tal como no conjunto da OCDE, taxa de desemprego estabilizou em Portugal. Regista-se um aumento de 1,4 por cento face a 2008.



 Desemprego em Portugal mantém-se estável nos 14%

Na União Europeia, a taxa caiu para 10,1%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2012.



 Desemprego em Portugal mantém-se nos 17,5%

A taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 17,5% em março, igual a fevereiro, mas acima dos 15,1% observados em março de 2012, com os jovens desempregados a subir de 38,1 para 38,3%.



 Desemprego em Portugal sobe para os 10,5 por cento

Quinta maior taxa da OCDE

A taxa de desemprego em Portugal voltou a subir em Março, situando-se agora nos 10,5 por cento, segundo dados da OCDE.
A taxa de desemprego em Portugal, medida pela OCDE, subiu 0,2 pontos percentuais em Março, um agravamento face ao mês anterior (10,3 por cento), situando-se agora no valor mais elevado dos últimos 20 anos.



 Desemprego em Portugal sobe uma décima para 9,2% em Setembro

O desemprego na zona euro subiu uma décima em Setembro face ao mês anterior, para 9,7 por cento, contra 7,7 por cento em Setembro de 2008, atingindo a taxa mais elevada desde Janeiro de 1999, segundo o Eurostat.



 Desemprego em Portugal: 12,6% este ano e 13,6% em 2012

PREVISÕES DA UNIÃO EUROPEIA

A Comissão Europeia projecta que o desemprego em Portugal se situe este ano nos 12,6 por cento, aumentando um ponto percentual em 2012, de acordo com as previsões de Outono hoje reveladas pelo executivo comunitário.



 Desenho está em tudo que é visível

Mestre Júlio Resende faz hoje noventa anos. O homem, para quem o desenho “é a ideia ou sentimento tornado forma”, faz do encontro do homem com a natureza a inspiração de todo o seu trabalho.



 Desertificação ameaça mais de metade do país

Alentejo, Algarve e fronteira são as regiões mais afectadas.

Mais de metade do território português corre o risco de ficar deserto e seco nos próximos 20 anos e cerca de um terço já está afectado pela desertificação, alertou ontem o presidente da Liga para a Protecção da Natureza (LPN).



 Desertificação foi debatida no Parlamento

PSD chamou a atenção, mas adiou as propostas

O PSD utilizou ontem o debate que havia proposto sobre desertificação no interior para “chamar a atenção” do Governo para a necessidade de tornar esta questão “uma causa nacional”, mas remeteu para mais tarde a apresentação propostas concretas.



 Desfile académico com brio e críticas

Milhares de pessoas viram o cortejo passar no Porto

Cumpriu-se a tradição.



 Desfile do 25 de Abril marcado pelo descontentamento

Milhares de pessoas desceram esta tarde a Avenida da Liberdade em direcção no Rossio no tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, este ano marcado pelo descontentamento face à crise económica, associado a um sentimento de descrença política.



 Despertar contra a pobreza

Duas mil acções juntaram Portugueses

Cerca de 400 estudantes universitários deitaram-se ontem numa cama gigante em Lisboa para, minutos mais tarde, « despertarem contra a pobreza », juntando-se assim à iniciativa internacional de protesto contra as grandes desigualdades que existem no mundo.



 Dez medidas que fazem de 2013 um ano de cinto apertado

Quando em 2011 se olhava para 2012, esse era “o ano de todos os medos”. Um ano de austeridade num país habituado a viver em crise. Este ano volta a ser de aperto de cinto. Das mais pesadas às menos abrangentes, um breve retrato de medidas que vão pesar no bolso dos portugueses em 2013.



 Dia da Europa assinalado hoje em Portugal

O Presidente da República assina hoje, no Dia da Europa, o Decreto de Ratificação do Tratado de Lisboa, firmado pelos 27 estados-membros da União Europeia em 13 de Dezembro de 2007, na capital portuguesa.



 Dia do Autor Português assinalado amanhã com destaque para a protecção dos direitos de autor

Sociedade Portuguesa de Autores

A entrega do Prémio Consagração de Carreira à escritora Isabel da Nóbrega e a inauguração de uma exposição são algumas das iniciativas que assinalam quarta-feira o Dia do Autor Português, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.



 Dia Mundial do Livro passa pela prisão feminina de Tires

Sensibilizar as reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires para o prazer da leitura é uma das iniciativas com que o Ministério da Cultura assinala hoje o Dia Mundial do Livro.



 Diáspora exposta na Casa da Cultura

A exposição "Traços da Diáspora Portuguesa", da responsabilidade do Museu da Presidência da República vai estar patente em Fafe de 15 de Março a 31 de Agosto, depois de passagens por Setúbal e Lisboa.



 Dilma Rousseff diz que Brasil está "pronto" dentro e fora do campo

MUNDIAL2014

A Presidente do Brasil afirmou, na noite de terça-feira, que o país está pronto dentro e fora do campo para acolher o Mundial de futebol, que arranca na quinta-feira, rejeitando as críticas sobre os atrasos, gastos excessivos e caos nos preparativos.



 Dilma Rousseff: Brasil poderá ajudar economia portuguesa

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse, hoje, em Coimbra, que o Brasil poderá ajudar a economia portuguesa.



 Dinamizar turismo pela economia

Entre Portugal e China

A administradora-executiva da Aicep, Teresa Ribeiro, considera que a dinamização do turismo entre Portugal e a China poderá abrir novas perspetivas que levem à concretização de negócios noutras áreas.



 Dinheiro do FMI chega já este mês

Pagamentos do próximo mês, avaliados em sete mil milhões de euros, resolvidos pelo FMI face a maior incerteza na aprovação do fundo europeu. ’Troika’ deixa espaço a alterações cirúrgicas.



 Diogo Morgado estreia ‘O Filho de Deus' nos EUA

Filme protagonizado pelo ator português só chega ao nosso País no final de março.



 Direita com maioria absoluta

Sondagem DN

O PSP e o CDS elegem, em conjunto, entre 115 e 130 deputados, garantindo assim a maioria absoluta ou, na pior das hipóteses, um empate parlamentar (115-115), de acordo com a sondagem feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), nos dias 28 e 29 de Maio, para o DN, o JN, a RTP e a Antena 1.



 Direito de voto igual para todos

Semana da diversidade cultural...

O Alto-Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas português defendeu ontem, em Lisboa, o direito de voto para todos os imigrantes em Portugal nas eleições autárquicas, legislativas e presidenciais.



 Disco: ‘Amor, Escárnio e Maldizer' a 2 de Abril

Uma espécie de rap

O novo disco dos Da Weasel, de título ‘Amor, Escárnio e Maldizer’, conta com uma participação especial dos Gato Fedorento.



 Discurso de Cavaco abre guerra com o PS

TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Cavaco Silva afirmou no seu discurso de tomada de posse que a estabilidade política deve ser aproveitada para a resolução efectiva dos problemas do País. O PS não gostou nada do que ouviu.



 Distribuição aumenta vendas e emprego

O sector criou quase 5500 novos postos de trabalho, aumentando o emprego em 8%. Desde 2004, foram contratadas 31 758 pessoas.



 Documentário "Mar Português" estreia hoje em Lisboa

O documentário "Mar português", no qual o realizador Francisco Manso e o historiador Álvaro Garrido se debruçam sobre a orla costeira e os recursos marítimos portugueses, tem estreia marcada para hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



 Dois filmes portugueses em competição

Cinéma du Réel

Os documentários portugueses «Orquestra Geração» e «A nossa forma de vida» foram selecionados para a competição internacional do Festival Cinéma du Réel, que decorrerá em março, em Paris.



 Dois filmes portugueses selecionados para Veneza

Programação é hoje anunciada

A 68.ª edição do festival de Veneza decorre entre 31 de agosto a 10 de setembro. «Cisne» e «Palácios de Pena» selecionados.



 Dois portugueses na Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo

Os projectos de arquitectura de requalificação do Estaleiro do Ouro, Porto, e de remodelação e ampliação do Hospital Sousa Martins, Guarda, vão representar Portugal na 9.ª Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo, Brasil, a partir de 2 de Novembro.



 Dois portugueses na corrida ao Urso de Ouro

Cinema

"As Rosas Brancas", de Diogo Costa Amarante, e "Taprobana", de Gabriel Abrantes vão ter estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim.



 Dois projectos de João Pedro Rodrigues, um filme de Pedro Costa e uma curta-metragem de Manoel de Oliveira

Presença portuguesa em Cannes

Portugal não tem nenhum filme em competição, mas conta com dois projectos de João Pedro Rodrigues, um filme de Pedro Costa e uma curta-metragem de Manoel de Oliveira no 60º Festival de Cinema de Cannes, que se prolonga até dia 27 deste mês.



 Douro a Maravilha da Natureza

Vai ser hoje lançada a campanha para promover a candidatura do Douro a “Maravilha da Natureza”. Este concurso foi lançado pela “New Seven Wonders Foundation” depois da eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo. A ministra da Cultura vai estar presente na cerimónia.



 Douro eleito como melhor destino fluvial da Europa

A região do Douro foi distinguida como o melhor destino fluvial da Europa, colocando o Douro à frente de destinos como o Reno, que atravessa a Europa de Sul a Norte, o Guadalviquir, em Espanha, o Sena, em França, ou mesmo o Elba que atravessa a República Checa e a Alemanha.



 Douro Film Harvest homenageia o Brasil

Festival entre 5 e 11 de setembro

As relações entre Portugal e Brasil vão estar em destaque na terceira edição do Douro Film Harvest, que se realiza em setembro.
A terceira edição do Douro Film Harvest (DFH), que decorre de 05 e 11 de setembro, vai ter como país convidado o Brasil e as suas tradições vinícola e cinematográfica, anunciou ontem fonte da organização.



 Douro vai a Paris à procura de turistas e investidores

A primeira missão internacional do Douro arranca quarta-feira, em Paris, com o objectivo de promover a mais antiga região demarcada do mundo junto de operadores, decisores institucionais e imprensa especializada.



 Draghi: Melhoria das exportações portuguesas é impressionante

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, disse hoje que os programas de ajustamento aplicados em alguns países da Zona Euro - como é o caso de Portugal - "começam agora a dar os seus primeiros frutos", disse citado pela Bloomberg.



 Duas curtas-metragens portuguesas distinguidas no Festival de Badajoz

As curtas-metragens portuguesas, "Longe do Éden", de Carlos Amaral, e "Gambozinos", de João Nicolau, foram galardoadas no Festival de Badajoz, que terminou no sábado passado.



 Duas em cada cinco crianças vivem "situação de pobreza"

Estudo encomendado pelo Governo revela que o grupo etário até aos 17 anos é o mais vulnerável à pobreza.

O jornal "Público" escreve que um estudo realizado por uma equipa do Instituto Superior de Economia e Gestão conclui que cerca de 40 por cento das crianças portuguesas vivem em "situação de pobreza".



 Duas pinturas de Amadeo nas obras-primas europeias

O quadro de Turner foi escolha da própria Rainha de Inglaterra.



 Dulce Pontes lança duplo CD "Momentos"

Dulce Pontes celebra os 20 anos de carreira artística com o lançamento do duplo álbum "Momentos", desde esta terça-feira à venda.



 Durão Barroso vê eurobonds como solução

Para resolver crise da dívida soberana

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, voltou a defender, em entrevista à Bloomberg, a emissão de eurobonds apesar de considerar que estas não são a ’panaceia’, para a crise da dívida soberana.



 Durão Barroso: “Ameaça existencial contra o euro está ultrapassada”

Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, criticou Portugal por o debate da crise estar muito centrado no curto prazo.



 Durão: Zona euro tem de chegar a acordo já amanhã

Cimeira

O presidente da Comissão Europeia avisou hoje, quarta-feira, que a crise da zona euro é muito grave e exige que os responsáveis europeus cheguem a acordo já amanhã. Declarações que contrariam a posição defendida recentemente por Angela Merkel.



 E Agora? Lembra-me é um dos 20 melhores filmes de 2013 que não chegaram à América

Revista Film Comment faz a lista dos filmes que não foram distribuídos no mercado norte-americano e o português Joaquim Pinto fica à frente de Jafar Panahi, Wang Bing ou Johnnie To.



 Economia cresceu no segundo trimestre

Indicadores positivos

Instituto Nacional de Estatística confirma subida de 1,1% PIB. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta sexta-feira o crescimento de 1,1% do PIB no segundo trimestre do ano, face ao trimestre anterior, mas piorou a estimativa da contração em termos homólogos de 2% para 2,1%.



 Economia e exportações no centro do debate de hoje com Sócrates

O debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será aberto pelo Governo, vai ter como tema a economia e as exportações, na primeira reunião parlamentar com José Sócrates depois da eleição do novo líder do PSD, Pedro Passos Coelho.



 Economia em cima da mesa

Cavaco Silva em Angola no dia 18

Angola é o primeiro parceiro comercial de Portugal fora da União Europeia e o quarto destino das exportações portuguesas.



 Economia ficou estagnada no quarto trimestre do ano passado

Recessão de 2009 ficou em -2,7 por cento

A economia portuguesa estagnou no quarto trimestre do ano passado, com o PIB a apresentar uma variação nula face ao trimestre precedente, revelou hoje o Instituto Nacional Estatística (INE). A variação no conjunto de 2009 foi de -2,7 por cento.



 Economia já está a recuperar, mas os portugueses ainda não

Passos Coelho disse que "ninguém tem dúvidas nenhumas de que estamos melhor".



 Economia paralela subiu para 26,7% do PIB e representa mais de metade do empréstimo da troika

Em valor absoluto, a economia não registada ascendeu a 44.283 milhões de euros em 2012.

O índice da economia paralela subiu 4% em 2012, passando de 25,49% em 2011 para 26,74% em 2012, revelou esta quarta-feira Óscar Afonso, vice-presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (Obejef), da Faculdade de Economia do Porto.



 Economia portuguesa é a que menos cresce na UE

Bruxelas prevê que Portugal seja o único país com défice acima dos 3% e estima ainda a taxa de desemprego de 7,7% este ano.

A economia nacional vai continuar a crescer até ao fim do ano, mas o ritmo de crescimento será o mais baixo da União Europeia, revelam as previsões Económicas da Primavera, apresentadas pela Comissão Europeia (CE).



 Economia portuguesa continua a recuperar lentamente

A actividade económica em Portugal deu sinais de melhoria no mês de Fevereiro, revela a Síntese Económica de Conjuntura divulgada, ontem, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.



 Economia portuguesa continua anémica

Consultora SaeR diz que a fraqueza da procura interna não permite acompanhar parceiros da Zona Euro

Embora a economia portuguesa esteja a reanimar e a crescer, o ritmo continua a ser insuficiente para haver a criação líquida de postos de trabalho.



 Economia portuguesa cresce 0,4% em 2014, diz OCDE

Metade da previsão do Governo

A OCDE prevê que a economia portuguesa recue 1,7% este ano e que volte ao crescimento em 2014, mas apontando para um crescimento de apenas 0,4%, metade do previsto pelo Governo e pela ’troika’.



 Economia portuguesa destruiu 428 mil empregos desde chegada da "troika"

O Conselho Económico e Social estima que no espaço de cinco anos, entre 2008 e 2013, a economia portuguesa tenha destruído quase 650 mil empregos, 428 mil dos quais desde que Portugal pediu ajuda externa à "troika".



 Economia portuguesa fecha 2013 a recuar 1,5% e crescerá 0,8% em 2014

A economia portuguesa deverá ter recuado 1,5% em 2013, depois de no último trimestre do ano passado ter crescido 1,3% face a igual período de 2012, segundo as estimativas da Universidade Católica.



 Economia portuguesa recua 3,3% em 2012

Só a Grécia tem pior desempenho

A Comissão Europeia reviu em baixa as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminua 3,3 por cento em 2012.



 Economia portuguesa recua 3,9% no 1.o trimestre

Dados do INE

A economia portuguesa registou uma queda de 3,9% no primeiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado, segundo a primeira estimativa das contas nacionais trimestrais divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).



 Economia portuguesa recuou 4% no primeiro trimestre

Primeira estimativa do INE apontava para uma recessão de 3,9%.
O Instituto Nacional de Estatística reviu os dados sobre o crescimento económico nos primeiros três meses do ano e estima agora uma queda de 4% face ao primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% comparando com os últimos três meses do ano.



 Economia portuguesa recupera

Principais indicadores do Banco de Portugal voltam a melhorar em Março, afastando cenário de recessão.
A actividade económica e o consumo privado subiram pelo décimo primeiro mês consecutivo em Março, acompanhados por uma melhoria no sentimento económico, que foi, no entanto, contrariada pela queda da confiança dos consumidores, segundo os números mais recentes do Banco de Portugal.



 Economia portuguesa saiu da recessão

Dados do Instituto Nacional de Estatística

A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, pelo segundo trimestre A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre.



 Economia quase estagna no próximo ano

Previsões do Banco de Portugal

A economia portuguesa, depois de um crescimento mais alto este ano do que o inicialmente previsto, vai registar uma variação do PIB em 2011 de apenas 0,2 por cento, projecta o banco de Portugal.



 Economia recuou 0,3% no quatro trimestre de 2010

PIB pela primeira vez no vermelho desde 2009. Exportações continuaram a crescer mas consumo caiu. No conjunto do ano, a economia cresceu 1.4%.



 Economista diz que Portugal deverá ser afastado dos mercados

O economista Nouriel Roubini, conhecido por ter previsto a crise financeira nos Estados Unidos, afirmou hoje, quinta-feira, que Portugal deverá ser afastado "em breve" dos mercados de dívida, seguindo a Irlanda e a Grécia.



 Economistas portugueses preferem o plano do FMI

Proposta de Bruxelas «chumbada»

Vários economistas portugueses preferem o plano do FMI em vez do de Bruxelas, pois tem um prazo maior e acarreta juros mais baixos.



 Edição rara de "Os Lusíadas" protegida em cofre climatizado

Requisição é muito rara

Um cofre climatizado guarda uma das principais raridades do acervo da Biblioteca Pública de Arquivo de Ponta Delgada, um dos seis exemplares referenciados da primeira edição de "Os Lusíadas", de 1572, e que permanece desconhecido do grande público.



 Efeitos nas crianças: desenhos portugueses estudados

Alimentação saudável

Crianças portuguesas, holandesas e húngaras vão participar num estudo internacional que pretende avaliar o impacto nos seus hábitos alimentares de uma nova série de animação 100% portuguesa: os Nutri Ventures.



 El Mundo elogia Buraka Som Sistema

"Komba"

Os portugueses Buraka Som Sistema são "o mais importante que aconteceu na música moderna portuguesa nos últimos cinco anos", escreveu o jornal espanhol "El Mundo", a propósito do álbum "Komba".



 Eléctricos voltam à Baixa

Os eléctricos vão voltar à Baixa do Porto no próximo ano.



 Eleições legislativas marcadas para 5 de Junho

O Presidente da República anunciou que as eleições legislativas serão no próximo dia 5 de Junho.
Num discurso muito duro, Cavaco Silva frisou que o Conselho de Estado, com quem esteve reunido durante três horas, votou "por unanimidade" a dissolução da Assembleia da República.



 Em Portugal “há uma fadiga da austeridade que se começa a ver nas ruas”

Economista Nouriel Roubini defendeu que a austeridade fiscal deve ser reduzida quando se fazem reformas estruturais.
A austeridade tem sido “terrível” para a zona euro. Nouriel Roubini, o economia que previu a crise financeira de 2008, admite que a austeridade até é necessária mas os seus efeitos não devem ser ignorados.



 Embaixadores à descoberta do Português

Por respeito ao país anfitrião e para chegar à essência do povo, um grupo de embaixadores acreditados em Lisboa ensaia os primeiros passos na língua portuguesa: gostam das palavras simples, mas embirram com os verbos.



 Emigração portuguesa é maioritariamente não qualificada

Secretário de Estado das Comunidades

O secretário de Estado das Comunidades negou hoje que a emigração esteja a aumentar exponencialmente e sobretudo entre licenciados, sublinhando que "as migrações são uma constante" em Portugal e construção e hotelaria ainda são os setores mais procurados.



 Emigração renova força

Comunidades portuguesas em vários países mais do que duplicaram em 2012

Reflexão sobre novo fluxo de emigração arranca hoje em Fátima.



 Emigração tem primeira exposição em Portugal

Traços da Diáspora Portuguesa é o título de uma exposição, a inaugurar-se, quarta-feira, na Gare Marítima de Alcântara (Salão Almada Negreiros). Organizada pelo Museu da Presidência da República e pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, ficará aberta das 14 às 20 horas e prolongar-se-á até 27 de Janeiro.



 Emigrantes criticam falta de respostas

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) criticou a falta de aposta do Governo nos emigrantes e espera que 2007 traga respostas para os problemas dos Portugueses no estrangeiro.



 Emigrantes doam 30 cadeiras de rodas a instituição

Açores

Um grupo de emigrantes açorianos nos Estados Unidos da América (EUA) enviou para os Açores um contentor com camas articuladas, cadeiras de rodas e andarilhos no âmbito de uma campanha solidária da Casa do Povo das Capelas.



 Emigrantes não percebem como se vive com 500 euros por mês

Sandra não queria ir para a Alemanha quando, em 1988, então com 12 anos e Portugal com dois de integração na CEE, a mãe decidiu que a família iria juntar-se ao pai, que vivia perto de Estugarda.



 Emigraram para o Reino Unido, no total, cerca de 532 mil pessoas

Chegaram 30 mil portugueses ao Reino Unido no ano passado

Emigração para terras de sua majestade aumentou 50%.



 Empresa do Porto vai lançar guitarra em material compósito

Produto da Ideia.m é mais leve que uma guitarra tradicional

Tem quase metade do peso de uma guitarra tradicional e é insensível à temperatura e à humidade. Chama-se AVA e vai ser lançada em Março pela Ideia.m, uma empresa do Porto que cria produtos em materiais compósitos. Para já, apenas o Papa Bento XVI é proprietário de uma AVA.



 Empresas portuguesas atrasam pagamentos acima de 30 dias

As empresas portuguesas apresentaram um atraso médio de 31,29 dias nos pagamentos no primeiro trimestre, tendência em agravamento desde 2008, e coloca Portugal abaixo da média europeia, segundo estudo da Informa D&B.



 Empresas portuguesas são das que menos páginas têm na Internet - Eurostat

Relatório

Apenas seis em cada 10 empresas em Portugal dispunham, em 2013, do seu próprio sítio de Internet, um dos valores mais baixos da União Europeia, onde a média se cifrava nos 73%, revelam dados hoje divulgados pelo Eurostat.



 Encontrado canhão que pode ser português

Austrália

Um rapaz de 13 anos encontrou numa praia do norte da Austrália o que pode ser um canhão pedreiro como os que eram utilizados nos navios portugueses do século XVI. Uma descoberta que pode ajudar a provar que os portugueses estiveram na Austrália no mesmo período em que ocuparam Timor.



 Encontros de cinema e vídeo em Viana

Iniciativa arranca hoje e dura até 11 de Maio

Os VIII Encontros de Viana de Cinema e Vídeo começam hoje. As secções “Filmes Falados” e “Olhar ao Lado” são os destaques, sendo que no final de cada projecção existirá espaço para um debate.



 Enfermeiro despede-se de Cavaco Silva antes de emigrar

Crise

Pedro Marques, enfermeiro português de 22 anos, emigra quinta-feira de madrugada para o Reino Unido, mas antes despediu-se, por carta, do Presidente da República e pediu-lhe para não criar "um imposto" sobre as lágrimas e sobre a saudade.



 Enquanto for necessário

Ministro das Finanças diz que medidas de austeridade são para manter

As medidas de austeridade anunciadas pelo Governo vão manter-se ’enquanto for necessário’, anunciou ontem Teixeira dos Santos.



 Entre a tradição e a modernidade

Mayra Andrade edita, no próximo dia 18, o segundo álbum, "Storia, storia", gravado em França, Brasil e Cuba.



 Entroikado na lista de candidatas a palavra do ano

Iniciativa Porto Editora

Uma editora selecionou dez palavras como as mais marcantes deste ano, entre as quais "entroikado" e "manifestação", e vai colocá-las à escolha dos portugueses, para eleição da "palavra do ano", a partir de hoje, num sítio na Internet.



 Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento

Parlamento

Comissário para Perspectivas Financeiras, Janusz Lewandowski, vai à Comissão Parlamentar de Orçamento com a execução de 2010 na mira da UE.



 Equipa de Secretários de Estado com 17 novos elementos

A equipa de secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional, hoje proposta pelo primeiro-ministro ao Presidente da República, apresenta 17 novos elementos em relação ao anterior executivo.



 Ericeira e Carrapateira nos 50 melhores spots mundiais

Surf

Ondas portuguesas figuram entre as melhores do mundo, numa lista liderada pelo Pipeline, no Havai.



 Esforços em Portugal elogiados pelo FEEF

Regling destaca reformas já realizadas

Num discurso na Finlândia, Klaus Regling considerou que a génese da crise está na falta de ação dos governos para combaterem o défice e acrescentou que Portugal mostra um bom progresso nas reformasem curso e na redução do défice orçamental.



 Espaço Miguel Torga com projecto até Julho

A Câmara Municipal de Sabrosa já mandou elaborar o projecto do futuro Espaço Miguel Torga, que ficará localizado na terra natal do escritor, em S. Martinho de Anta.



 Espanha junta-se a Portugal na primeira "greve ibérica"

Crise económica

Os sindicatos espanhóis estão a planear a realização de uma greve geral no dia 14 de novembro para protestar contra os cortes previstos pelo Governo de Mariano Rajoy, num protesto planeado para coincidir com a greve convocada pela CGTP em Portugal.



 Espólio integral online em 2010

Fernando Pessoa

A Biblioteca Nacional Digital (BND), departamento da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) que disponibiliza 10.500 títulos em formato electrónico, vai colocar online no próximo ano o espólio integral de Fernando Pessoa.



 Esperance de vie élevée mais fort taux de chômage et abandon scolaire au Portugal - Eurostat

Actualité

Le Portugal est l’un des pays européens avec l’espérance de vie la plus élevée mais avec un chômage de longue durée et un abandon scolaire précoce plus élevés, révèle aujourd’hui une étude de l’Eurostat sur la qualité de vie.



 Estado monta nova mega-operação de venda de património

Em apenas três dias, as Finanças vão colocar em leilão 29 imóveis públicos avaliados em 6,9 milhões de euros.



 Está aí o autocarro eléctrico "made in Portugal"

Vila Nova de Gaia vai receber a unidade protótipo do autocarro elétrico da CaetanoBus, já em abril. O mercado internacional vem a seguir.



 Estrangeiros de mais de 20 países rumaram até Fátima

As cerimónias do final da tarde de ontem, no Santuário de Fátima, que marcaram o início da Peregrinação Aniversário de Outubro, contaram com milhares de peregrinos estrangeiros em grupos organizados de 21 países.



 Estrangeiros gastaram mais 13% em Portugal

Turismo entre Maio e Agosto

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal cresceram 13,23 por cento entre Maio e Agosto deste ano face a período homólogo. Gastaram 872 milhões de euros.



 Estrangeiros vão ser informados sobre pagamento de portagens na Net

A Estradas de Portugal anunciou, esta quarta-feira, a intenção de informar os estrangeiros que queiram vir a Portugal de que podem pagar na Internet as portagens das ex-SCUT, mas vai também colocar mais máquinas de pagamento nas fronteiras.



 Estratégia para as migrações permitirá atrair talento para Portugal - Pedro Lomba

Secretário de Estado

O secretário de Estado Pedro Lomba afirmou hoje que a nova estratégia do Governo para as migrações permitirá ao Governo atrair talento estrangeiro e nacional em Portugal e travar a saída de jovens qualificados.



 Estudantes invadiram o Porto no tradicional cortejo da Queima

O cortejo da queima das fitas saiu ontem à rua e mais uma vez provocou o caos no trânsito no centro da cidade.



 Estudo evoca génese do Instituto Camões

Língua. 80.º Aniversário da criação da extinta Junta de Educação Nacional

Mostra complementar contextualiza e ilustra a trajectória da instituição



 ETA tinha mesmo uma base terrorista em Portugal

O Observatório de Segurança reafirma que a moradia descoberta na semana passada em Óbidos era uma base terrorista da ETA.
O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) reafirmou hoje a existência de uma base terrorista da ETA em Portugal, onde era possível o fabrico de engenhos explosivos.



 EUA reforçam apoio a ajustamento português

Encontro biliateral

Os Estados Unidos reforçaram quarta-feira o seu apoio ao programa de ajustamento português, numa reunião semestral da comissão bilateral em que foi discutida a crise na zona euro, disse hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.



 Eurogrupo aprova nova parcela de ajuda a Portugal

Reunião

Os ministros das Finanças da zona euro aprovaram, no Luxemburgo, o desembolso da próxima tranche da ajuda a Portugal, assim como a extensão, por um ano, do prazo para correção do défice, indicaram fontes diplomáticas.



 Eurogrupo reúne-se esta segunda-feira para discutir alívio dos prazos a Portugal

Os parceiros europeus vão discutir o alívio da carga nos custos de financiamento de Portugal e da Irlanda.



 Eurostat confirma défice de 6,4% do PIB em Portugal

Em 2012

O défice português ficou nos 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 e a dívida pública atingiu os 123,6%, a terceira mais elevada na União Europeia (UE), confirmou hoje o Eurostat.



 Evocação de João Paulo II marca peregrinação ao santuário

FÁTIMA

A evocação de João Paulo II, beatificado em Roma no dia 01 de maio, vai marcar a peregrinação de hoje e sexta-feira ao Santuário de Fátima, onde o pontificado do papa polaco vai ser recordada.



 Ex-Ornatos Violeta não pára

Manel Cruz já pensa numa dupla viagem

’Foge Foge Bandido’ é uma obra de arte criada pelo mais talentoso jovem artista português da actualidade, o nosso maior génio”, afirmou ao CM o guitarrista Peixe, venerando Manel Cruz.



 Ex-presidentes da República apelam ao consenso urgente

Eanes, Soares e Sampaio uniram vozes para pressionar Sócrates e Passos

Os três ex-chefes de Estado são unânimes quanto ao futuro do país : os dois maiores partidos políticos - PS e PSD - devem chegar a acordo quanto ao Orçamento do Estado para 2011 (que entra esta semana no Parlamento), sob pena de a crise económica se agudizar.



 Exportações aumentam 1,5% e importações sobem 2,5% no 3.º trimestre - INE

As exportações de bens aumentaram 1,5% e as importações avançaram 2,5% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).



 Exportações caem 2,2% em agosto e atingem valor mais baixo do ano, importações recuam

A venda de bens ao exterior teve uma evolução negativa em agosto, recuando 2,2%, correspondentes a 3.243 milhões de euros, o valor mais baixo desde o início do ano, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).



 Exportações crescem 1,5% e importações aumentam 4,9% de maio a julho - INE

Actualidade

As exportações aumentaram 1,5% e as importações 4,9% no trimestre terminado em julho, face ao período homólogo, motivando um aumento do défice da balança comercial para 527 milhões de euros, divulgou hoje o INE.



 Exportações crescem 5,8% em 2012 mas acentuam sinais negativos no final do ano

Vendas de bens ao estrangeiro diminuíram em termos homólogos nos últimos meses do ano.



 Exportações nacionais enfrentam dificuldades

É consensual que a retoma da economia portuguesa passa pelo aumento das exportações. Contudo, o nosso mais natural mercado de aposta no exterior, que é Espanha, poderá não ser o alvo mais certeiro, em função das dificuldades económicas que o país tem sofrido.



 Exportações portuguesas aumentaram 15,7 por cento em 2010

Dados do INE

No ano passado, as exportações portuguesas aumentaram 15,7 por cento, enquanto as importações cresceram 10,5 por cento. O saldo da balança comercial agravou-se em 414 milhões de euros.



 Exportações recuperam fôlego e crescem 5,6% em Janeiro

Exportações para a União Europeia registaram primeiro aumento desde Agosto de 2012, mas maior contributo vem do crescimento do mercado extracomunitário.



 Exportações rumo à América do Sul

Assinado protocolo entre Lisboa e Caracas para multiplicar vendas de produtos portugueses para a Venezuela

As exportações de produtos nacionais para a Venezuela vão poder ser multiplicadas por dez até ao montante das importações de petróleo de empresas portuguesas. Um acordo de parceria económica que vai permitir “a prazo, equilibrar a balança comercial”, entre os países.



 Exposição de desenhos humorísticos censurados há 70 anos inaugura amanhã

Bedeteca de Lisboa

A Bedeteca de Lisboa inaugura amanhã uma exposição que revela, pela primeira vez, caricaturas e desenhos de autores portugueses, feitos há mais de 70 anos para o jornal humorístico “Os Ridículos”, que foram censuradas pelo Estado Novo.



 Exposição de Paula Rego no Museu de Arte da Galiza recebeu 16 mil visitantes

A exposição "Fábulas Reais", com 50 obras de Paula Rego, que encerrou no domingo no Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Galiza, recebeu mais de 16 mil visitantes, indicou hoje fonte da entidade.



 Exposição em Paris

Vasco da Gama de bicicleta e Pessoa a ler A Bola

As ilustrações que a francesa Irène Bonacina criou para o livro "Os Portugueses em Paris" mostram, por exemplo, Vasco da Gama de bicicleta ou Fernando Pessoa a ler A Bola e estarão expostas a partir de sexta-feira na capital francesa.



 Exposição no Museu do Azulejo celebra 80 anos de Manuel Cargaleiro

O artista plástico Manuel Cargaleiro celebra 80 anos com uma exposição de sete painéis de cerâmica vidrada, que são propostas para arquitectura, no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.



 Exposição no Porto até 5 de Setembro

Invasões Francesas

A exposição evocativa das Invasões Francesas, denominada «O Porto nas Invasões Francesas», que foi inaugurada por Rui Rio no passado sábado, está patente na Galeria do Palácio (Biblioteca Municipal Almeida Garrett) até ao dia 5 de Setembro e poderá ser visitada de terça a sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00 e ao domingo das 14h00 às 18h00.



 Exposições multimédia para invisuais

Museu de Mação

O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, inaugurou ontem dois novos percursos sensoriais – um multimédia interactivo, outro táctil –, um canal de televisão on-line e a disponibilização da sua biblioteca na internet.



 Fado candidato à UNESCO em 2009

A candidatura do fado a Património da Humanidade será submetida à UNESCO em 2009, anunciou esta quinta-feira à noite o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, durante a apresentação do plano de actividades para o próximo ano.



 Fado em congresso e a caminho da Unesco

Durante quatro dias, na Católica, em Lisboa, debatem-se as raízes e futuro do fado. Candidatura à Unesco já finalizada

Começa hoje, na Universidade Católica (UCP), em Lisboa, o Congresso Internacional do Fado, um encontro de investigadores, especialistas e intérpretes que procura « reunir conhecimentos sobre a história e a prática do fado », explica o musicólogo Rui Vieira Nery, da Comissão Científica do Congresso que decorre até Sábado.



 Fado em destaque em feira de turismo de Madrid

O fado vai estar em destaque na representação portuguesa da maior feira ibérica de turismo, a Fitur, que conta com a presença de 34 empresas nacionais, anunciou a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.



 Fado entre os sete mais elogiados para património da humanidade

Vencedor será anunciado em Novembro

A candidatura do Fado a património cultural imaterial da humanidade encontra-se entre as sete mais recomendadas pelos peritos da UNESCO, ao lado de outras como as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre ou a tradição da cavalgada de reis da Morávia, da República Checa.



 Falta de condenações em Portugal preocupa Europa

Tráfico de seres humanos

Portugal deve tomar medidas para aumentar o número de condenações por tráfico de seres humanos, criar uma casa abrigo para homens vítimas e dissociar a identificação das vítimas da sua participação nas investigações criminais.



 Famílias em "modo de sobrevivência" já compram menos pão, azeite e fruta

No primeiro semestre, volume de compras caiu 3,7%, um nível semelhante ao maior pico registado na Grécia em 2012.
As famílias estão a adaptar-se como podem à crise.



 Fanny Ardant filma em Portugal durante seis semanas

Cinema

’Cadências Obstinadas’, co-produção entre França e Portugal, contará com interpretações de Gérard Depardieu, Nuno Lopes, Ricardo Pereira e Asia Argento.



 Faro: Antigo Cinema Ossónoba

Centro cultural nasce em Estoi

O antigo Cinema Ossónoba em Estoi está a ser alvo de uma empreitada de recuperação e valorização, por forma a transformar o espaço num centro de recreio e lazer.



 Farol está de volta a Cacilhas

Ao fim de três décadas o farol está de volta a Cacilhas. Foi para os Açores mas a população nunca deixou de exigir o regresso de um dos maiores ícones da cidade de Almada.



 Fátima Lopes abre calendário oficial da semana de Paris

Moda

A designer de moda portuguesa Fátima Lopes inaugura hoje o calendário oficial da semana da moda de Paris, onde serão apresentadas as coleções para o próximo inverno, com um desfile num monumento histórico da capital francesa.



 Fátima Lopes apresenta linha de homem em Paris

Semana da Moda

A estilista madeirense desfilou pela 29º vez em Paris, a 18ª apoiada pelo Portugal Fashion, que volta a decorrer na Alfândega do Porto entre os próximos dias 20 a 23 de março.



 Fátima Lopes e Buchinho apresentam coleções em Paris

Os designers de moda portugueses Fátima Lopes e Luís Buchinho apresentam hoje em Paris as suas coleções para a primavera de 2013.



 Fãs nacionais podem votar no cantor até 31 de outubro

Filipe Pinto vence Best Portuguese Act da MTV

Filipe Pinto foi o vencedor do Best Portuguese Act dos MTV EMA 2013, ao conquistar o maior número de votos dos fãs nacionais.



 Feira com 150 livros portugueses

Bolonha

Algumas das histórias que Alice Vieira e Sophia de Mello Breyner Andresen escreveram para jovens e crianças, e que foram traduzidas para francês, sérvio ou grego, estarão em destaque na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália.



 Feira de Natal para ajudar quem mais precisa

Os visitantes da Feira de Natal e da Solidariedade, Natalis, aberta desde o fim-de-semana na FIL, garantiram que as primeiras impressões foram “as melhores”, já que as compras significam também uma contribuição.



 Fernando Lopes pára de filmar

Realizador homenageado no Fantas traça panorama negro do cinema português

Fernando Lopes, cineasta homenageado na actual edição do Fantasporto, tinha ontem uma aula magistral agendada no Rivoli. Não a deu. Em vez disso manifestou preocupação com o panorama negro do cinema português. E confessou que não volta a fazer filmes.



 Fernando Pessoa em destaque em livraria de Pequim

Literatura

Uma tradução inglesa de "O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, estava hoje em destaque numa das principais livrarias estrangeiras de Pequim, evidenciando a crescente universalidade do poeta português.



 Fernando Pessoa en avant-première dans une librairie de Pékin

Littérature

Une traduction anglaise de "O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, se trouvait aujourd’hui enn avant-première dans l’une des principales librairies étrangères à Pékin, soulignant la croissance universalité du poète portugais.



 Fernando Pimenta ganha o ouro para Portugal em K1 1000m

As Universíadas são um evento multidesportivo internacional, organizado para atletas universitários.
O canoísta Fernando Pimenta conquistou neste domingo a medalha de ouro na prova de K1 1.000 metros das Universíadas de Verão, que estão a decorrer em Kazan, na Rússia.



 Fernando Ulrich: Portugal não precisa do FMI

Presidente do BPI, Fernando Ulrich, acredita que Portugal ficará a ganhar se conseguir resolver os seus problemas sem necessitar de uma intervenção internacional.



 Festa do teatro nas ruas de Braga

Mimarte: Representações para o povo

Durante dez dias, a cidade de Braga vai ser a capital portuguesa do teatro de rua.



 Festa que só Lisboa tem sai hoje à rua

Marchas e casamentos

Vinte bairros desfilam, a partir das 21.00, na Avenida da Liberdade. Resultados deverão ser conhecidos amanhã de manhã. Também hoje 16 casais dizem "sim, eu aceito".



 FESTIVAL " ROCK IN RIO LISBOA "

O festival "Rock in Rio-Lisboa" os 26 e 27 de maio e os 2 e 4 de Junho.



 Festival de artes de rua está de regresso

O FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua - regressa hoje às ruas de Palmela, depois da interrupção do ano passado devida a uma redução dos apoios financeiros do Ministério da Cultura e da Câmara de Palmela.



 Festival de Cinema de Paris com Portugueses

Duas curtas-metragens de João Nicolau e Miguel Gomes a concurso

As curtas-metragens “Rapace”, de João Nicolau, e “O Cântico das Criaturas”, de Miguel Gomes, foram seleccionadas para participar na 5ª edição do Festival de Cinema Paris Tout Court, que se inaugura terça-feira na capital francesa.



 Festival de Lombada recria tradição durante três dias

A população da pequena aldeia de Palácios, em Bragança, onde apenas restam 24 casas habitadas, vai tirar os trajes tradicionais das arcas para se vestir a rigor para o Festival de Música e Tradição da Lombada, que decorre nos próximos dias 25, 26 e 27.



 Festival de vídeo musical

ViMus irá dinamizar a Póvoa de Varzim a partir de quinta-feira

Mais de 150 videoclipes vão ser exibidos entre 6 e 9 de Setembro no ViMus – I Festival Internacional de Vídeo Musical da Póvoa de Varzim, marcado para cinco locais da cidade.



 Festival dos Oceanos volta a Lisboa após cinco anos de interregno

A formação de uma onda humana gigante na zona ribeirinha de Lisboa (na qual se espera a participação de dez mil pessoas) vai ser o evento de rua que marcará a 4.ª edição do Festival dos Oceanos, no dia 12 de Agosto, data do seu encerramento, anunciou ontem a Associação de Turismo de Lisboa (ATL).



 Festival Indie Lisboa vai estrear novo filme de Manoel de Oliveira

Sessão decorrerá no cinema São Jorge

O filme "Singularidades De Uma Rapariga Loura", de Manoel de Oliveira, será exibido em antestreia nacional no 6º Festival Indie Lisboa, que arranca a 23 de Abril, anunciou hoje a organização.
O mais recente filme de Manoel de Oliveira, produzido pela Filmes do Tejo, será exibido no festival dias antes da estreia comercial nas salas de cinema, marcada para 30 de Abril.



 Filas de duas horas durante a madrugada para ver exposição de Amadeo

Cerca de mil pessoas aguardavam esta madrugada, numa fila de duas horas, para visitar a exposição de Amadeo Souza-Cardoso, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que termina às 24h00.



 Filipa Martins apresenta a sua 'Terra'

Escritora inspirou-se nas Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo para escrever o romance ’Quanta Terra’, lançado ontem na FNAC do Chiado.



 Filme "A última vez que vi Macau" candidato de Portugal a prémio de cinema do México

Prémios

O filme "A última vez que vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, é o candidato português a uma nomeação para os prémios Ariel, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do México, foi hoje anunciado.



 Filme de Joaquim Pinto exibido em Nova Iorque

CINEMA

O filme português "E agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto, premiado em Locarno, vai ser apresentado no Festival de Cinema de Nova Iorque, que decorre entre 27 de setembro e 13 de outubro naquela cidade norte-americana.



 Filme de Regina Pessoa "património cultural internacional"

UNESCO

O filme "Kali, o pequeno vampiro", da realizadora Regina Pessoa, foi considerado "património cultural internacional" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e será exibido em Paris em junho.



 Filme português Boa Noite Cinderela na competição na Semana da Crítica de Cannes

Alinhamento da competição de longas e curtas-metragens foi revelado esta segunda-feira e inclui a obra de Carlos Conceição, que passa também no IndieLisboa 2014.



 Filme português ganhou prémio em festival no Chile

’Bela Vista’, realizado por Filipa Reis e João Miller Guerra, ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem Internacional no 17.º FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile.



 Filme português premiado em Los Angeles

O filme "1ª vez 16mm", de Rui Goulart, foi merecedor de uma menção honrosa no âmbito dos Prémios de Cinema de Los Angeles. Trata-se de uma longa-metragem de 2008 com acção em Portugal, Itália, França e Espanha.
Na comunicação enviada à Chiado Terrasse Filmes dando conta da distinção, a entidade responsável pela atribuição dos prémios felicita a produtora por ter apresentado a concurso "um trabalho de tão grande qualidade".



 Filme pronto para Cannes

Rodagens de «Mistérios de Lisboa» na Quinta da Ribafria prestes a terminar

«Mistérios de Lisboa», realizado por Raul Ruiz, deve estar pronto para concorrer em Cannes 2011, disse o produtor Paulo Branco.
O filme «Mistérios de Lisboa», baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco e realizado pelo chileno Raul Ruiz, deverá estar concluído para concorrer ao Festival de Cinema de Cannes de 2011.



 Finlândia deverá aprovar hoje ajuda a Portugal

Ajuda Externa

O Grande Comité Parlamentar finlandês, responsável pelos assuntos europeus, deverá aprovar hoje a participação do país na ajuda externa a Portugal, depois de semanas de indefinição sobre o assunto.



 Floripes, a moura encantada

Filme do realizador português é baseado numa lenda tradicional

Baseado numa lenda da comunidade piscatória de Olhão, sobre uma moura encantada, «Floripes», do realizador Miguel Gonçalves Mendes, chega hoje às salas de cinema. Filmado na cidade algarvia, o elenco é composto, quase na totalidade, por novas revelações do cinema.



 Fluviário de Mora é o melhor museu

Obra original: Associação de Museologia atribui prémio de 2008

O Fluviário de Mora, que mostra aos visitantes meio milhar de peixes de rio num original ambiente arquitectónico e paisagístico, foi eleito o Melhor Museu Português de 2008, galardão atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.



 FMI aprova empréstimo de 26 mil milhões de euros a Portugal

Portugal

O FMI aprovou oficialmente um empréstimo de 26 mil milhões de euros a Portugal. A fatia corresponde a um terço do pacote de 78 mil milhões de euros acordados para três anos.



 FMI aprova hoje terceira tranche do empréstimo a Portugal

Ajuda externa

O conselho de administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) reúne-se hoje para discutir a aprovação da terceira tranche do empréstimo a Portugal no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, após parecer favorável da missão técnica em Novembro.



 FMI aprova tranche de 1,91 mil MEuro para Portugal

Ajuda externa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu hoje a oitava e nona avaliações ao programa de ajustamento de Portugal e aprovou a libertação de 1,91 mil milhões de euros para Portugal, disse hoje a instituição em comunicado.



 FMI confirma crescimento de 1,2% para Portugal

Previsão para 2014

Confirma-se a revisão em alta das perspetivas macroeconómicas de Portugal já adiantadas pelo Governo.



 FMI confirma recessão de 2,3% e desemprego de 18,2% em Portugal

A recessão deste ano vai ser de 2,3% e o desemprego vai subir até 18,2% da população ativa, refere o Fundo Monetário Internacional no seu estudo semestral sobre as perspetivas de crescimento global.



 FMI diz que Portugal deve tomar medidas para dar confiança aos mercados

O director do FMI recomendou ao Governo português que mostre aos credores estar a tomar as medidas adequadas para conquistar a confiança dos mercados, numa entrevista dada aos jornais "Washigton Post", "La Repubblica" e "El País".



 FMI: Lagarde pede "mais tempo" para Portugal cumprir metas

A diretora geral do FMI lembra que num momento de crise é mais importante criar bases sólidas que tentar atingir metas nominais.



 Folclore em Braga

Animação: Nono Festival Internacional

No próximo fim-de-semana a cidade de Braga vai ser a capital do folclore, com a actuação de doze grupos, oriundos de sete países.



 Fortificações de Elvas na lista para Património Mundial

Unesco

As fortificações de Elvas são o único monumento português entre os 33 candidatos a fazer parte da lista de património mundial elaborada pela Unesco. O comité do organismo reúne-se entre os dias 24 de junho e 6 de julho, em São Petersburgo, Rússia.



 Fotógrafo António Pedrosa vence Hasselblad Masters 2014

Imagens da comunidade cigana do "bairro do Iraque", na vila transmontana de Carrazeda de Ansiães, valeu ao português o prémio internacional.



 França com Lobo Antunes

A maior homenagem de sempre feita em França a um escritor vivo terá como figura central António Lobo Antunes e o conjunto dos seus 25 livros editados naquele país.



 França condecora portuguesa Mísia

A fadista Mísia recebe, terça-feira, ao final da tarde, em Lisboa, na embaixada de França, as insígnias de oficial da Ordem das Artes e Letras. Recorde "Garras dos Sentidos", já premiado em 2004.



 Franceses da Vinci ganham corrida à ANA

Governo escolheu nesta quinta-feira o vencedor da privatização da gestora aeroportuária, que ficará concluída no início do próximo ano e, para já, sem investidores portugueses.



 Fundação Gates dá bolsas a portugueses para desenvolverem armas contra a malária

Investigadores do IMM e IGC

Os cientistas portugueses Miguel Prudêncio e Miguel Soares receberam bolsas de cem mil dólares para o desenvolvimento de uma vacina contra a malária e para a estimulação da imunidade em crianças – a faixa etária que mais morre desta doença.



 Fundações e governos devem criar negócio social para combater pobreza

As fundações e os governos podem tomar a iniciativa de criar fundos para o social business (negócio social) como forma de lutar contra a pobreza, a exemplo do micro crédito, defendeu ontem o Nobel da Paz 2006, em Lisboa.



 Fundo de Salvaguarda do Património Cultural publicado hoje em Diário da República

O Diário da República publica hoje o decreto-lei que cria o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, com um capital inicial de cinco milhões de euros, destinado a dar mais meios de intervenção ao Estado no património.



 Funeral de Cesária Évora realiza-se hoje em Cabo Verde

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, que morreu no sábado, vai hoje a enterrar no Mindelo, ilha de São Vicente, onde nasceu há 70 anos.



 Futuro Museu da Língua inclui cheiros e sons do nosso passado

O ’Laboratório dos Sentidos’, um dos vários núcleos do futuro Museu Mar da Língua Portuguesa, com abertura prevista para Junho de 2008, promete vir a ser dos mais concorridos.



 Gasoduto liga Portugal e Espanha por Trás-os-Montes

Projecto vai custar 294 milhões

REN e Enagás acordaram o traçado do futuro gasoduto, que vai passar por Trás-os-Montes, num projecto que irá custar 294 milhões.



 Gaspar apresenta hoje conclusões do quinto exame da troika

Ajuda externa

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresenta hoje, em conferência de imprensa, em Lisboa, as conclusões da quinta avaliação da ’troika’ ao programa de ajustamento económico português, anunciou segunda-feira o Ministério das Finanças.



 Gaspar divulga resultados da sexta avaliação da 'troika'

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, preside hoje às 18:30 à conferência de imprensa de apresentação dos resultados do sexto exame regular da ’troika’ ao programa de assistência financeira a Portugal.



 Gastronomia portuguesa terá as suas 7 Maravilhas

Concurso

Entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces. Sete categorias para escolher os melhores e mais famosos pratos da cozinha portuguesa. No ano em que se comemora uma década desde que a gastronomia foi considerada património cultural, o objectivo é "convidar os portugueses a sentarem-se à mesa".



 Golpe de Estado em Portugal... no Twitter

El País avança com processo judicial

Portugal foi alvo, na madrugada de ontem, de um golpe de estado, na rede social Twitter, que se espalhou como um rastilho e pode acabar em tribunal.



 Gouvernement et troika expliquent les reformes ce matin

AIDE EXTERNE

Le ministre des Finances, d’abord, et les représentants du Fond Monétaire International, la Banque Centrale Européenne et la Commission Européenne, vont ce matin présenter les principales idées du mémo d’entente entre la troika et le Gouvernement.



 Governador do Banco de Portugal confirma que o país já está em recessão

Carlos Costa em entrevista ao “Diário Económico”

O novo governador do Banco de Portugal confirmou que Portugal já está em recessão. Carlos Costa afirmou, numa entrevista ao Diário Económico, que a esperança reside agora nas exportações.



 Governo abre debate quinzenal

O Governo escolheu a situação financeira e as medidas de execução do PEC para o debate quinzenal que terá lugar hoje na Assembleia da República, a partir das 13h30.



 Governo aprova novo pacote de austeridade

Taxa de IRS aumenta já no próximo mês, IVA apenas sobe em Julho
Em Conselho de Ministros, o Governo aprovou ontem o aumento do IVA, IRS,IRC e a aplicação do imposto de selo ao crédito ao consumo.



 Governo aprova sobretaxa de IRS

Conselho de Ministros

A sobretaxa de IRS que o Governo pretende implementar incide sobre todos os rendimentos englobáveis das diversas categorias de IRS e também sobre outros rendimentos sujeitos a taxas especiais de tributação, revela o comunicado do conselho de Ministros hoje tornado público.



 Governo atribui 223 mil euros a associações do distrito da Guarda

Cinco projectos eleitos

O Governo elegeu cinco projectos de associações do distrito da Guarda, às quais entregou ontem cerca de 223 mil euros.



 Governo confirma Museu da Língua Portuguesa em Belém

Aprovado hoje em Conselho de Ministros

O Museu da Língua Portuguesa vai, afinal, ficar mesmo instalado no edifício que acolheu o Museu de Arte Popular, em Belém, e a sua instalação vai ficar a cargo da sociedade Frente Tejo, S.A.



 Governo decreta três dias de luto nacional

Número de vítimas sobe para 42

O temporal na Madeira já causou 42 mortos, mais de cem feridos e 248 desalojados. O Governo anuncia três dias de luto nacional.
O Governo reúne hoje num Conselho de Ministros extraordinário, no qual irá decretar três dias de luto nacional pelas vítimas da tempestade na Madeira.



 Governo deseja apostar mais em Moçambique

Empresas portuguesas no setor das energias

O Governo pretende capitalizar a saída do Estado português de Cahora Bassa, em Moçambique, a favor das empresas portuguesas de energia através da participação destas em grandes projetos do setor.



 Governo e Bruxelas desentendem-se acerca de negociações com oposição

Ajuda externa

O ministro das Finanças defendeu hoje que cabe às instituições internacionais negociar com a oposição o pacote de assistência a Portugal. Bruxelas considera que essa é a tarefa do Governo.



 Governo está a trabalhar num programa para criar auto-empregos

O Governo está a trabalhar num programa sobre microcrédito para a criação de auto-emprego, anunciou hoje no Parlamento a ministra do Trabalho e da Solidariedade Social.



 Governo não consegue travar números que atingem recorde «negro»

Taxa de desemprego supera os 11%

Taxa de desemprego agravou-se para o valor recorde de 11,1% no quarto trimestre de 2010, com 619 mil desempregados.



 Governo Português e Aliança Renault-Nissan

LISBOA (9 Julho 2008) - O Governo Português e a Aliança Renault-Nissan anunciaram uma parceria para promover a Mobilidade com Zero Emissões no país.



 Governo prepara plano B de cortes de despesa até 830 milhões em 2013

Debate Orçamento do Estado

O primeiro-ministro disse esta terça-feira que as medidas de contingência que o Governo irá tomar no próximo ano em caso de derrapagem orçamental podem chegar a 0,5% do PIB, ou seja, cerca de 830 milhões de euros.



 Governo promove férias em Portugal

"Descubra Portugal, um país que vale por mil" é o mote da campanha lançada pelo Turismo de Portugal que visa mostrar a diversidade do território e incentivar as férias por cá.



 Governo quer cortar 1500 milhões de euros nos ministérios sociais

Saúde, educação e segurança social são sectores mais afectados

O ministro das Finanças vai hoje ao Parlamento apresentar o primeiro plano de cortes efectivos na despesa corrente primária do Estado para 2012.



 Governo quer Portugal como país mais seguro da Europa

O ministro da Administração Interna apontou, na sexta-feira, como objetivo do Governo tornar Portugal o país "mais seguro" da Europa e lembrou que a perceção do país como um "destino seguro" é um "estímulo" para a atividade económica.



 Governo quer simplificar processo de compra de casa

Comprar ou vender uma casa vai passar a ser mais fácil até ao fim do primeiro semestre do próximo ano.



 Governo recua na privatização da TAP

O Executivo decidiu nesta quinta-feira, em Conselho de Ministros, suspender a venda da transportadora aérea, rejeitando a oferta feita por Efromovich.



 Governo remodelado tem 56 elementos

Passos Coelho iniciou mandato em 2011 com uma equipa de 48 governantes

Novo Executivo de Passos Coelho só ficou fechado durante a madrugada.
A remodelação do Governo ficou completa com os anúncios de Luís Campos Ferreira, para o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, de Bruno Maçães, como novo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, e José Almeida Cesário, para as Comunidades Portuguesas.



 Governo reuniu com parceiros sociais

Salário mínimo aumenta dez euros em Janeiro

O Governo decidiu esta manhã que o salário mínimo nacional vai aumentar de 475 para 485 euros já em Janeiro e garante que chegará aos 500 euros no final de 2011.



 Governo tem um mês para apresentar um plano B a Bruxelas

Sexta avaliação

A Comissão Europeia quer que o Governo português apresente dentro de um mês um plano alternativo ao Orçamento do Estado (OE) para 2013, com medidas de redução da despesa. Isto para a eventualidade de a receita fiscal não atingir os valores previstos.



 Governo tenta salvar Qimonda portuguesa

Fábrica alemã pediu insolvência

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu esta sexta-feira que o Governo português está em contactos com a Qimonda em Portugal e na Alemanha e irá "fazer tudo" para manter a fábrica de Vila do Conde.



 Governo vai pedir assistência financeira à Comissão Europeia

O Governo decidiu dirigir à Comissão Europeia um "pedido de assistência financeira" a Portugal, anunciou José Sócrates.
A decisão, justificou o primeiro-ministro, tornou-se inevitável face às "ameaças ao financiamento do país" após a rejeição do Programa de Estabilidade e Crescimento.



 Graffiti mostra Passos e Portas como marionetas de Merkel

Lisboa

Depois de um primeiro mural que mostrava o primeiro-ministro num cenário do Velho Oeste, de armas em punho, com a frase "A lei do mais forte", Nomen, Slap e Kurtz repetem a crítica política com uma nova obra junto às Amoreiras.



 Grands poètes en Mirandais

L’histoire d’... Amadeu Ferreira, investigateur

Ces douze dernières années, il a traduit en Mirandais plus d’une centaine d’auteurs portugais et étrangers. Son oeuvre est on-line.



 Greve afecta transportes, educação e saúde

Paralisação de 24 horas

As primeiras horas da manhã de hoje deixam antever um dia complicado nos transportes e nos serviços de saúde do país. Nas escolas, começam a sentir-se os efeitos da greve geral.



 Greve geral mais pública do que privada

PSP garante estar apta para agir em caso de necessidade

A greve geral promete hoje paralisar o país, mas será no setor público que a paralisação mais se sentirá. O privado apoia...
A greve geral marcada para hoje, que junta os dois maiores sindicatos portugueses, CGTP e UGT, visa o protesto contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo e acaba por se destacar por juntar mais trabalhadores do setor público do que do privado.



 Greve paralisa escolas

Alunos a cadeado

Este foi um dia de greve e ‘manifs’ festivas para alunos do secundário.



 Guimarães aposta nas indústrias criativas para a Capital da Cultura

Grande acontecimento de 2012 tem outras prioridades

A aposta na renovação da economia regional através das indústrias criativas e da regeneração urbana é o principal eixo do desenvolvimento da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012.



 Guimarães é hoje designada oficialmente capital europeia da Cultura 2012

Cidade eslovena de Maribor partilha o título com a cidade portuguesa

Os ministros da Cultura da União Europeia (UE) vão designar hoje oficialmente Guimarães como capital europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, encerrando um processo de selecção iniciado em 2006.



 Guimarães capital europeia da cultura bem recebida em Bruxelas

A vereadora da Cultura de Guimarães, Francisca Abreu, está “absolutamente confiante” no sucesso do projecto da cidade para capital europeia da cultura 2012, sem adiantar, no entanto, pormenores sobre o mesmo. Uma decisão final só será conhecida depois de Junho.



 Guimarães debate cultura

Antes e depois

Dezenas de especialistas europeus vão debater em Guimarães, durante dois dias, «O papel da cultura na transformação das cidades europeias», uma forma de internacionalizar a Capital Europeia da Cultura (CEC 2012).



 Guimarães fechou festejos de D. Afonso Henriques

A vida de D. Afonso Henriques foi desfiada ontem à noite, sábado, pelas ruas do centro de Guimarães, num espectáculo de luz, fogo-de- artifício e imagens.



 Guimarães será Capital Europeia da Cultura em 2012

A cidade de Guimarães terá, ainda este ano, a confirmação oficial da sua nomeação como Capital Europeia da Cultura em 2012, prometeu, ontem, o ministro da Cultura José António Pinto Ribeiro.



 Gulbenkian inaugura novo centro em Paris em Outubro e expõe Paula Rego em Janeiro

O Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris vai ser inaugurado em novas instalações a 17 de Outubro e terá em 2012 uma grande exposição da pintora portuguesa Paula Rego, afirmou à Lusa o presidente do conselho de administração da fundação.



 Gulbenkian recupera quadro perdido de Amadeo

A exposição “Diálogo de Vanguardas” vai mostrar, pela primeira vez, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a obra pintada em 1912 por um dos maiores pintores portugueses do século XX: Amadeo Souza Cardoso.



 Gulbenkian vai criar orquestras com jovens desfavorecidos em seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou ontem no Coliseu dos Recreios de Lisboa que vai apoiar a criação de orquestras de jovens desfavorecidos em seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) no âmbito de um projecto de inclusão social que envolve várias entidades.



 Hasteada bandeira de Portugal com pagodes em vez de castelos no Conselho Europeu

O erro foi detectado pelos eurodeputados comunistas e a bandeira foi trocada

A bandeira de Portugal na entrada da sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, foi substituída antes da cimeira de líderes de hoje, depois de ter sido constatado que continha pagodes em vez dos tradicionais castelos.



 Há mais igualdade mas estamos apenas no 39.º lugar

Fórum Económico Mundial

O país subiu 12 posições na lista dos países com mais igualdade entre homens e mulheres. Será preciso esperar até 2095 para haver igualdade no mercado de trabalho no mundo.



 Henrique Leitão entra para clube restrito de historiadores de ciência

Eleição para Academia Internacional de História das Ciências põe fim a mais de meio século sem que um historiador português tenha tido esta distinção.



 História e Storytailors querem Camões com novo visual

Concurso

Iniciativa leva estudantes de design a propor um look que poderá vir a vestir a estátua do poeta situada em Lisboa.



 História portuguesa em seis rostos

Manoel de Oliveira, Júlio Pomar, Eduardo Lourenço, Carlos do Carmo, Ruy de Carvalho e Mário Soares são os protagonistas do livro "Rostos da Portugalidade", da autoria de Luís Machado, que será apresentado, no próximo sábado, em Coimbra.



 Hollande: "Não podemos colocar Portugal de joelhos por causa da austeridade"

O presidente francês recusa aplicar mais medidas de austeridade aos países europeus mais afectados pela crise económica.



 Homem da palavra, leitor emocionado

Amanhã, no dia em que faz 90 anos, nasce, em Matosinhos, uma avenida com o nome deste homem de palavra, das palavras. Leitor emocionado, crítico rigoroso, nas noites de insónia escreve poemas à procura, talvez, de "errados nomes de desejo". Partilhou a vida entre a história da literatura, a linguística, as grandes questões sociais e o fraterno sentido de estar com os outros. Óscar Lopes, o leitor emocionado, é alvo de uma homenagem, organizada pelo "mais camarada" dos seus "patrões".



 Homenagem ao Douro num passeio de todo-o-terreno

Homenageando o Douro e a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo, que este ano comemora 250 anos, o município de Freixo de Espada à Cinta, em parceria com instituições locais, promoveu o passeio turístico "Trilhos do Douro".



 Homens da Luta fora da final do Festival da Eurovisão Canção “A luta é alegria” não entrou nos dez primeiros da semi-final

O sonho europeu dos Homens da Luta terminou esta noite na Arena de Dusseldorf, com a eliminação da final do Festival Eurovisão da Canção.



 Homens da Luta ne passe pas aux éliminatoires du Festival de l'Eurovision avec la chanson “A luta é alegria”

Le rêve européen des Homens da Luta a pris fin à l’Arena de Dusseldorf, avec l’élimination de la finale du Festival Eurovision de la Chanson.



 Homicida foi capturado em Pau, no sul da França

Presidente do grupo Os Mosqueteiros em Portugal foi assasinado por um ex-empregado francês

António Figueira, o proprietário dos supermercados “Intermarché”, em Marrazes e Pousos, no concelho de Leiria, e das unidades da Marinha Grande e de Ourém, recentemente nomeado Presidente do grupo francês Les Mousquetaires, em Portugal, foi encontrado morto na semana passada.



 HP quer trazer um centro de excelência para Portugal

O diretor-geral da HP, Manuel Lopes da Costa, revelou hoje que a empresa pretende trazer um centro de excelência de processamento de cartões de crédito para Portugal, que pode criar 300 empregos.



 Hungria homenageia portugueses que salvaram mil judeus

II Guerra Mundial

Quase 70 anos depois, as autoridades húngaras homenageiam mais uma vez, na quinta-feira, a acção de dois diplomatas portugueses, que durante a II Guerra Mundial conseguiram salvar cerca de mil judeus perseguidos pelo regime nazi.



 Identidade de Portugal passa pelo Brasil

Ministra da Cultura defendeu história comum

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, defendeu que participar nas comemorações dos 200 anos de chegada da corte portuguesa ao Brasil é aceitar que as identidades portuguesa e brasileira “se construíram numa história comum”.



 Ilse Losa

De entre os escritores que, embora não nascidos no Porto, aqui viveram e o retrataram, destaca-se Ilse Losa. Alemã, nascida em Osnabrück, mercê da ascendência judia e das suas posições anti-hitlerianas, viu-se obrigada, em 1934, a procurar refúgio entre nós.



 Iluminação reduz CO2

Município de Óbidos desenvolve projecto piloto

A autarquia de Óbidos está a desenvolver um projecto de iluminação que permitirá reduzir as emissões de dióxido de carbono.



 Imagem do país "não deve ser glorificadora nem redutora"

Conclusões do primeiro painel

Portugal precisa de construir uma nova imagem de si mesmo. Qual deve ser ela foi a questão que dominou a segunda metade do primeiro painel de debate "Qual o valor da marca Portugal para a nossa economia".



 Impostos assustam investidores estrangeiros

Entre os factores favoráveis estão o ambiente social e as capacidades linguísticas.

O peso do IRS e do IVA e a ineficiência dos serviços da administração pública são “ameaças estratégicas” ao aumento do investimento estrangeiro em Portugal. A leitura é feita ao METRO por José Gonzaga Rosa, da consultora Ernst & Young, e responsável pelo estudo “Portugal: Causa para Optimismo”.



 Indicador de atividade económica recua em maio pelo terceiro mês consecutivo

O indicador coincidente da atividade económica recuou em maio pelo terceiro mês consecutivo, enquanto o do consumo privado registou novo aumento, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).



 Indicadores da OCDE apontam para aceleração da economia nacional

Os indicadores de atividade económica da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltam a apontar para uma ligeira aceleração da economia nacional em maio.



 IndieLisboa: o ano do cinema português

Festival vai já na sétima edição

Diz Rui Pereira, um dos directores/programadores do IndieLisboa, que, a resumir em duas palavras a 7ª edição do IndieLisboa, que se realiza de 22 de Abril a 2 de Maio e que hoje apresenta a sua programação em conferência de imprensa, no Café Magnólia da Avenida de Miguel Bombarda, elas seriam: "Cinema português."



 INE confirma que Portugal está fora da recessão

Economia cresceu de 0,3 por cento

O aumento da procura externa e a melhoria do consumo privado contribuíram, de acordo com o INE, para tirar Portugal da crise.



 INESC/Porto lidera maior projecto de investigação científica na Europa visando a massificação dos carros eléctricos

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) do Porto é o líder científico do MERGE (Mobile Energy Resoures for Grids of Electricity), o maior projecto de investigação com financiamento da União Europeia (UE) que vai preparar o sistema eléctrico europeu para a massificação da utilização de veículos automóveis eléctricos.



 Infirmier dit au revoir à Cavaco Silva avant d'émigrer

Crise

Pedro Marques, un infirmier portugais de 22 ans, émigre jeudi, au petit matin, vers le Royaume-Uni mais avant il a dit au revoir, par lettre, au Président de la République et il lui a demandé de ne pas créer un “impôt” sur les larmes et la “saudade”.



 Inflação em Portugal mantém-se abaixo dos 3%

Eurostat

A taxa de inflação em Portugal recuou para os 2,7 % em maio face a abril, ligeiramente acima da média da zona euro (2,4) e da União Europeia (2,6), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.



 Inovação portuguesa exibida na maior feira de tecnologia da educação

Um quadro interactivo em cerâmica, mobiliário inovador e uma solução informática para a nova geração de escolas são os produtos que três empresas portuguesas apresentam na maior feira internacional tecnológica dedicada à educação, BETT, que se realiza em Londres.



 Inovações introduzidas na canção portuguesa bem vistas por Carlos do Carmo

Fado e rap no filme de Saura

Carlos do Carmo afirma-se fascinado com a contemporização e as novas tendências da canção nacional.



 Inspiração para a paz

Cavaco Silva presidiu à abertura das comemorações dos 400 anos do Padre António Vieira

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou ontem, que o que mais o “impressiona” no Padre António Vieira “é talvez a actualidade com que esta figura maior da nossa história continua a surgir aos nossos olhos”.



 Instituto dos Museus e da Conservação vai estudar património imaterial do país

Tradições

O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) vai começar a estudar o património imaterial de Portugal, uma nova área que passou a estar na competência deste organismo do Ministério da Cultura.



 Interactividade no «Fantas»

Espectadores podem escolher final do filme «Sufferosa»

Primeiro filme interactivo exibido em Portugal em que os espectadores poderão escolher o seu final.
«Sufferrosa - A Web Interactive Film», do polaco Dawid Marcinkowski, exibido hoje, às 21h00, no Pequeno Auditório do Rivoli, será o primeiro filme interactivo exibido em Portugal, em que os espectadores poderão escolher as cenas da sequência do mesmo e até o seu final.



 Interculturalidade na Gulbenkian

Programa de Verão

A Gulbenkian promove durante o Verão um programa que pretende abordar a Interculturalidade e que começa amanhã com um concerto de música erudita chinesa e uma instalação de toldos encomendados a 14 artistas plásticos, nos jardins da fundação.



 Investigadores portugueses desenvolvem pulseira para detectar febre em bebés

Pulseira muda de cor quando a temperatura dos bebés atinge os 38 graus celsius. Tecnologia pode vir a ser utilizada para controlo de qualidade dos alimentos.



 Investigadores portugueses distinguidos com bolsas de estímulo

Investigação

Oito investigadores portugueses são hoje distinguidos com bolsas de 2500 euros, no âmbito do Programa de Estímulo à Investigação, para desenvolverem projectos em áreas como a Geometria Diferencial e as Ciências da Terra.



 Investigadores portugueses ganham bolsa de Spielberg para estudar dinossauros na Suíça

A Fundação do Jurássico, criada com os lucros dos filmes da saga "Parque Jurássico" de Steven Spielberg, atribui um prémio a dois investigadores da Universidade Nova de Lisboa, disseram os premiados.



 Investimento de 120 mil euros em livros para o primeiro ciclo

“Porto a ler” é a iniciativa de combate contra à iliteracia no âmbito do Plano Nacional de Leitura

O Porto aderiu ontem ao Plano Nacional de Leitura, um projecto do Ministério da Educação que pretende aumentar os níveis de leitura e literacia.



 Investimento em Portugal é vital

Líder do angolano ESCOM

O líder do grupo angolano ESCOM, Hélder Bataglia, considera que ’o apetite de empresas angolanas pelo investimento em Portugal pode ser fundamental para alavancar o desenvolvimento do país’.



 Investimento no melhor nível desde 1998

Actividade económica está a melhorar

O investimento em Portugal atingiu em Julho o melhor nível dos últimos nove anos.



 Japão admite comprar dívida pública portuguesa

A revelação foi feita hoje pelo embaixador japonês em Portugal, Nobutaka Shinomiya.

O Japão pode vir a comprar a dívida de países europeus, revelou hoje à agência Lusa o embaixador japonês em Portugal, Nobutaka Shinomiya, que admitiu haver interesse e disponibilidade para ajudar a ultrapassar a crise económica.



 Jardins surpreendentes a partir de lixo reciclado

Velhas garrafas, cadeiras, portas, mochilas e até, bicicletas ganharam "nova vida" e são agora motivo de atracção: é o III Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que tem por tema o "lixo na arte dos jardins".



 Jazz em Agosto celebra 25 anos

Para celebrar 25 anos de Jazz em Agosto, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, criou uma etiqueta discográfica, em parceria com a portuguesa Clean Feed, para editar alguns dos concertos que marcaram este festival de jazz.



 Já estão em órbita os satélites com tecnologia portuguesa que vão observar a Terra

Missão da Agência Espacial Europeia

Dois satélites com tecnologia portuguesa, que vão ajudar a compreender melhor as alterações climáticas, foram lançados ontem à noite de uma base russa, separaram-se com êxito do foguete propulsor e estão já em órbita à volta da Terra, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).



 Já há solução técnica lusa-espanhola para pagar ex-SCUT

Portagens

O secretário de Estado dos Transportes disse hoje que já foi encontrada uma solução técnica que permite compatibilizar os sistemas de cobrança de portagens português e espanhol nas antigas SCUT.



 Já nem imigrantes atenuam a queda da população

A renovação de gerações não se faz há 30 anos. E há cinco que o crescimento natural da população tem saldo negativo, o que faz que Portugal seja um dos Estados que mais peso perderam na UE do ponto de vista demográfico. Veja a segunda parte do gráfico interativo.



 Júlio Resende era "grande Mestre da arte portuguesa"

Cavaco Silva referiu-se a Júlio Resende como "grande Mestre da Arte Portuguesa do último século". O presidente da República prestou condolências à família do artista e sublinhou que a morte do pintor "é uma grande perda para a Arte e a Cultura portuguesas".



 Joana Vasconcelos expõe laço feito de frascos de perfume

Mostra coletiva em Paris

A artista portuguesa Joana Vasconcelos criou um enorme laço dourado preenchido com frascos de perfume, a convite da casa de moda francesa Dior, para uma exposição patente em Paris, França, a partir de 13 de novembro.



 Joaquim de Almeida em entrevista à CNN

Joaquim de Almeida concedeu uma entrevista à emissão em espanhol da cadeia televisiva CNN, a ser transmitida hoje, quinta-feira, à tarde.
No "Directo USA", o actor, primeiro convidado deste ano do programa, recorda os primórdios da carreira e desvenda os novos projectos.



 Joaquim Oliveira: "Eusébio é património da humanidade"

Presidente da Controlinveste diz que Eusébio era "um espelho da arte portuguesa" e que merece estar no Panteão Nacional.



 Joaquim Rodrigues Jr. no Campeonato do Mundo de Motocross

Depois de cinco anos a correr nos Estados Unidos, Joaquim Rodrigues Jr. vai voltar a competir no Campeonato do Mundo de Motocross. O piloto de Barcelos alinhará na classe MX2 aos comandos de uma KTM da equipa alemã Sarholz com o objectivo de lutar pelos lugares da frente.



 João Gil surge com disco a solo

O músico João Gil, ex-Trovante, ex-Ala dos Namorados, ex-Moby Dick, surge pela primeira vez a com o álbum em nome próprio, mas não totalmente a solo, consigo estão Dany Silva, Rui Veloso ou António Zambujo.



 João Pedro Rodrigues premiado em festival no Recife

CINEMA

O filme ’O Corpo de Afonso’ venceu a competição de curtas metragens internacionais. Na mesma secção ’Gambozinos’, de João Nicolau, venceu o prémio de Melhor Imagem.



 Jornal galego Novas da Galiza aplica novo acordo ortográfico da língua portuguesa

Com periodicidade mensal

O jornal mensal galego Novas da Galiza está a aplicar desde janeiro o Acordo Ortográfico da língua portuguesa de 1990 no que um dos responsáveis pelo projeto considera ser o reconhecimento da importância da lusofonia para o próprio galego.



 José et Pilar estreia-se nos EUA em Setembro

O documentário de Miguel Gonçalves Mendes vai estrear-se nos Estados Unidos em Setembro, enquanto em Portugal foi lançada uma petição para que o filme seja nomeado para os Óscares.



 José Sócrates diz que sabe como reduzir défice

Primeiro-ministro fala em empenho

O primeiro-ministro recordou que já conseguiu reduzir o défice, sabe como fazê-lo e mostra-se empenhado em voltar a consegui-lo.



 José Sócrates: “Desemprego começa a recuperar em 2010”

Tratado de Lisboa

Aos 52 anos, José Sócrates acaba de iniciar um segundo mandato como primeiro-ministro. Um percurso difícil nestes tempos de crise, que não o impedem de acreditar que Portugal pode reencontrar a via do crescimento, nomeadamente através da educação, inovação e novas tecnologias.



 Jovem português premiado na Suíça

Dança: 35.º prémio de Lausanne realizou-se ontem

Não é a primeira vez que um jovem bailarino português participa no conhecido Prémio de Lausanne – actualmente o mais importante certame de dança do Mundo –, mas Telmo Moreira foi o que, até hoje, chegou mais longe: atingiu a final e arrecadou o quinto lugar na gala realizada ontem no Teatro do Beaulieu, daquela cidade suíça.



 Jovens expulsos por interromper discurso de Sócrates

Uma dezena de jovens do movimento "Geração à Rasca" manifestou-se segunda-feira à noite em Viseu, quando o secretário-geral do PS, José Sócrates, discursava sobre a sua moção política ao congresso do partido.



 Jovens galegos fazem as vindimas no Douro

Vieram de várias zonas de Portugal e da Galiza para se dedicarem durante dez dias a ajudar os produtores vitivinícolas do Douro nas vindimas.



 Jovens vigiam a floresta

Viana do Castelo: Alvarães começa a precaver-se contra os fogos florestais

Há pequenos gestos que podem evitar grandes tragédias.



 Juros da dívida de Portugal a subir em todos os prazos após resgate ao Chipre

Os juros da dívida soberana de Portugal estavam, esta segunda-feira, a subir acentuadamente a dois, cinco e 10 anos face aos valores registados na sexta-feira, pressionados pelo resgate de 10 mil milhões de euros ao Chipre.



 Juros da dívida de Portugal melhoram depois de acordo no Chipre

Os juros da dívida soberana portuguesa a 2, 5 e 10 anos estão a cair, influenciados pelo acordo em Chipre sobre as condições que acompanham o resgate financeiro de 10 mil milhões de euros.



 Juros da dívida portuguesa batem novos recordes

A dois dias de mais dois leilões de Bilhetes do Tesouro, juros da dívida soberana portuguesa subiram em todas as maturidades. Os juros da dívida soberana portuguesa estiveram, ontem, a subir em todas as maturidades, sobretudo a 5 e a 10 anos, em que bateram máximos históricos, a dias de mais dois leilões de Bilhetes do Tesouro.



 Krugman sobre austeridade em Portugal: “Just Say Nao”

Para o Prémio Nobel da Economia, não é uma surpresa ver o Governo propor “a cura das questões com Mais Austeridade”.



 La dette portugaise est la troisième plus importante de l'UE

Le Portugal a enregistré la sixième plus forte montée européenne

Au cours du premier trimestre 2013, la dette publique portugaise a augmenté jusqu’à 127,2% du PIB national.
La dette publique portugaise a augmenté jusqu’à 127,2% du Produit Interne Brut (PIB) pendant le premier trimestre, contre 123,8% enregistrés le trimestre précédent et 112,3% observés un an auparavant, sachant qu’il s’agit der la troisième plus élevée de l’Union Européenne, annoncé aujourd’hui par l’Eurostat.



 Lançado o livro «Portugal visto do céu»

«Portugal visto do céu», uma obra com a chancela da Argumentum e com coordenação e fotografia de Filipe Jorge, onde o leitor é convidado a espreitar o país de uma forma raramente acessível.



 L'Alentejo vie sa meilleure année touristique depuis toujours

Le président du Tourisme de l’Alentejo, Ceia da Silva, a assuré, aujourd’hui, que la région est en train de vivre “sa meilleure année touristique depuis toujours”, surtout en raison de l’augmentation de la clientèle de nationalité portugaise, malgré la crise.



 Líder do BCE destaca 'determinação', lusa para cumprir acordo com «troika»

Elogios de Trichet

No dia em que manteve a taxa de juro de referência nos 1,5 por cento, Jean Claude-Trichet elogiou autoridades portuguesas.



 Líder mundial de banqueiros não perdoa dívida portuguesa

Euro/crise

O presidente do Instituto Financeiro Internacional (IFI) afirmou hoje que os 450 bancos que a organização representa não estão disponíveis para uma eventual redução voluntária da dívida portuguesa, e elogiou o trabalho português de ajustamento económico.



 Língua Portuguesa tem "valor incomensurável"

Marcelo Rebelo de Sousa

A língua portuguesa tem um "valor incomensurável" para a afirmação de Portugal na lusofonia e no mundo, disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa, na apresentação do livro Potencial Económico da Língua Portuguesa, que decorreu em Lisboa.



 Le Gouvernement s'est réuni avec ses partenaires sociaux

Smic augmente dix euros en Janvier

Le Gouvernement a décidé ce matin que le smic va passer de 475 à 485 euros des janvier et assure qu’il atteindra les 500 euros à la fin 2011.



 Le Japon révèle prétendre acheter la dette portugaise

Révélation faite aujourd’hui par l’ambassadeur japonais au Portugal, Nobutaka Shinomiya.

Le Japon pourra acheter la dette de pays européens, d’après une révélation faite à l’agence Lusa par l’ambassadeur japonais au Portugal, Nobutaka Shinomiya, qui a admit être intéressé et disponible à aider à surpasser la crise économique.



 Le Portugal est le second pays européen qui a le plus besoin de financement jusqu'en 2015

Le financement de la dette est la fragilité portugaise, a dit le FMI.
Le Portugal est parmi les pays classifiés par le FMI comme les plus avances du monde, le quatrième qui a le plus besoin de financement, sachant qu’il est devancé seulement par l’Italie.



 Le Portugal et l'Espagne se rassemblent avec l'Iberdrola pour récupérer 33 églises romanes

Protocole

4,5 millions d’euros serviront à récupérer 33 églises romanes au Portugal et en Espagne, au cours des quatre prochaines années. Le protocole entre la Fondation Iberdrola (les mécénats du projet), la Municipalité de Castilla y León et le Ministère de la Culture, à travers de la Direction Régionale de la Culture du Nord a été signé hier, à Bragança.



 Le Portugal passe d'importateur à exportateur d'essence

Reconversion des raffineries de la Galp

La conversion des raffineries de la Galp Energia, à Matosinhos et Sines, un investissement d’1,4 mille millions d’euros, va altérer les plateaux de la balance commerciale portugaise, qui passera d’importatrice à exportatrice d’essence.



 Le Portugal vendu par un journal comme destination pour retraités

Wall Street Journal

Le journal raconte comme un entrepreneur américain a trouvé une nouvelle vie sur la côte la plus occidentale de l’Europe. Et il montre ce que le pays a de positif.



 Legislação do mercado laboral português 'é flexível'

Vieira da Silva e a proposta do PSD

Ministro da Economia, em reação a proposta do PSD, considera que situação em Portugal está em linha com parceiros europeus.



 Leilão de dívida pública teve grande procura e juros a dez anos em baixa ligeira

Procura total foi 2,88 vezes superior à oferta

Portugal conseguiu colocar a totalidade da dívida que leiloou hoje, tendo no caso das obrigações a dez anos os juros descido ligeiramente, para 6,716 por cento, mas subido 33,5 por cento para o prazo de quatro anos.



 Lena d' Água regressa em tons de azul e jazz

E porque não o jazz e os poetas portugueses?



 Lenços dos Namorados factor de evolução

É urgente conceber e adoptar amplamente políticas que conduzam à educação para o desenvolvimento harmonioso de toda a sociedade, através da valorização da arte e dos talentos evitando assim institucionalização da pobreza.



 Lenny Kravitz convida fadista Mariza para concerto em Lisboa

Portugal é o segundo país a receber a digressão do músico nova-iorquino

O músico norte-americano Lenny Kravitz actua terça-feira em Lisboa, para celebrar vinte anos da edição do álbum de estreia "Let Love Rule", e no concerto no Pavilhão Atlântico contará com a participação da fadista Mariza.



 Les Portugais vivent moins et en moins bonne santé, révèle le rapport de l'Eurostat

En 2011, le Portugal présentait une espérance de vie saine inférieure au niveau européen, indique le rapport de l’Eurostat, publié aujourd’hui.



 Linhas gerais do programa eleitoral do PS 2011/2015

Lançar o programa "Zero Stop Shop" para "eliminar formulários desnecessários"; actualização dos impostos específicos sobre o consumo; combate à corrupção e à criminalidade económica e especialização de magistrados em violência doméstica são algumas medidas do programa eleitoral do PS.



 Lisboa é 57.a cidade mais competitiva do mundo

A cidade de Lisboa é a 57.ª mais competitiva do mundo, segundo uma listagem total de 120 divulgada esta segunda-feira pela Economist Intelligence Unit para o Citigroup e encabeçada por Nova Iorque, Londres e Singapura.



 Lisboa é a melhor cidade para se viver, visitar e investir

Em Portugal

Lisboa é a melhor cidade em Portugal para se viver, visitar e investir, de acordo com um ranking de cidades portuguesas, hoje divulgado, elaborado tendo em conta três dimensões: Investimento, Turismo e Talento.



 Lisboa é um dos 10 destinos favoritos de turistas de cruzeiros

Lisboa está entre os 10 destinos preferidos dos turistas de cruzeiros, sobretudo dos britânicos, devido ao clima, à população local e à rapidez de acesso à cidade, divulgou o Observatório do Turismo de Lisboa.



 Lisboa candidata-se a Capital Mundial do Livro 2013

Iniciativa da UNESCO

Lisboa é candidata a Capital Mundial do Livro da UNESCO para 2013.



 Lisboa do Estado Novo vista por Saint-Exupéry

Lugares Bem Lidos

Há 72 anos era inaugurada em Lisboa a Exposição do Mundo Português. Uma exposição que iluminava Lisboa contra a escuridão que se abatia sobre a Europa. O evento impressionou quem passava pela capital portuguesa, como o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que em 1940 parou na cidade, a caminho dos Estados Unidos.



 Lisboa eleita segundo melhor destino da Europa

A capital portuguesa ficou a apenas 0.2 pontos percentuais dos votos de Istambul, a vencedora da competição Melhores Destinos Europeus 2013 promovida pela European Consumers Choice.



 Lisboa está no topo das cidades a visitar em 2008

Lisboa surge em terceiro lugar como destino turístico a visitar em 2008 no top ten mundial elaborado pela editora norte-americana Shermans Travel e pelo Yahoo Travel.



 Lisboa fecha a ganhar 0,26% em linha com a Europa

O principal índice da bolsa portuguesa (PSI20) encerrou a sessão de hoje a avançar 0,26% para 5.248,21 pontos, acompanhando a tendência positiva das praças europeias de referência.



 Lisboa já não está no top 100 das cidades mais caras

Ranking

Lisboa desceu 22 lugares na lista das cidades mais caras do mundo devido às variações na taxa de câmbio e à situação económica que Portugal atravessa e ocupa agora a 108ª posição, segundo a consultora Mercer.



 Lisboa no topo do turismo de negócios

Lisboa integra o “top ten” mundial das dez cidades mais procuradas para acolher a realização de congressos associativos internacionais.



 Lisboa quer ser uma 'segunda' Barcelona até 2020

CCDR-LVT propõe cenários ousados sobre infra-estruturas e ordenamento da região de Lisboa. Especialistas acreditam que novo aeroporto e TGV podem colocar cidade como uma das mais importantes da Europa.



 Lisboa recebe em Maio concerto pela paz

Lisboa vai ser uma das cidades contempladas com o espectáculo internacional World Peace One. O evento está marcado para 17 de Maio e o Estádio da Alvalade deverá ser o palco escolhido, embora decorram ainda negociações, uma vez que a SAD do Sporting pretende conhecer previamente alguns dos nomes que irão constar do cartaz.



 Lisboa salvaguarda vestígios da nau portuguesa do século XVI descoberta ao largo da Namíbia

Corria o risco de ficar submersa

Lisboa garantiu hoje o seu interesse "fundamental" na protecção dos vestígios de uma nau portuguesa do séc. XVI descoberta na costa da Namíbia. O Ministério da Cultura reage em comunicado, às notícias que davam conta do risco da nau poder em breve ficar submersa.



 Lisboa veste-se de verde e água para 2010

Projectos

Durante mais de vinte semanas, desde que foi lançado, em Abril de 2009, o álbum "Amália Hoje" foi o disco mais vendido em Portugal.



 Lisbonne est la meilleure ville pour y vivre, visiter et investir

Au Portugal

Lisbonne est la meilleure ville au Portugal pour y vivre, visiter et investir, d’après un ranking des villes portugaises, publié aujourd’hui et élaboré selon trois critères : Investissement, Tourisme et Talent.



 Livraria Lello eleita entre as mais belas do mundo

Jornal britânico « The Gardian » colocou a livraria portuense em terceiro lugar numa lista na qual revela quais são as dez mais bonitas do mundo

A centenária Livraria Lello, no Porto, é considerada a terceira mais bela do mundo pelo « the Gardian ». O jornal inglês chama-lhe “divina”, mas quem aparece no topo da lista é uma antiga igreja de Maastricht, Holanda, transformada na casa dos livros.



 Lobo Antunes já ganhou 235 mil euros

Literatura: Quatro prémios e uma medalha de honra só em 2008

Foi o quarto prémio deste ano, no valor de 118 mil euros, o que eleva para 235 mil euros o que já recebeu em 2008.



 Longa-metragem portuguesa conquista prémio no Festival Temps d'Images

A longa-metragem ’A Arca do Éden’, do português Marcelo Félix, conquistou esta sexta-feira o Prémio de Melhor Filme dos Prémios de Cinema Para Filmes sobre Arte, iniciativa inserida no Festival Temps D"Images, revelou fonte da organização à Agência Lusa.



 Lousã: Formação prepara monitores para desportos radicais com pessoas deficientes

Destino turístico para pessoas incapacitadas

A preparação de monitores para actividades de montanha com pessoas incapacitadas, como parapente e corrida de cadeira de rodas, é o objectivo da formação em Desporto e Animação Turística Adaptada que decorre esta semana na Serra da Lousã.



 Luís Buchinho

“O coração da cidade não pode nunca estar parado”

Para o estilista português a Baixa do Porto nunca vai passar de moda.



 Luís Figo oferece "campo de férias" a melhores alunos

O ex-futebolista Luís Figo vai oferecer hoje uma semana num campo de férias aos melhores alunos que frequentam o 5.º ano da Escola Básica 2,3/S da Bela Vista, em Setúbal, no ano lectivo em curso.



 Luso-canadiana candidata-se à presidência

Partido Liberal do Canadá

A ex-deputada federal portuguesa Alexandra Mendes faz hoje o lançamento oficial da sua candidatura à presidência do Partido Liberal do Canadá.



 Luso-descendentes cativaram Richard Branson com tweet e conseguiram financiamento

EUA

Os irmãos luso-descendentes Stacey e Scott Ferreira cumpriram recentemente o sonho de criar uma empresa tecnológica, MySocialCloud, graças a um investimento de um milhão de dólares do multimilionário britânico Richard Branson, depois de lhe terem enviado uma mensagem via Twitter.



 Lusos dominam optimismo e autoconfiança

Jovens portugueses são seguidores das novas tecnologias e têm um grande interesse intelectual.

Mais de metade dos jovens portugueses (51%) consideram-se ambiciosos e são os mais confiantes em si próprio, entre 22 países e 42 mil jovens.



 Macedo de Cavaleiros: A energia colorida das máscaras

Podence, a aldeia transmontana que teima em manter o Entrudo Chocalheiro, voltou a registar.

Durante três dias a pequena aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, transforma-se no palco da farra no Nordeste Transmontano, onde acorrem centenas de turistas para assistir e participar no Entrudo Chocalheiro, um Carnaval português, rural e bem longe dos ritmos do samba, mas não menos folião.



 Madeira enriqueceu e região norte foi a que mais empobreceu

Desde 1995 até agora, o Norte está 20% abaixo da riqueza média nacional. Região da Madeira foi a que mais cresceu

A região norte foi a que mais empobreceu nos últimos 13 anos, sendo actualmente o território onde o rendimento per capita é o mais baixo, depois de essa posição ter pertencido ao Alentejo e aos Açores.



 Madonna em Lisboa: rainha há só uma

Ontem à noite, no Parque da Bela Vista

O concerto de Madonna há quatro anos, no Pavilhão Atlântico, marcou um antes e um depois na história dos concertos em Portugal.



 Madredeus já têm concertos marcados em Portugal e no estrangeiro

Novo álbum em abril

«Essência» será editado a 2 de abril. Os Madredeus tocam no dia 27 de maio na Casa da Música, no Porto, e dia 31 no CCB, em Lisboa.
O primeiro álbum da nova formação dos Madredeus, com Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade, intitular-se-á «Essência» e será editado no dia 02 de abril, estando já previstos vários concertos em Portugal e no estrangeiro.



 Maior concentração de fornos de argila

Encontrados em Mafra

Os arqueólogos que estudaram o solo onde foi construída a auto-estrada A21 afirmam ter encontrado uma das maiores concentrações de fornos de argila (110) existentes na Europa, do período do neolítico.



 Maior grupo editorial russo compra direitos de obras de José Rodrigues dos Santos

Autor traduzido em 15 línguas já

O maior grupo editorial russo comprou os romances de José Rodrigues dos Santos "Codex 632" e "A Fórmula de Deus", anunciou hoje a Gradiva, editora portuguesa do autor.



 Maior mostra de filmes portugueses no Brasil

A maior mostra de filmes portugueses em DVD já realizada no Brasil iniciou-se ontem, em Goiânia, capital do Estado de Goiás, no Brasil.



 Maior parque eólico da Europa

Bragança: Empresa quer investir 800 milhões de euros

Bragança poderá vir a ter o maior parque eólico da Europa.



 Maioria aprova OE 2013 no Parlamento

A proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2013 foi aprovada esta quarta-feira na generalidade com os votos a favor da maioria e os votos contra do PS, do PCP, do BE, dos Verdes e do deputado centrista Rui Barreto.



 Mais cinema português no 10.º IndieLisboa

Mais filmes portugueses e uma programação em contracorrente com o pessimismo que toca o país preenchem em abril o décimo IndieLisboa, festival internacional de cinema independente, apresentado esta terça-feira.



 Mais cuidados continuados em 2009

Primeiro-ministro anuncia

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira a antecipação em um ano, para 2009, da meta de ter 8200 camas na rede de cuidados continuados e o reforço de 250 novos médicos especialistas em medicina geral e familiar.



 Mais de 20 cidades organizam manifestações

Contra novas medidas de austeridade

Mais de 20 cidades portuguesas estão marcadas para sábado, num protesto contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.



 Mais de 40 cidades vão aderir à manifestação de sábado

"Que se lixe a Troika"

Mais de 40 cidades em Portugal e no estrangeiro vão aderir, no sábado, à manifestação promovida pelo movimento "Que se lixe a Troika" para pedir "o fim" da austeridade e do empobrecimento do país.



 Mais de 70 mil portugueses emigram todos os anos

Segundo um relatório da OCDE, as entradas de imigrantes estão a cair e o número de emigrantes a aumentar

Mais de 70 mil portugueses estão a emigrar todos os anos, segundo o relatório anual divulgado hoje pela OCDE, que indica que a maioria dos que abandonam o país tem menos de 29 anos.



 Mais de duas mil pessoas celebram a Páscoa à chocalhada

A confusão foi total na madrugada de domingo, quando mais de duas mil pessoas, cada uma com um chocalho, percorreram as artérias de Castelo de Vide, saudando com aleluias a ressurreição.



 Mais de meio milhão votou nas 7 Maravilhas

Vencedores vão ser anunciados no sábado, em gala a realizar nos Açores.
Cinco por cento dos portugueses participaram no concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal, que pretende eleger os ex-líbris naturais do nosso país.



 Mais turistas no Norte

Aumentaram as dormidas em hotéis e o movimento do aeroporto

Os números recentemente divulgados pela região Norte de Portugal e o Porto registaram os valores de crescimento mais elevados em termos de desempenho turístico.



 Mais vinho e de melhor qualidade este ano

Apesar de as vindimas estarem atrasadas

A produção de vinho deverá ser este ano superior em qualidade e quantidade à de 2011, apesar de haver regiões onde se preveem quebras.



 Malefícios do carbono marcam o Dia Mundial do Ambiente

«Mude os seus hábitos por uma economia com reduzida produção de carbono» é o lema do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala.



 Manifestação em Berna contra dispensa de professores de português

Comunidades

O Movimento em Defesa do Ensino do Português e o sindicato suíço UNIA vão realizar hoje uma manifestação, no centro de Berna, contra o despedimento de professores de língua portuguesa e pelo reajuste salarial dos funcionários consulares portugueses.



 Manifesto de realizadores e produtores alerta para “catástrofe iminente” do cinema português

Um conjunto de realizadores portugueses, entre os quais Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Paulo Rocha, Alberto Seixas Santos, Jorge Silva Melo, João Botelho e Pedro Costa, e de produtores de cinema, lançaram hoje uma petição Manifesto pelo Cinema Português, dirigida à ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.



 Manoel de Oliveira estreia filme em Vila do Conde

Manoel de Oliveira estreia hoje, sábado, no 17.º Curtas Vila do Conde, o filme "Romance de Vila do Conde", rodado em 1965, mas terminado no ano passado.



 Manoel de Oliveira homenageado em Lille

Cinéphilo - Semanas europeias da filosofia

O realizador Manoel de Oliveira vai ser homenageado em Lille, no Norte de França, entre os dias 24 e 28 de novembro, no âmbito da 16.ª edição das Cinéphilo — Semanas europeias da filosofia.



 Manoel de Oliveira mobilizou mais de cinco mil espectadores na Cinemateca Francesa

Cinema

O ciclo de cinema organizado pela Cinemateca Francesa, em Paris, em homenagem ao realizador português Manoel de Oliveira, levou às salas da instituição, mais de cinco mil espectadores, disse à Lusa a organização.



 Manoel de Oliveira recebe doutoramento honoris causa

O cineasta Manoel de Oliveira recebe a 8 de fevereiro, em Vila Real, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), anunciou hoje a academia transmontana.



 Marca certificada europeia relança barcos tradicionais portugueses

A marca BATE - Barco Atlântico Tradicional Europeu vai certificar a construção naval das embarcações típicas portuguesas, garantindo a qualidade dos materiais utilizados e a autenticidade do seu desenho.



 Mariana Gaivão vence Lobo de Prata em Montreal

CINEMA

O filme ’Solo’ foi distinguido pelo festival canadiano e está por isso pré-nomeada para o Oscar para Melhor Curta Metragem de Ficção.



 Mariano Gago défit les scientiphiques portugais à l'étranger à participer à la création d'emploi au Portugal

Rencontre à Londres d’investigateurs portugais

Aujourd’hui, lors d’une rencontre à Londres, le ministre de la Science et Technologie, Mariano Gago, a lancé le défit aux investigateurs portugais à l’étranger afin d’essayer de créer leurs propres opportunités d’emploi pour pouvoir revenir au Portugal.



 Mariza candidata a prémio finlandês

A fadista Mariza está entre os nomeados para os prémios de música finlandeses Emma Gaala, na categoria de Melhor Artista Internacional 2006.



 Mariza na corrida aos Grammy latinos

Pela primeira vez um português na competição

A oitava edição dos prémios de música Grammy latinos realiza-se hoje em Las Vegas (EUA) e conta pela primeira vez com a presença de uma artista portuguesa entre os nomeados, a fadista Mariza.



 Marques Mendes critica falta de verbas "para ensinar Português no estrangeiro"

O líder do PSD, Luís Marques Mendes, voltou a criticar as opções do Governo, afirmando ontem à noite, no Brasil, não compreender que se gaste dinheiro em "coisas inúteis" e que não haja verbas para ensinar Português no estrangeiro.



 Marrocos quer mais empresas portuguesas no país

Ministro dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos defendeu hoje, em entrevista à agência Lusa, o reforço da cooperação entre Portugal e Marrocos e defendeu uma maior presença das empresas portuguesas no país.



 Mau tempo: culpa é do anticiclone dos Açores

Temporal trouxe ventos médios de 85 km/hora e rajadas até 140. Quedas de árvores fizeram um morto, onze desalojados e deixaram um milhão sem luz durante a tarde. O pior já passou.



 Má organização é o nosso maior problema

A AIP considera que os baixos índices de produtividade em Portugal se devem à falta de organização do trabalho, à falta de formação e à tecnologia.



 Máquina tipo Multibanco empresta livros

Os habitantes da Batalha vão deixar de estar sujeitos aos horários da Biblioteca Municipal sempre que queiram requisitar um livro, graças à entrada em funcionamento de uma máquina que "empresta" os volumes aos leitores a qualquer hora.



 Métro jusqu'à l'aéroport à partir d'aujourd'hui

Lisbonne

Le Métropolitain de Lisbonne va avoir à partir d’aujourd’hui 3,3 kilomètres de plus, avec l’ouverture de la ligne Rouge qui relie la station de l’Orient à l’aéroport, un investissement de 218 millions d’euros.



 Mísia mostra em "Ruas" que não é só fadista

Mísia edita esta semana um duplo álbum, o nono da sua carreira, com Lisboa no horizonte, e que qualificou de "surpreendente" até para si própria. Intitulado "Ruas", o duplo álbum é constituído pelos CD "Lisboarium" e "& Tourits".



 Mísia recebe Prémio Gilda no Festival de Cinema de Florença

A fadista Mísia recebe no próximo domingo o Prémio Gilda, no decorrer do 33º Festival Cinema e Donne, em Florença, no qual será homenageada.



 Música com areia nos pés

Praias do Norte do país celebram o Verão pela noite adentro

Apesar do tempo pregar algumas partidas, o calor já começou a apertar e a levar milhares de pessoas para as praias.



 Música portuguesa em expansão

Reclamada maior difusão na Comunicação Social

A música portuguesa está a viver um período de grande criatividade e dinamismo no país, mas a divulgação nos meios de comunicação social continua a ser pouca, consideram vários músicos. Pede-se a criação de um sistema organizado.



 Músicas novas de Mariza

Depois de Transparente, editado em 2005, Mariza volta com 14 temas originais num álbum produzido pelo espanhol Javier Limón, que conta com inúmeras participações especiais.



 McNamara elogia mulheres da Nazaré

Fotografia

O surfista partilhou na sua página oficial uma fotografia com duas nazarenas vestidas com as tradicionais sete saias.



 Medalha e aplausos para Manoel de Oliveira

"Extremamente comovido e sensibilizado". Foi deste modo que Manoel de Oliveira confessou sentir-se, esta sexta-feira à noite, em Serralves, no Porto, na festa do 100.º aniversário, na qual recebeu a medalha de mérito cultural.



 Medidas anunciadas hoje

PS vai propor redução da despesa da Assembleia da República
Várias medidas que visam a redução da despesa da Assembleia da Republica vão ser apresentadas hoje pelo Partido Socialista.



 Medidas de austeridade acordadas com 'troika' vão manter-se

Os portugueses vão continuar sujeitos às medidas de austeridade decorrentes do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) e do Programa de Estabilidade e Crescimento no próximo ano, de acordo com uma versão preliminar do Orçamento do Estado para 2015.



 Melhor anúncio do ano é de português

O anúncio "Real Beauty Sketches", que contou com o português Hugo Veiga como copywriter, foi eleito o melhor de 2013.



 Melhor balneário romano ibérico achado no Arrabalde

Câmara candidatou a património nacional as descobertas arqueológicas

A Câmara de Chaves candidatou a património nacional as descobertas arqueológicas do Arrabalde.



 Melhor restaurante da Europa é português

European 50 Best.com

O melhor restaurante da Europa é um restaurante português. Chama-se Largo do Paço e situa-se no Hotel Casa da Calçada, em Amarante, no distrito do Porto.



 Mensagem: Presidente lembra que Portugal se está a afastar há 8 anos do desenvolvimento médio da UE e que se continua a endividar

Foi o discurso da "verdade que deve ser dita", contra o das "ilusões que se pagam caras". Na mensagem de Ano Novo, o Presidente da República fez críticas contundentes ao Governo, chamando a atenção para a "quase estagnação económica" e exigindo prudência e ponderação nas escolhas dos investimentos públicos.



 Merkel admite preocupação com dívida portuguesa

Encontro com deputados

Deputados alemães afirmaram hoje que a chanceler Angela Merkel manifestou preocupação com o aumento dos juros das obrigações portuguesas, durante uma reunião à porta fechada, noticiou a agência Reuters.



 Merkel deu ao mundo 'sinal que vale mais que mil manifs'

Luís Filipe Menezes

O conselheiro de Estado Luís Filipe Menezes destacou hoje "os elogios" que Angela Merkel fez ao Governo, considerando que "o sinal que passou ao mundo e aos mercados vale mais do que mil manifestações em Portugal".



 Merkel elogia reformas em Portugal, mas diz que é preciso assegurar a sua implementação

Encontro entre Merkel e Sócrates

Depois de ter reunido durante mais de meia hora com José Sócrates, em Berlim, a chanceler alemã saudou as reformas levadas a cabo pelo Governo português para a consolidação orçamental, mas sublinhou que Portugal precisa de concretizar a sua implementação.



 Metade da electricidade veio de fontes renováveis

Portugal está em quinto lugar entre os maiores produtores de energia "verde" da Europa

Quase metade (48%) da electricidade consumida em Portugal está a ser produzida a partir de fontes renováveis , bem acima da meta de 39% definida por Bruxelas.



 Metro chega hoje ao aeroporto

Lisboa

O Metropolitano de Lisboa vai ter a partir de hoje mais 3,3 quilómetros, com a abertura do troço da Linha Vermelha que liga a estação do Oriente e o aeroporto, um investimento na ordem dos 218 milhões de euros.



 Michelle Brito ganha lugar no quadro principal em Wimbledon

Portugal passa a ter duas tenistas no torneio britânico, que se juntam a Gastão Elias e ao júnior Frederico Silva.



 Miguel Real vence Prémio Jacinto do Prado Coelho

Ensaio sobre Eduardo Lourenço

‘Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa’, de Miguel Real é o grande vencedor do Prémio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Críticos Literários.



 Milhares em desfile de protesto até ao Parlamento

Greve geral

Manifestação de milhares de pessoas dirige-se ao Parlamento em protesto. Várias caixas multibanco já foram incendiadas.



 Milhares na rua recebem 2009

Passagem de Ano: Madeira entrou para o Guinness com o maior espectáculo do Mundo

Milhares de pessoas em todo o Mundo se juntaram para comemorar a Passagem de Ano 2008/2009.



 Milhares recebem o Pão de Santo António

Famalicão assinala feriado municipal

Milhares de pessoas concentraram-se ontem junto à Capela de Santo António, em Famalicão, para receber o Pão de Santo António.



 Ministério das Finanças confirma défice de 5,4%

Para este ano

No Conselho de Ministros informal, convocado por Passos Coelho para 18 de dezembro, Vítor Gaspar levou uma nota preparada que confirma não só que o défice orçamental de 2012 vai ser de 5,4% e não de 4,5% - segundo as regras do Eurostat -, como a "necessidade de medidas adicionais" durante este ano, "no valor de 0,3% do PIB", para fazer face às pensões de bancários (0,2 pontos) que o Estado agora tem de assumir, como ao efeito do agravamento do cenário macroeconómico (0,1 ponto). São cerca de 500 milhões de euros.



 Ministra reconhece «fraquezas» no programa Emprego

Promete maior «agressividade»

Helena André esteve reunida com os parceiros em sede de concertação social para avaliar o programa Iniciativa Emprego de 2009.



 Ministro alemão diz ter orgulho no esforço português

AJUDA EXTERNA

O ministro alemão da Economia e da Tecnologia, Philipp Rosler, disse hoje ter orgulho no esforço que Portugal tem vindo a desenvolver através das reformas estruturais e agradeceu à sociedade portuguesa.



 Ministro da Agricultura quer menos áreas ardidas

Conseguir que em 2012 “apenas” arda uma média inferior a 100 mil hectares é um dos grandes objectivos do Governo, que apresentou na Figueira o Dispositivo de Prevenção Estrutural para 2007.



 Ministro da Cultura atribuiu Medalha de Mérito Cultural a Eduardo Lourenço

Homenagem do governo ao filósofo português

O ministro da Cultura José António Pinto Ribeiro atribuiu hoje a Medalha de Mérito Cultural ao ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço como forma de “agradecimento e homenagem” do Governo ao português de 85 anos, “talvez o mais contraditório e coerente dos portugueses”.



 Ministro da Defesa elogia capacidade de integração das tropas lusas no Líbano

Severiano Teixeira de visita a Beirute

O ministro da Defesa português, Severiano Teixeira, afirmou hoje no final de um encontro com o Presidente do Líbano, o general Suleimane, que os 147 militares portugueses presentes no país têm mostrado "uma capacidade de integração assinalável".



 Ministro diz que recuperação económica em 2010 foi "artificial"

O ministro das Finanças considerou, esta segunda-feira, que a recuperação económica em 2010 foi "artificial" e era "insustentável", alertando para a contracção acumulada de 4% durante nove trimestres consecutivos.



 Mirandês: Dia da Língua Materna assinalado com lançamento do livro "Lhiendas i cuontas de casa"

A Câmara de Miranda do Douro e o Agrupamento de Escolas do concelho assinalaram hoje o Dia da Língua Materna através do lançamento do livro “Lhiendas i Cuontas de Casa”.



 Mistérios de Lisboa e José & Pilar pré-selecionados

Para os Óscares de «Melhor Filme»

O fado «Já não estar», interpretado por, foi pré-selecionado para o Óscar de «Melhor Canção Original».



 MIT usa Portugal como plataforma para a Europa

Decorreu ontem em Lisboa a conferência europeia do Massachusetts Institute of Technology. Mariano Gago esteve presente e disse acreditar que o programa traz para Portugal formas de trabalho conjuntas inéditas entre as universidades e as indústrias.



 Moçambique: Investimentos em infraestruturas dominam visita de António Mendonça

Maputo, 11 fev (Lusa) — As oportunidades de investimento que Portugal e Moçambique oferecem na construção, transportes e comunicações estarão no centro da agenda da visita que o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações português, António Mendonça, inicia hoje a Moçambique.



 Moda Lisboa e Portugal Fashion deviam unir-se

Roger Sales é, há 23 anos, crítico de moda do periódico espanhol El País e fez nesta edição a sua primeira visita oficial à ModaLisboa, embora seja a terceira vez que observa o evento. E por isso não hesitou em sustentar que a 27.ª edição «deu um salto qualitativo, embora mantenha o seu traço informal e o perfume “underground” e alternativo» que a caracterizam.



 Moda portuguesa em Paris: o que é português é bom

Fátima Lopes, Luís Buchinho e Felipe Oliveira Baptista mostraram nos últimos dias as suas colecções para o próximo Outono/Inverno, a Semana de Prêt-à-Porter, de Paris, com o apoio da Portugal Fashion.

Numa sala quase vazia, com um passo apressado, Felipe Oliveira Baptista acompanha o percurso de uma manequim ao longo do espaço, no Palais de Tokyo, o local onde foi apresentada a sua colecção para o próximo Outono/Inverno 2011/12 integrada na Semana do Prêt-à-Porter, em Paris, e com o apoio do Portugal Fashion.



 Mondego vai ter parque patrimonial

COIMBRA: Responsáveis pelo projecto procuram inspiração em experiências estrangeiras

A filosofia dos «alberghi diffusi» de Itália e outras experiências internacionais de integração simbiótica do turismo no espaço rural e ambiental poderão ser modelos inspiradores para o futuro Parque Patrimonial do Rio Mondego, ontem apresentado em Coimbra.



 Moody's considera “positivos” últimos dados da economia portuguesa

Ajuda externa

Moody’s disse hoje que a execução orçamental apresentada pelo Governo na semana passada é um bom ponto de partida para a quarta avaliação da troika, classificando-a como “positiva”.



 Moody´s ameaça cortar rating de Portugal

Corte poderá chegar a dois níveis

A agência de notação financeira colocou hoje o rating da dívida portuguesa em revisão para possível baixa, por causa das incertezas quanto à vitalidade da economia.



 Mortalidade infantil é das mais baixas da UE

Portugal

Portugal tem a sexta taxa de mortalidade infantil mais baixa da União Europeia, mas, por outro lado, a esperança de vida fica abaixo da média comunitária, de acordo com um relatório sobre "desigualdades na saúde", hoje divulgado pela Comissão Europeia.



 Moscatel português eleito um dos três melhores do mundo

Um moscatel do Douro, colheita de 1980 da Adega de Favaios, foi declarado o 3.º melhor do mundo. Este moscatel, "doce sem exageros", é o único português no top 10 do concurso mundial de moscatéis de Montepellier.



 Mostra luso-espanhola

XXVIII Salão Internacional de Pintura Naif

No próximo sábado, dia 28, inaugura o XXVIII Salão Internacional de Pintura Naif, na Galeria de Arte do Casino do Estoril.



 Mourinho: "O Cristiano é um profissional de outro mundo"

José Mourinho, recém-campeão europeu pelo Inter de Milão, está prestes a ser anunciado como treinador do Real Madrid.



 Movimento Regionalista Norte Sim apresenta-se dia 22

Criação de uma região Norte é meta

Criar uma reunião Norte no País é a meta do Movimento Regionalista Norte Sim, que se apresenta formalmente no dia 22, em Paredes.
A defesa da criação de uma região Norte num País regionalizado é o objectivo do Movimento Regionalista Norte Sim, que se apresenta formalmente dia 22, num jantar debate em Paredes.



 MTV Europa nomeia Buraka Som Sistema

O grupo português de ’kuduro’ Buraka Som Sistema é candidato ao prémio de melhor revelação da Europa.



 Mude a sua ceia este Natal

E porque não comer polvo em vez de bacalhau, ou oferecer coisas feitas por si?

Neste Natal seja diferente e troque o bacalhau pelo polvo, na noite de consoada.



 Mulheres portuguesas divididas

As portuguesas são as europeias que mais valorizam quer a carreira quer a família, concluiu um estudo europeu sobre políticas de género, que sublinha que o custo elevado dos serviços de apoio às crianças em Portugal dificulta a gestão entre trabalho e família.



 MUNDIAL 2010: PORTUGAL VIVO APOIA A SELECÇÃO!

A COPA DO MUNDO É UM ACONTECIMENTO A NÍVEL MUNDIAL, UMA GRANDE FESTA NA QUAL TODOS OS PORTUGUESES E LUSO-DESCENDENTES DEVEM APOIAR A SELECÇÃO.

ARMADOS DE CACHECÓIS E VUVUZELAS, VENHAM GRITAR: FORÇA PORTUGAL!



 Mundial2018/2022: FIFA aceita oficialmente candidatura conjunta de Portugal e Espanha

A FIFA aceitou a candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial de futebol 2018 ou 2022, desfazendo definitivamente as dúvidas relativamente a projectos em parceria e integrando oficialmente a iniciativa ibérica entre os 11 concorrentes.



 Museu Berardo comemora dois anos com 24 horas de festa em Julho

Fonte do museu – inaugurado no Centro Cultural de Belém a 25 de Junho de 2007, com a colecção do coleccionador e empresário Joe Berardo – indicou à agência Lusa que o programa de actividades tem início no dia 15, às 19h00, e prolonga-se pela noite dentro até à mesma hora do dia seguinte.



 Museu controverso abre hoje

O Museu Colecção Berardo vai ser inaugurado hoje, ao final da tarde, no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, por José Sócrates.



 Museu da Emigração garante importante apoio da UNESCO

A cidade de Fafe vai acolher, de 5 a 8 de Julho, um seminário internacional vocacionado para a discussão do tema das migrações e denominado Memórias e Migrações Museus, História, Educação, Diversidades e Direitos Humanos.



 Museu de Ciência e Tecnologia de Coimbra galardoado com Prémio Micheletti pelo Forum Europeu dos Museus

O Museu de Ciência da Universidade de Coimbra foi galardoado ontem em Dublin, Irlanda, com o Prémio Micheletti de melhor museu europeu do ano na categoria de ciência e tecnologia, pelo Fórum Europeu dos Museus, divulgou fonte da Associação Portuguesa de Museologia.



 Museu do Chiado começa a incorporar fotografia portuguesa

A incorporação de fotografia portuguesa e de documentos com ela relacionados no Museu do Chiado começou em 1999 com a aquisição de algumas obras do surrealista Fernando Lemos.



 Museu do Douro quer maior intercâmbio

Rede museológica internacional do vinho

O Museu do Douro (MD) iniciou ontem, no Peso da Régua, a constituição de uma rede museológica internacional ligada ao vinho.



 Museu vivo alentejano vai arrancar até Março

Os concursos públicos para a adjudicação de projectos, obras e fornecimentos necessários para dar corpo ao parque temático da Fundação Alentejo – Terra Mãe deverão ser lançados até final do primeiro trimestre de 2007, avançou ao JN José Flamínio Roza, presidente da instituição.



 Nélson Évora vence prémio Atleta do Ano

Gala do Desporto2009

O campeão olímpico de salto em comprimento Nelson Évora foi distinguido na madrugada de quinta-feira com o prémio Atleta Masculino do Ano na Gala do Desporto2009, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) no Casino Estoril.



 Número de desempregados com curso que saem do País subiu 49,5% em dois anos

Dispara número de licenciados emigrantes

No mesmo dia que se soube que Portugal já tem a terceira taxa de desemprego mais alta da UE, números revelam saída de licenciados.



 New York Times elege Lisboa como tesouro da Europa

Os editores e escritores do New York Times foram convidados a eleger os doze tesouros da Europa, tendo por base os países com características especiais.



 Nicolau Breyner é candidato às europeias

Eleições

O ator e realizador Nicolau Breyner vai ser um dos candidatos às próximas eleições europeias, que se realizam em maio deste ano, revelou o jornal i.



 No Alentejo já se escrevia há mais de 2500 anos

Estela funerária com 86 caracteres tartéssicos em estudo

Foi descoberta recentemente na estação arqueológica das Mesas do Castelinho, em Santa Clara-a-Nova, Almodôvar, uma estela funerária com 86 caracteres da designada escrita tartéssica, com mais de 2500 anos.



 No Ano de Portugal no Brasil

Paulo Portas: Portugal quer "mostrar o melhor que tem"

Portugal vai aproveitar a celebração do Ano de Portugal no Brasil para "mostrar o melhor" que tem em áreas como a economia, a ciência e a cultura, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português.



 Nobel da Paz gera guerra entre socialistas

Ana Gomes contra diplomacia "leve -leve" do Governo

Ana Gomes critica o ministro dos Negócios Estrangeiros pelos argumentos que Luís Amado utilizou para justificar a recusa do Governo em receber o Dalai Lama (Prémio Nobel da Paz 1989), que amanhã chega a Portugal.



 Norberto Lobo nomeado para melhor álbum europeu independente

A guitarra de Noberto Lobo compete com as canções dos The xx, Alt-J ou Django Django.



 Nova travessia do rio Tejo vai ligar Chelas ao Barreiro

Localização “mais favorável”

O Governo anunciou, em Conselho de Ministros, a decisão de a nova travessia do Tejo se localize entre Chelas-Barreiro, em detrimento da outra hipótese, Beato-Montijo. É a opção que se apresenta como “a mais favorável”, dizem os governantes. Nem toda a oposição concorda...



 Novas Portagens - Informação para condutores de veículos de matrícula estrangeira

Auto estradas Portugal

Novas Portagens - Informação para condutores de veículos de matrícula estrangeira



 Novo Acordo Ortográfico será aplicado no próximo ano lectivo

Decisão do Conselho de Ministros

O novo Acordo Ortográfico vai ser aplicado nas escolas já no próximo ano lectivo 2011/2012, ou seja, em Setembro do próximo ano, decidiu hoje o Governo em Conselho de Ministros.



 Novo ano traz aumentos em Portugal

Economia

O ano de 2008 começou mal para a carteira dos portugueses, com aumentos em quase todos os sectores, em muitos casos acima da inflação.



 Novo artigo <N° >7152



 Novo álbum dos Mão Morta sai em Abril

Inspirado no escritor JG Ballard

Os Mão Morta iniciam este mês a gravação do novo álbum de originais, inspirado no universo temático do escritor JG Ballard, que sairá em Abril pela editora Universal.



 Novo álbum em novembro

Ana Moura

A fadista Ana Moura editará em novembro um novo álbum cujas canções foram compostas por músicos fora do universo do fado, como Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo e Manuel Cruz, informou a editora Universal.



 Novo fado ou rock?

Álbum de apresentação dos Novembro chega esta semana ao mercado

O álbum de apresentação de uma nova banda portuguesa, Novembro, projecto de Miguel Filipe, chega esta semana ao mercado nacional com a chancela da Lisboa Records.



 Novo tratado facilita regresso de Portugal aos mercados

A proposta de Sarkosy e Merkel para a cimeira de sexta-feira impede incumprimento como aconteceu na Grécia, o que facilita o financiamento de Portugal quando esgotar o dinheiro da troika, avança hoje o Diário Económico.



 Novos rostos, novas vozes para outra poesia portuguesa

Quase ninguém as conhece, não são consagradas, nem mediáticas, mas é delas o que de mais criativo se tem feito na literatura.



 O "outro Algarve", contado pelo New York Times

Um Algarve histórico com mais castelos, igrejas e marisco e menos pubs, discotecas apinhadas e fast-food.
O New York Times foi procurar o Algarve alternativo e encontrou-o, devido a "uma necessidade urgente de ir contra a corrente".



 O ano de todos os perigos para o Governo

Do referendo ao aeroporto, vários são os desafios

1 Aeroporto Localização pode ser conhecida este mês

2 TDT - 5.º canal Concurso avança no primeiro trimestre

3 Referendo Decisão por dias (ou por horas)

4 Privatizações O plano das empresas a vender em 2008 e 2009



 O artista francês que elegeu Portugal como habitat criativo

Humanismo fotográfico

No Minho, diz apreciar "a natureza generosa e suave", no Alentejo, "a originalidade e a beleza" cativaram-no desde logo, mas é mesmo por Portugal enquanto somatório idiossincrático de regiões pelo qual sente uma devoção genuína.



 O álbum português mais caro em vinil é agora reeditado em CD

Os Petrus Castrus, com vida pública entre 1971 e 79, foram um dos raros grupos do rock português de 70 que chegaram a gravar álbuns e a gozar alguma visibilidade no seu tempo.



 O «Lisbon Energy Fórum 2007»

Primeiro-Ministro destaca que a adesão portuguesa à microgeração é um sucesso

O primeiro-ministro afirmou ontem que Portugal tem consciência do problema global levantado pela sua dependência face ao petróleo e que a aposta na microgeração como alternativa está a ser um “sucesso” em termos de adesão.



 O cante alentejano e a açorda pela lente de Tréfaut

Alentejo, Alentejo não mostra só gente a cantar. A comida foi outra maneira que o realizador encontrou para mostrar a identidade da região. Filme estreia-se hoje em três salas.



 O chão de pedras pretas e brancas nasceu há 172 anos

A calçada portuguesa como hoje a conhecemos surgiu em 1842 pela mão de reclusos e pela mente do Governador de armas do Castelo de São Jorge, em Lisboa.



 O cientista português que trocou os EUA por Cantanhede

Caçador de máquinas celulares

André Valente criou uma receita matemática que torna mais rápida a descoberta da cura de muitas doenças.



 O conflito colonial analisado com pormenor

"Esta guerra durou mais de 50 anos e não apenas 13, como é costume considerar. Este documentário é feito nessa perspectiva", contou, ao JN, o jornalista Joaquim Furtado,autor de "A Guerra", que hoje estreia na RTP1, logo a seguir ao Telejornal.



 O diário da viagem de Vasco da Gama à Índia inscrito na lista da Memória do Mundo

A UNESCO destaca a importância que a viagem do navegador português teve no desencadear de “uma série de acontecimentos que viriam a transformar o mundo”.



 O Ecomuseu dos sentidos

Em meio ano de funcionamento, o Ecomuseu do Barroso já conta com 20 mil visitantes. Em Montalegre, respiram-se segredos e crenças. Pisca-se o olho ao sobrenatural. O que, afinal, nestas terras, é natural.



 O fado já é património mundial

Decisão aprovada

A notícia chegou via SMS: “O Fado já é património imaterial da humanidade”. Sara Pereira, directora do Museu do Fado, estava sentada na sala onde o comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) esteve a votar as candidaturas a património cultural imaterial da humanidade, em Bali, na Indonésia, quando o resultado da votação foi anunciado e enviou a mensagem.



 O filme "Aquele querido mês de Agosto" foi visto por 10.000 espectadores

Segunda longa-metragem de Miguel Gomes

"Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes, já foi visto por 10.000 espectadores, "contabilizando todas as salas onde o filme continua em cartaz e todos os cinemas por onde tem passado", informou a produtora "O som e a fúria".



 O fim anunciado do mito de D. Sebastião?

Durante anos a fio, o povo ansiou o seu regresso, depositando no ressurgimento da figura pouco máscula, invariavelmente entre as brumas, a resposta para as dificuldades do presente.



 O melhor ano do calçado português

Mercado nacional compensa crise com a entrada de maior número de empresasvExportações dos primeiros 11 meses tiveram crescimento homólogo de 3,7%



 O Natal de quem é solidário e solitário

Há quem passe a noite longe da família para acompanhar os outros

Paulo Daniel tem família, mas abdica da sua companhia, na noite de Natal, para dar apoio a quem não tem família nem Consoada.



 O Natal dos que ficam por lá e dos que vêm à terra

Do Nepal ao Afeganistão, de Angola a Londres há portugueses que não conseguem cá vir nesta época. Mas uns e outros tentam tudo, quando não é possível é a internet que atenua a distância.



 O património da língua

A chamada de atenção do ministro da Cultura, feita em Luanda, para o património da língua portuguesa foi uma das frases marcantes deste Dia de Portugal.



 O Português quer estar nos liceus estrangeiros ao lado do Inglês e Francês

Era visto como uma língua de especialistas, mas agora há um novo objectivo: tratar o Português como valor acrescentado no mercado global de trabalho.



 O Vasco da Gama do cinema mundial

A Biblioteca do Museu de Serralves acolheu a cerimónia oficial de entrega do Prémio Mundial do Humanismo, atribuído a Manoel de Oliveira, pela Academia do Humanismo da Macedónia.



 Obama faz declaração conjunta com Sócrates em Lisboa

Presidente dos EUA de visita a Portugal

A chegada a Portugal do presidente norte-americano Barack Obama está prevista para a manhã do dia 19, sexta-feira, e a sua agenda extra Cimeira da Nato e Cimeira EU-EUA, que se realizam em Lisboa, já está pré-definida, embora possa ainda ser alvo de alterações.



 Obra de Jaime Isidoro em livro e em exposição

"Jaime Isidoro Percursos" é o título da obra gráfica que o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gaia acaba de editar.



 Obra de Manoel de Oliveira em exposição

No próximo dia 12 e até Novembro de 2008, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a primeira grande exposição realizada em Portugal sobre a obra de Manoel de Oliveira.



 OCDE aprova estratégia de consolidação orçamental portuguesa

A OCDE (Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento) felicitou a estratégia de consolidação orçamental de Portugal, que considera estar na direcção para assegurar a confiança dos mercados e suportar o crescimento da economia.



 OCDE continua a acreditar na retoma de Portugal

Apesar de rever em baixa previsões para a Grécia

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continua a prever que a atividade económica em Portugal venha a recuperar nos próximos meses, assim como na Irlanda, mas reviu em baixa as estimativas para a economia grega.



 OCDE diz que crise teve efeitos positivos sobre saúde em Portugal

País gastou menos 2,2% nos primeiros anos da crise

Organização defende que países devem tornar os sistemas de saúde mais produtivos. Portugal gastou menos 2,2% na saúde entre 2009 e 2011, revertendo a tendência de aumento médio entre 2000 e 2009 de 1,8%, revela o relatório ’Health at a Glance 2013’, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).



 OCDE prevê crescimento de 1 por cento este ano em Portugal

Previsões para as economias desenvolvidas revistas em alta

A OCDE lançou hoje uma previsão de crescimento de um por cento da economia portuguesa este ano, acima dos 0,7 por cento previstos pelo Governo no PEC, bem como da previsão do Banco de Portugal e do FMI.



 OCDE prevê recessão de 0,2 por cento em Portugal

Divergência face aos países desenvolvidos até 2012

A OCDE prevê para Portugal uma recessão em 2011, com uma contracção de 0,2 por cento do PIB, quando antes previa um crescimento de 0,8 por cento, mas antecipa uma recuperação com um crescimento de 1,8 por cento em 2012, que a concretizar-se será o mais forte dos últimos anos.



 OCDE volta a estimar retoma económica para Portugal

Tendência

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou hoje a prever que a atividade económica em Portugal vai recuperar nos próximos meses, estimando a mesma tendência para Espanha, Irlanda e Grécia.



 OCDE volta a perspetivar recuperação económica para Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) volta hoje a perspetivar uma melhoria da atividade económica em Portugal e no conjunto da zona euro, assim como nos principais países que integram a organização.



 OCDE volta a prever retoma económica para Portugal

Indicadores económicos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou este mês a prever que a atividade económica em Portugal vai recuperar nos próximos meses, estimando a mesma evolução para Espanha e Grécia, mas continua a prever desaceleração na Irlanda.



 OCDE volta a prever retoma económica para Portugal e desaceleração para Irlanda

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou este mês a prever que a atividade económica em Portugal vai recuperar nos próximos meses, estimando a mesma evolução para Espanha e Grécia, mas uma desaceleração na Irlanda.



 OCDE: Economia continuará a deteriorar-se em Portugal

A melhorar na Grécia e Irlanda

A atividade económica em Portugal deverá continuar a cair em Portugal, mas poderá apresentar melhorias na Grécia e Irlanda nos próximos meses e mesmo na totalidade da zona euro, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).



 OCDE: Salário mínimo deve ficar "inalterado" até haver "sinais claros de recuperação"

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o Governo deve manter "o valor do salário mínimo inalterado" até que haja "sinais claros de recuperação" do mercado de trabalho, segundo um relatório hoje publicado.



 Ocupação científica de África

«Missão Botânica – Transnatural» no Museu de História Natural até Outubro

Inaugura hoje em Lisboa a exposição fotográfica «Missão Botânica – Transnatural», que ficará patente no Museu Nacional de História Natural, integrado nos Museus da Politécnica de Lisboa, até 31 de Outubro.



 OE: Presidente começa a ouvir partidos

Bloco de Esquerda, PCP e PEV são hoje ouvidos em Belém sobre a situação política e económica do país. CDS-PP, PSD e PS vão ser recebidos amanhã de manhã.



 Oficial: Passos Coelho apresentou a Cavaco Silva entendimento político com Portas

Crise política

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, apresentou hoje ao Presidente da República "o entendimento político alcançado com o líder do CDS-PP", Paulo Portas, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do executivo.



 Oito museus portugueses vão ser equipados com quiosques multimédia

A IBM e o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) vão instalar mais 14 quiosques multimédia em oito museus portugueses.



 OMS considera surto em Portugal como "grande emergência de saúde pública"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje como "uma grande emergência de saúde pública" o surto da doença do legionário em Portugal que já matou cinco pessoas e afetou 235 em menos de uma semana.



 ONU lança jogo em Português

« Food Force » pretende realçar a importância do trabalho humanitário

« Food Force » é um jogo que retrata a luta contra a fome e a importância do trabalho da ajuda humanitária.



 ONU elogia serviços públicos lusos

Três iniciativas modernas

O programa Simplex, a abordagem na distribuição de serviços públicos e as iniciativas e.escola e e.escolinha foram destacados pelas Nações Unidas como três iniciativas ’inovadoras’, de ’modernização’, dos serviços públicos em Portugal.



 ONU: Portugal à frente de comissões sobre Coreia do Norte e tribunais internacionais

Conselho de Segurança

Portugal vai ficar à frente da comissão do Conselho de Segurança sobre a Coreia do Norte e do grupo de trabalho sobre tribunais internacionais, dois dossiês quentes das Nações Unidas.



 ONU: Portugal é o 41 país mais desenvolvido

Portugal ocupa este ano o 41º lugar entre os 187 países avaliados no Relatório para o Desenvolvimento Humano das Nações Unidas divulgado hoje, posição idêntica à de 2010.



 Onze filmes portugueses exibidos na Coreia do Sul

Festival

O Festival Internacional de Cinema de Jeonju, na Coreia do Sul, que começou na quinta-feira e se prolonga até 6 de Maio, vai exibir 11 filmes portugueses.



 Oporto Show prepara-se para divulgar talentos na Alfândega do Porto

Feira de design

O design português vai voltar a dar que falar. A contagem decrescente para a segunda edição do “The Oporto Show” já começou. A Alfândega do Porto está a ultimar os preparativos para receber, entre os dias 12 e 15 de Junho, aquele que promete ser “o manifesto internacional de design em Portugal e o maior evento do género em toda a Península Ibérica”.



 Opositor do regime da Guiné Equatorial critica Portugal por aceitar o seu país na CPLP

“Estes dinheiros que vos fazem bajular o déspota são roubados ao povo", diz Samuel Mba Mombe, numa carta aberta a Passos Coelho.

O exilado político equato-guineense Samuel Mba Mombe escreveu uma carta aberta ao primeiro-ministro português, Passos Coelho, em que afirma que o Governo “cedeu aos interesses económicos”, ao dar “o aval” à entrada do seu país na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).



 Orçamento do Estado para 2012 aprovado no Parlamento

PS absteve-se e anunciou declaração de voto

Sem surpresas, a proposta do Orçamento do Estado para 2012 foi esta manhã aprovada em votação final global pela maioria PSD-CDS, a abstenção do PS e os votos contra do PCP, BE e Verdes Na bancada socialista, o líder parlamentar anunciou uma declaração de voto conjunta e foi a única.



 Orçamento promulgado

Cavaco Silva viabiliza segunda alteração

O Presidente da República promulgou ontem a segunda alteração ao Orçamento de Estado de 2009, aprovado pelo Parlamento no passado dia 11, e que prevê um aumento de quase cinco mil milhões de euros do limite do endividamento.



 Organismo europeu premeia equipa da Gulbenkian

Investigadores portugueses estudam divisão das células

Seguir proteínas fluorescentes no microscópio é uma das actividades que mais tempo tira aos investigadores. Lars Jansen, que fundou uma nova equipa de investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, no ano passado, desenvolveu uma nova técnica que permite ver diferentes populações da mesma proteína.



 Orquestra Sinfónica Portuguesa triunfa na China, mas continua sem casa própria em Lisboa

A Orquestra Sinfónica Portuguesa regressa a Lisboa hoje, quinta-feira, "muito animada" com o sucesso alcançado na China e espera que 2009 permita também concretizar a maior aspiração dos seus músicos: encontrar uma sala própria para tocar e ensaiar.



 Ortografia: Acordo é para aplicar em 2010

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, que cumpriu um ano de mandato, quer que o Acordo Ortográfico seja aplicado, "o mais tardar em 1 de Janeiro de 2010, a nível oficial e em todos os meios de Comunicação Social".



 Os 10 números do desemprego em Portugal

O INE divulgou hoje as estatísticas do desemprego em Portugal relativas ao quarto trimestre. A situação piorou à medida da crise económica.



 Os filhos dos emigrantes estão a tornar-se políticos em França e a politizar os pais

Eleições

Saber como vai votar a comunidade portuguesa ou lusodescendente é difícil, porque são contados apenas como franceses. Mas sabe-se que é a segunda geração a puxar pelos mais velhos.



 Outubro foi o mês negro da bolsa portuguesa

Perdas de 14 mil milhões de euros

Outubro terminou e deixa um balanço negro na bolsa portuguesa. As perdas das empresas rondam os 14 mil milhões de euros.



 Ovo estrelado instantâneo vai ter patente nacional

Um ovo estrelado instantâneo, produzido por uma máquina ainda em protótipo, será a primeira patente portuguesa no setor dos ovos.



 Ovos-moles vão ser exportados para todo o mundo

O típico doce de Aveiro pode ser congelado sem perder as suas qualidades. O que aumenta a sua duração e vai permitir a exportação,escreve o Jornal de Notícias.



 País precisa de ponderação

Cavaco Silva apela ao ’diálogo’, para a aprovação do Orçamento de Estado
Numa altura em que o País precisa de ’tranquilidade e ponderação’, Cavaco Silva apela ao ’diálogo’, para a aprovação do Orçamento.



 Painéis de betão vão ser obra de arte

Câmara Municipal da Maia desafia artistas plásticos

A Câmara Municipal da Maia desafiou artistas plásticos, portugueses e estrangeiros, a apresentar propostas de intervenção nos sete painéis de betão armado que separam o edifício principal dos Paços do Concelho e as estructuras que compõem o Fórum da Maia.



 Paixão de Cristo recriada em Bravães

Encenação é hoje junto ao mosteiro

Quatro dezenas de actores amadores e 60 figurantes, todos de Bravães, levam hoje à cena, junto ao mosteiro daquela freguesia de Ponte da Barca, uma peça sobre a Paixão de Cristo, representada em cinco palcos.



 Panorama - Mostra do Documentário Português registou 3500 visitantes

Certame teve mais 1200 pessoas que o ano passado

A terceira edição do Panorama - Mostra do Documentário Português, que terminou ontem, em Lisboa, foi vista por 3500 pessoas, mais 1200 do que na edição anterior, anunciou a organização.



 Papa envia mensagem a abençoar peregrinos de Fátima

Consagração do pontificado

O papa Francisco enviou uma mensagem a abençoar os milhares de peregrinos que encheram o recinto da Cova de Iria no último dia da peregrinação dos dias 12 e 13 de maio.



 Pape envoie un message pour bénir les pèlerins de Fátima

Consécration du pontificat

Le pape François a envoyé un message pour bénir les milliers de pèlerins qui ont rempli l’enceinte de la Cova de Iria lors de la dernière journée du pèlerinage du 12 au 13 Mai.



 Paralisação do projecto português cria "dificuldades"

TGV

O ministro do Fomento espanhol insistiu hoje que Espanha mantém os seus calendários e objectivos para as ligações de alta velocidade ferroviária até à fronteira com Portugal, admitindo porém "dificuldades" devido à eventual paralisação do projecto português.



 Parlamento chamado a despenalizar aborto depois de vitória do "sim" em referendo sem carácter vinculativo

A Assembleia da República terá de pronunciar-se sobre o aborto mas deverá respeitar os resultados do referendo. É o sentimento expresso ainda ontem pelos movimentos a favor da despenalização e pelo PS ainda durante os festejos do campo do "Sim".



 Parque eólico de Viana a funcionar em Junho

Investimento de 20 milhões de euros dispõe de seis geradores de dois megawatts de potência cada

O novo Parque Eólico de Viana do Castelo, equipado com seis geradores de dois megawatts de potência, um investimento que rondará os 20 milhões de euros, deverá começar a produzir energia limpa a partir de Junho, anunciou fonte ligada ao consórcio responsável pelo projecto.



 Parque Florestal de Monsanto deverá ter alojamentos turísticos a partir de 2012

Passar a noite na residência oficial do presidente da Câmara de Lisboa, numa das antigas casas de função dos guardas-florestais ou numa moradia nos Viveiros da Quinta da Pimenteira, todas em Monsanto, poderá ser uma realidade já no fim de 2012.



 Parque termal de Melgaço vai ser requalificado

Câmara investe cinco milhões de euros

O parque termal de Melgaço vai ser requalificado, num investimento que poderá ascender a cinco milhões de euros, anunciou ontem o presidente da Câmara local.



 Particulares podem produzir e vender energia

Governo paga 650 euros por cada megawatt de luz produzida em casa

A partir de agora cada Português pode tornar-se um fornecedor de energia para a rede eléctrica nacional.



 Passado dá direito a ser Português

Estrangeiros pesquisam nos arquivos

Cada vez mais estrangeiros estão a remexer no passado para obterem a nacionalidade portuguesa.



 Passeios abrem o Douro ao Mundo

Real Companhia Velha organiza percursos pedestres às suas quintas

Pedro Silva Reis, presidente da junta de administração da RCV, foi o guia de um dos primeiros grupos, composto por jornalistas, a percorrer as quintas das Carvalhas e do Ventozelo.



 Passos acordou já com a responsabilidade de ser primeiro-ministro

Líder do PSD

Passos Coelho dormiu bem esta noite, “depois de um conjunto de dias intensos”, mas acordou já ciente da “responsabilidade de ser o novo primeiro-ministro” de Portugal.



 Passos Coelho apresenta mais austeridade

Aumento dos descontos à Segurança Social destaca-se no pacote

No discurso, Passos Coelho pediu aos portugueses que ’não acreditem nas pequenas soluções, nas soluções indolores’.



 Passos Coelho convicto de que Portugal atingirá défice de 5%

Primeiro-ministro comentou as críticas que lhe têm sido feitas nos últimos dias a propósito da sua mensagem natalícia publicada na quarta-feira no Facebook: "Nós não somos duas pessoas. Sou primeiro-ministro e também sou cidadão."



 Passos Coelho diz que estratégia de Portugal "está a ter sucesso"

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, manifestou-se, esta terça-feira, otimista quanto ao regresso de Portugal ao financiamento nos mercados internacionais em 2013, que apontou como o principal objetivo do país no próximo ano.



 Passos Coelho diz que Orçamento de 2013 será "difícil" mas "mais justo"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse, esta segunda-feira, que o Orçamento do Estado para 2013 será "difícil" mas "mais justo" porque representa "uma divisão mais equitativa e progressiva" dos sacrifícios, antecipando medidas para "o crescimento e a criação de emprego".



 Passos Coelho encontra-se com Sarkozy para discutir crise europeia

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, disse esta sexta-feira esperar que na sua reunião desta tarde, em Paris, com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, "seja possível ter uma leitura mais rigorosa" da evolução da crise europeia nos últimos dias.



 Passos Coelho indigitado primeiro-ministro

Audiências com CDS-PP, PS e PSD

À saída da audiência com o Presidente da República, Passos Coelho não falou como primeiro-ministro, apesar de já o ser. Cavaco Silva indigitou o líder social-democrata numa reunião a sós, após o encontro com a delegação do PSD. Passos Coelho esteve sozinho com Cavaco Silva cerca de meia-hora.



 Passos com “grande abertura” para limites constitucionais à dívida

Crise na zona euro

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, manifestou hoje “grande abertura” para colocar na Constituição limites ao endividamento e disse que apenas aguarda pelo congresso do PS para “abrir esse debate constitucional” em Portugal.



 Passos não vai fazer campanha por Jardim na Madeira

ENTREVISTA À RTP1

O primeiro-ministro anunciou que não se vai envolver nas eleições para o Governo Regional da Madeira na sequência da polémica das contas da região.



 Paulo Bento anuncia os 23 "eleitos" de Portugal

Mundial2014

O selecionador português de futebol, Paulo Bento, anuncia hoje a lista definitiva dos 23 jogadores convocados para representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2014, cuja fase final se vai realizar no Brasil.



 Páscoa com museus abertos e sem greves

Arte: Depois de dez anos de paralisações

“Esta Páscoa não vamos fazer greve”, antecipou ao Correio da Manhã Artur Sequeira, dirigente sindical da Federação Nacional de Trabalhadores da Função Pública.



 Pânico na bolsa de Lisboa

A bolsa portuguesa está em queda acentuada esta quarta-feira, com o principal índice, o PSI 20, a perder mais de 5%, às nove da manhã.



 Peça de teatro adaptada para cinema

Oliveira vai rodar «O Gebo e a Sombra»

O realizador Manoel de Oliveira vai rodar em setembro, em Paris, o filme «O Gebo e a Sombra», uma adaptação de uma peça de teatro de Raúl Brandão, disse o produtor Luís Urbano.



 Peça portuguesa na maior doação dos últimos 100 anos

Valiosa coleção de peças em prata do período renascentista, avaliada em dezenas de milhões de libras, vai ser exibida em Londres. Um dos objetos mais significativos da exposição é um jarro português em prata dourada.



 Pedro Abrunhosa cria um som mais rock

Álbum «Longe» é posto hoje à venda

Um som mais rock, com presença acentuada das guitarras, define o álbum «Longe», de Pedro Abrunhosa, que sai hoje para as lojas.
O álbum «Longe» de Pedro Abrunhosa, que é posto hoje à venda, reflete um som mais rock com acentuada presença das guitarras.
O cantor e compositor afirma-se ’finalmente feliz’, por ter conseguido o som que queria, ’sem espartilhos de produtores’.



 Peixe português fundamental no sucesso do Vila Joya

Dieter Koschina

O peixe português é um dos ingredientes responsáveis pelo sucesso do Vila Joya, o único restaurante português na na lista dos 50 Melhores do Mundo, afirmou o ’chef’ Dieter Koschina.



 Penela afirma-se como palco cultural

Da próxima sexta-feira até ao dia 22, a vila de Penela vai viver nove dias em que a dança e música serão uma constante, com o festival “Penelaartes”, correspondendo ao desejo da autarquia de afirmar o castelo como palco privilegiado de arte e cultura.



 Perspectivas turísticas para o Alentejo são "muito simpáticas"

O presidente da Turismo do Alentejo considerou hoje "muito simpáticas" as perspectivas do sector para este verão, garantindo que a região tem-se "qualificado" do ponto de vista da oferta para acolher os turistas. "As perspectivas são muito simpáticas. Nós teremos um ano e um verão muito similares aos últimos dois anos", disse António Ceia da Silva, em entrevista à agência Lusa.



 Peter Greenaway procura atores portugueses para um filme

GUIMARÃES 2012

A Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura anunciou que o realizador britânico Peter Greenaway procura atores de todo o país para participar no seu novo filme.



 Peu d'égalité au Portugal

Étude révèle que 27% à peine des postes PDG sont occupés par des femmes

Selon la Mercer, le Portugal se trouve au 19ème rang d’une liste de pays organisés par prévalence de femmes aux postes de PDG.



 Pias dança 36 horas ao som de música electrónica

De hoje a domingo na vila do concelho de Serpa

Dançar, Música Electrónica, Festival, Verão, Pias e Alentejo são as palavras-chave da 1ª edição do Pias Summer Festival, que decorre hoje, amanhã e no domingo em Pias, concelho de Serpa.



 PIB nacional vai contrair menos do que Zona Euro

Desemprego bem perto dos 10 por cento

A previsão do FMI para Portugal de uma queda de 4,1 por cento do Produto Interno Bruto em 2009 é inferior à da Zona Euro.



 PIB português é terceiro pior da zona euro

Oitenta por cento da média da UE

O PIB «per capita» português medido em paridades de poder de compra (PPC) continuou em 2010 num valor inferior à média da União Europeia, alcançando, tal como em 2009, um valor equivalente a 80 por cento dessa média. Este indicador permite fazer estimativas para os agregados da despesa ajustados das diferenças de preços relativos de 27 países da UE e de 37 países europeus.



 PIB português cai 1,6% em 2011

INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 1,6 por cento em 2011 em relação ao ano anterior.



 PIB português cresce 1 por cento até março

Dados divulgados ontem pela OCDE O PIB português deverá ter crescido 1 por cento até março, face ao trimestre anterior, e 1,7 por cento face ao trimestre homólogo.



 Pintura – Rosa Pereira inaugura exposição em Nova Iorque

Do Porto para o Mundo

Rosa Pereira tem 48 anos, é uma pintora portuense de visibilidade discreta entre nós, mas inaugura hoje, em Nova Iorque, a primeira de quatro exposições a apresentar este ano no estrangeiro.



 Pintura portuguesa de azulejo recriada em Macau

Artes

Os jardins do consulado português em Macau serão cenário da exposição de trabalhos do pintor de azulejos Paulo Valentim, e dos seus alunos da Escola de Artes e Ofício da Casa de Portugal, naquele território chinês.



 Plano contra a crise aposta no emprego

Governo vai gastar mais de dois mil milhões e aumentar o défice para tentar combater a crise.

Um estímulo à economia para promover o investimento, apoiar as pequenas e médias empresas e segurar o emprego.



 Pobreza infantil é menos visível, mas há "muitos problemas"

Dados da Unicef sobre Portugal

A pobreza que afeta as crianças portuguesas é hoje "menos visível", mas isso não quer dizer que não haja "muitos problemas" por resolver, defende a diretora executiva da Unicef Portugal, alertando para as situações "encaixotadas em edifícios altos".



 Poder de compra médio dos portugueses é de 10.018 euros por ano

Portugal sobe uma posição mas continua abaixo da média europeia.
O estudo “Poder de compra na Europa 2013/2014” publicado nesta quarta-feira pela empresa de estudos de mercado GFK mostra que, em Portugal, o poder de compra médio anual por indivíduo é de 10.018 euros.



 Poemas desenhados por Almada Negreiros expostos pela primeira vez

Exposição "Caligrafias - Uma Realidade Inquieta"

Três poemas desenhados por Almada Negreiros em 1920 vão estar expostos pela primeira vez em "Caligrafias - Uma Realidade Inquieta", exposição com obras de trinta artistas portugueses e estrangeiros que abre ao público sábado no Museu das Comunicações.



 Poesia de uma fina ironia

A poesia de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, era de uma “ironia extremamente fina, que praticava quando falava com as pessoas”.